11 dicas para aumentar suas vendas com marketing de conteúdo [C/E-book gratuito]
Com o grande número de informações disponíveis na internet sobre os mais diversos assuntos, novas estratégias foram pensadas para atrair mais clientes, em especial o marketing de conteúdo.
Esse tipo de ação é capaz de atrair a nova geração de consumidores, aumentar suas vendas e, ainda, criar uma relação duradoura com o público.
Para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) por meio da PNDE (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), cerca de 126 milhões de brasileiros têm acesso a internet.
Basicamente, um pouco mais de 60% da população vive conectada e está cada vez mais voltada ao mundo digital. Agora, imagine o alcance de leads que a sua empresa pode ter ao ser posicionada na melhor prateleira atualmente: primeira página do buscador.
Nesse sentido, o marketing de conteúdo é uma estratégia eficaz, que garante a disponibilidade do seu produto ou serviço à sua persona, gerando mais vendas.
Estratégia de atração e vendas
As antigas estratégias para atingir o maior número de pessoas possíveis começaram a se mostrar ineficientes e conceitos novos foram surgindo para atender essa demanda de consumidores.
Além disso, o perfil do cliente também mudou, atualmente ele pesquisa mais sobre as empresas, consome conteúdos mais atrativos e, por fim, os produtos das marcas com as quais desenvolveu uma relação de identidade e confiança. Para sua empresa, isso significa mais vendas.
Pensando na nova demanda, o marketing de conteúdo visa criar estratégias para a produção de conteúdo de qualidade.
Esse tipo de ação está focada diretamente no público em que uma empresa deseja alcançar e onde esse público está, utilizando blogs, redes sociais e websites, com o objetivo central de transformar os usuários em consumidores.
Para te ajudar a alavancar suas vendas e conquistar mais clientes por meio dos recursos onlines, separamos abaixo 11 dicas que podem ser bem úteis na implementação dessas estratégias.
1- Conheça o seu cliente
É fundamental para qualquer empresa ter um mapeamento completo de seus clientes e traçar um perfil para atingir de forma assertiva o seu público.
O conteúdo apresentado será baseado em seu cliente em potencial, de forma que sua empresa crie uma relação durante o processo de compra.
Então, pesquise ostensivamente para conhecer seu cliente o máximo possível e trace seus objetivos, garantindo um afunilamento saudável quando o assunto é marketing de conteúdo.
As táticas e os conteúdos produzidos devem ser focados para maximizar a experiência do usuário com a sua marca, além de criar materiais atrativos e úteis para o cliente em potencial.
Toda a gestão do marketing na parte digital busca alcançar de forma qualificada os clientes, para gerar uma relação positiva entre empresa e público-alvo.
2 – Gere leads
O primeiro passo para geração de leads qualificados, é entender o que o seu cliente está buscando.
De modo geral, leads consistem em um termo usado para definir um cliente em potencial no mundo digital. Um visitante em seu site é uma pessoa anônima, portanto, não geram uma informação necessária para a interação com um possível cliente.
Gerando leads e criando uma relação mais próxima com um possível cliente, você consegue traçar as melhores estratégias, entender e criar uma relação entre a empresa e um provável consumidor.
Uma conexão mais próxima com um consumidor cria mais relações comerciais duradouras e efetivas com o público desejado.
Desperte um interesse para os serviços de sua empresa e atraia o público específico de seu negócio. Entenda o que os fez procurar a sua empresa e dialogue para criar um canal de comunicação com os clientes, por meio de formulários e/ou e-mails, para conversar com seu público.
Nesse sentido, é válido destacar a diferença de leads e usuários. Basicamente, o usuário é o perfil que acessa o seu site apenas uma vez e não deixa nenhum tipo de informação para que você tente contato em um outro momento.
Já o lead, consiste no perfil que está em outra etapa no funil de vendas (falaremos um pouco mais abaixo), desse modo, é um consumidor em potencial que já disponibilizou algum tipo de informação para o seu site.
Uma das maneiras mais eficazes de gerar leads em marketing de conteúdo é por meio do e-book.
Na prática, isso ocorre porque esse tipo de conteúdo é ainda mais relevante que um artigo, então, para que o usuário consiga realizar o download, é necessário que ele coloque o e-mail, telefone ou outras informações.
Além disso, há a opção da sua corporação disponibilizar a newsletter para assinatura, permitindo que o seu público acompanhe novos conteúdos e ainda possua uma base generosa de potenciais consumidores.
3 – Faça um marketing de conteúdo relevante
Para abordar o seu cliente de forma assertiva, é necessário que o conteúdo disponibilizado em suas plataformas digitais seja certeiro para o seu público.
Hoje um cliente possui toda a internet para buscar informações, produtos e serviços para as mais diversas áreas, então, caso o seu texto não se enquadre no que ele procura, possui a facilidade de fechar a página e, simplesmente, recorrer a outro site.
Se destaque criando conteúdos de qualidade para alavancar a sua marca e se tornar uma referência na área de sua empresa. Se concentre nos pontos de interesse de seu comprador em potencial e pense no conteúdo como o principal diferencial para gerar leads.
Há alguns tipos de conteúdo essenciais que devem fazer parte da sua estratégia, tais como:
Conteúdos úteis: seriam os tipos de textos baseados nas dúvidas e dores de seus clientes. Desse modo, deixe claro maneiras simples de resolverem essas questões;
Conteúdos educativos: mostre ao seu cliente para que serve e qual a relevância de seus produtos ou serviços;
Conteúdos audiovisuais: por que não usar a tecnologia ao seu favor por meio de vídeos e podcasts? É uma forma de se manter conectado com seu público-alvo;
Conteúdos para redes sociais: seu público está a todo momento conectado com as principais mídias sociais do país, é um prato cheio para interação, além de gerar mais engajamento para sua página;
4 – A visibilidade da internet
Para o bem ou para o mal, a internet hoje é um dos principais meios de comunicação. Utilize-o da melhor forma possível para vender o seu produto.
Com um fluxo gigante de informações, as pessoas ignoram conteúdos que não acham interessantes, desse modo, tenha como foco as preferências de seu público nas plataformas digitais e meça seus resultados para sempre buscar aperfeiçoar as estratégias.
O marketing de conteúdo não deve afastar os consumidores com propagandas que interrompam a navegação do usuário de forma intrusiva.
Ele deve ser baseado na qualidade e assertividade do conteúdo produzido para nutrir a melhor relação possível com os clientes, utilizando a internet de forma a mostrar a qualidade de sua marca para o público.
5 – O conceito de funil de vendas no marketing de conteúdo
Pensemos em um funil para a estratégia do marketing de conteúdo. No topo do funil, temos a parte mais ampla que são os clientes em seu primeiro contato com o seu site.
Eles buscarão compreender o que você oferece como empresa e conhecer os serviços e/ou produtos disponibilizados. Esse primeiro contato é fundamental para criar uma relação com o cliente.
Geralmente, o topo do funil pode ser chamado de usuários (como classificamos acima), isso porque ainda não temos informações suficientes a respeito desse público, mas ainda são extremamente importantes para nossas estratégias.
No meio do funil, começamos a filtrar mais e temos clientes convertidos em leads, que seriam os visitantes que já deixaram algum tipo de dado para a corporação, seja nome, e-mail ou telefone.
Nessa fase do funil, o usuário conheceu os serviços ofertados e busca mais informações para avaliar as opções oferecidas.
Para se diferenciar dos demais concorrentes e converter o lead em um cliente temos o fundo do funil.
O comprador já conhece as diversas opções disponíveis e começa a fazer avaliações para efetivar a compra. Nesse nível, a empresa tem que mostrar seus diferenciais para garantir ser a melhor opção dentre seus competidores.
6 – Segmentação da persona
Para se ter resultados ainda mais qualificados, é interessante sua empresa realizar uma estratégia para segmentação da base de e-mail que atraia a sua persona.
Na prática, isso melhora o foco de vendas e das campanhas de marketing. De modo geral, há uma série de formas para segmentar uma base, tais como: posição geográfica, gênero, idade, interesses, estilos de vida e compras anteriores.
Esse tipo de ação permite que sua corporação realize o contato com clientes de forma mais íntima e focada em suas necessidades. Além disso, evita um dos maiores erros cometidos no funil de vendas: leads fora de foco.
Ou seja, se a sua corporação é em São Paulo e ainda não realize transporte dos produtos para todo o Brasil, por que ter como lead um usuário que reside em Manaus?
Ou ainda, se a sua empresa atua apenas com produtos infantis, por que ter como lead uma pessoa solteira e que, aparentemente, não possui contato algum com crianças?
Quanto mais segmentada estiver a sua base, mais resultados na última etapa do funil de vendas a sua instituição obterá.
7 – Landing pages
Basicamente, as landing pages são as páginas usadas no meio do funil, das quais suscitam algum tipo de ação por parte do usuário, como cadastro para downloads, redirecionamento de compra ou outro tipo de identificação.
A landing page, além de provocar uma ação do visitante, ainda é responsável pelas altas taxas de conversão em um site, isso porque está na “Faixa de Gaza” quando o assunto é decisão de compra.
Nesse sentido, diferente das outras páginas que fazem parte de diferentes etapas do funil, as landing pages precisam ter conteúdo com uma linguagem mais persuasiva e CTA (Call to action, conhecido como “chamar para alguma ação”).
8 – Teste A/B
Uma maneira eficaz de mensurar os resultados é por meio do teste A/B. O que isso significa? Basicamente, criação de novas páginas de conteúdo com configurações, informações ou linguagens diferentes, sem a exclusão das anteriores.
Nesse sentido, é possível entender mais a fundo o perfil de seus usuários e quais as suas preferências.
Esse tipo de teste pode ser realizado em páginas de qualquer etapa do funil, desde os conteúdos informativos destinados aos usuários, até textos mais convincentes, como é o caso das landing pages.
9 – Análise de dados e concorrência
Quem já ouviu a expressão “um olho no gato e outro no peixe” sabe a importância de analisar dados e manter a atenção bem aberta no concorrente.
Em qualquer tipo de estratégia, apenas conseguiremos mensurar os resultados por meio da uma análise detalhada e significativa dos dados.
Para isso, é essencial que a sua corporação utilize ferramentas especializadas para tal, como é o caso do Google Analytics.
No que se trata da concorrência, é importante que sua empresa se mantenha sempre um passo à frente. Desse modo, entender as ações dos concorrentes é uma forma de se destacar no mercado e manter sua empresa no topo.
10 – Palavra-chave
A maneira mais eficaz de garantir visibilidade na internet é por meio da palavra-chave. De modo geral, esse conceito está muito presente e toda a estratégia de marketing digital e tem gerado resultados excelentes.
Basicamente, palavra-chave é um termo caracterizado como a forma que o seu público busca o seu serviço na internet. Em outras palavras, é a maneira como você será posicionado para o seu público por meio das dúvidas e dores dele.
Um exemplo simples é: imagine uma empresa de gás posicionada na primeira página do maior buscador do mundo com o termo: “comprar botijão de gás”; as chances dessa corporação atrair muito mais leads e consumidores são enormes, certo? Exato.
11 – Engajamento
Quando falamos em engajamento, a primeira coisa que nos vêm à mente são as redes sociais, certo? E não estamos errados. As mídias sociais são responsáveis por grande parte das interações e comunicação da sociedade atual.
Para se ter uma ideia, o Facebook possui em torno de 2,3 milhões de usuários todos os dias, de acordo com dados divulgados pela própria empresa no começo desse ano.
Por isso, é essencial que a sua empresa possua contas oficiais em algumas redes sociais, tais como o próprio Facebook, Linkedin e Instagram. Além disso, não basta apenas se inscrever, é necessário realizar a criação de conteúdos direcionados e que conversem com seu público-alvo.
Para tal, é importante estabelecer um plano de gestão para redes sociais e uma agenda definida para postagem de conteúdo.
Como também, nesse processo, sua empresa deve estar presente para os usuários, tirando dúvidas, respondendo comentários e ajudando com quaisquer tipos de problemas que apresentem. Lembre-se: “quem não é visto, não é lembrado”.
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*Esse texto foi postado originalmente em 11 de outubro de 2017, atualizado em 9 de agosto 2019.