A comunicação assertiva é uma das principais qualidades de um profissional de sucesso, pois mostra sua habilidade de se fazer entender e se relacionar com colegas e colaboradores de forma positiva e eficiente.
Não há como separar uma boa liderança da capacidade de ter uma comunicação assertiva. Isso porque um bom comunicador é capaz de expor de forma clara suas ideias, ouvir e compreender necessidades e, ainda, reduzir possíveis conflitos.
Mas afinal, o que significa ser assertivo? A assertividade é a capacidade de se expressar de forma aberta e honesta, sem deixar de ouvir o que o interlocutor tem que a dizer. Um profissional assertivo é aquele que tem inteligência social, demonstra autoconfiança, sabe se expressar de forma clara e concisa e conquista a colaboração das pessoas naturalmente.
Os ruídos ou falhas de comunicação são um dos principais vilões do bom andamento de uma empresa. Isso porque, quando a mensagem não é transmitida de forma clara e não há o diálogo, podem surgir mau entendidos, retrabalho e até mesmo conflitos entre colaboradores.
Por exemplo, se o gestor precisa explicar aos seus colaboradores em detalhes como executar determinada tarefa, mas não o faz, muito possivelmente os resultados não serão conforme a expectativa. Ao contrário, se os funcionários são comunicados de forma assertiva e são ouvidos em suas dúvidas e outras questões, as ações têm muito mais chances de serem produtivas.
Apesar de muitos acharem que a comunicação assertiva é um dom e, portanto, a pessoa já nasce com ele, é uma habilidade que pode e deve ser trabalhada, já que traz inúmeros benefícios tanto para os colaboradores quanto para as organizações. Com a prática, essa capacidade acaba se tornando até mesmo natural.
Como dissemos, a comunicação assertiva dentro das organizações traz uma série de vantagens. Veja algumas delas a seguir:
Agora que você já sabe que a comunicação assertiva é uma habilidade de suma importância nas organizações e que pode ser trabalhada, confira algumas dicas de como fazer isso na prática:
Nada melhor do que observarmos a nós mesmos quando buscamos adquirir uma nova habilidade. Por isso, analise criteriosamente a forma com que você se expressa e verifique se ela está sendo positiva ou ofensiva de alguma forma. Isso inclui o estilo de linguagem, o tom de voz e expressões faciais e corporais.
Quando a comunicação acontece de forma com que o interlocutor sente que está sendo acessado de acordo com suas particularidades, ela se torna automaticamente mais assertiva. Nesse caso, procure observar como as pessoas ao seu redor se comunicam e adapte sua forma de se expressar com a sua capacidade de entendimento, por exemplo.
Para quem pensa que a comunicação se dá somente por meio da fala, está com o conceito um tanto equivocado. Isso porque há também a comunicação não-verbal, realizada por meio de gestos, expressões faciais e corporais e postura, os quais dão sinais de como a pessoa está se sentindo ou compreendendo determinada informação.
Uma comunicação assertiva também depende do momento certo para acontecer. Por exemplo, você quer passar uma informação importante sobre uma nova atividade a ser executada, porém o colaborador está ocupado com afazeres ou há barulhos na sala que impedirão que a conversa seja clara. O ideal, nessas horas, é recuar e esperar que as coisas se acalmem. Sem dúvidas as informações serão melhor compreendidas.
Antes de falar sobre determinado assunto, o qual pode gerar dúvidas ou questionamentos, o ideal é estar bem embasado em pesquisas, dados e outras fontes que tragam segurança nas informações que serão repassadas durante a comunicação. Isso favorece a capacidade de argumentação e diálogo, favorecendo a comunicação assertiva.
Pelo que você pôde perceber, a capacidade de se expressar assertivamente é uma habilidade essencial para o bom andamento de uma empresa. E, para auxiliar a sua a melhorar os resultados a partir de melhorias na comunicação, há também técnicas e ferramentas aplicadas por profissionais de Coaching. Vale a pena conhecer a metodologia e, quem sabe, investir na prática.
Gostou do nosso artigo sobre a importância de uma comunicação assertiva nas organizações? Agora sabendo da comunicação da sua empresa, que tal saber qual é o mapa da comunicação estratégica dela?