15 Dicas de Marketing Digital Impactantes para Sua Empresa
A busca por dicas de marketing digital eficientes deve ser contínua para o desenvolvimento de um negócio, independentemente do setor de atuação. Isso porque o objetivo de todas as empresas é o mesmo: alcançar mais clientes em potenciais e aumentar o número de vendas.
Para isso, é praticamente impossível não priorizar as ações digitais, levando em consideração que os consumidores estão online. Um estudo feito pelo NZN Intelligence revela que 74% dos brasileiros preferem o e-commerce em relação às compras realizadas em lojas físicas.
Portanto, se o seu negócio quiser vender mais, precisa estar nesses canais para atrair a atenção do público. Para te ajudar nisso, reunimos nesse post as 15 melhores dicas de marketing digital que com certeza trarão resultados positivos.
Então, chega de perder tempo. Continue a leitura e aprenda construir uma estratégia de sucesso. Vamos lá?!
A importância do Marketing Digital
Antigamente, quando as pessoas queriam comparar preços ou encontrar empresas para os produtos e serviços que precisavam elas consultavam uma lista telefônica ou ligavam para o número 102 (serviço de consulta à lista telefônica).
Atualmente, basta uma simples e rápida pesquisa na internet e milhares de possibilidades são disponibilizadas em poucos segundos para os clientes em potenciais. Percebe a importância disso?
As pessoas pesquisam “Salão de Beleza” e instantaneamente aparecem diversas opções próximas de onde ela está. Mas, se a sua empresa não está na internet, você fica de fora.
E isso nos leva a primeira das 15 dicas de Marketing Digital: Inserir sua empresa no Google Meu Negócio. Saiba mais a seguir.
15 Dicas de Marketing Digital
1. Cadastre-se no Google Meu Negócio
Esse é um serviço gratuito disponibilizado pelo Google que permite gerenciar a sua presença online na pesquisa e no Maps. Dessa forma, mais pessoas podem te encontrar, aumentando as chances de venda.
A solução também permite que os clientes liguem, enviem mensagens, acessem o site e deixem avaliações. Além disso, fornece indicadores para identificar como o seu público se conecta com o seu perfil de negócios, promovendo insights importantes.
Link para fazer o cadastro: Google Meu Negócio: gere interações dos clientes no Google
Dica extra: De acordo com o Google, as empresas que adicionam imagens nos perfis recebem 42% mais solicitações de rota no Google Maps e 35% mais cliques para acessar o site do que as que não adicionam.
2. Crie um site para o seu negócio
Conforme você pôde ver na primeira das quinze dicas de marketing digital, o Google Meu Negócio faz integração com o site da empresa, fornecendo um botão de acesso para os usuários que quiserem mais informações sobre o serviço ou produto.
A plataforma até cria um site comercial gratuito com algumas funcionalidades básicas, mas é importante utilizar uma plataforma profissional para poder trabalhar outras estratégias como o marketing de conteúdo e SEO.
Existem locais que disponibilizam a criação de sites completos gratuitamente, como o Wix e o Wordpress. No entanto, o domínio da marca não é personalizado, isto é, o seunegocio.com.br, por exemplo.
Além disso, é importante que a sua página funcione bem tanto em dispositivos móveis quanto em computadores.
Isso é essencial para a conquista de novos clientes, levando em consideração uma pesquisa da BrightEdge, que aponta que 69% dos usuários de smartphones comprariam de lojas que possuem sites para dispositivos móveis que cobrem suas dúvidas ou preocupações.
Por isso, é recomendado contar com o apoio de agências especializadas para a construção de um site completo e responsivo, capaz de trazer maiores resultados. Se precisar de ajuda nessa etapa, fique à vontade para entrar em contato conosco.
3. Tenha um domínio próprio
Independentemente do porte da sua empresa, o registro de um nome de domínio da Internet é crucial para a imagem digital da sua marca.
Este endereço é usado para acessar o site da empresa e, portanto, precisa ser simples e fácil para que possa gerar tráfego direto. Além disso, ter seu próprio nome de domínio torna mais fácil encontrar sua empresa nos mecanismos de busca, ganhando assim uma classificação mais elevada no Google, contribuindo também para o SEO.
4. Defina a sua persona
Primeiro, você precisa se perguntar: Minhas ações serão direcionadas à pessoa certa?
Todas as estratégias de marketing digital (até mesmo do tradicional) precisam ser feitas para o público correto. E a melhor forma de garantir a assertividade dos esforços é conhecer as informações detalhadas sobre o seu cliente.
Para isso, é necessário criar uma persona, que nada mais é que uma representação do seu consumidor ideal.
Embora ela seja apenas um personagem, deve ser construído com base em dados reais. Por isso, é recomendado obtê-los através de pesquisas, planejamento, análise da concorrência e outros.
Após definir a persona, você conseguirá seguir as demais dicas de marketing digital com mais facilidade.
5. Tenha um blog
Segundo uma pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pelo portal de educação financeira ‘Meu Bolso Feliz’, nove em cada dez consumidores brasileiros com acesso à internet (90%) assumem o hábito de fazer pesquisas online antes de realizar compras em lojas físicas.
Mas para que você apareça nessas pesquisas, é preciso investir na criação de conteúdos relevantes que sejam indexados pelos mecanismos de buscas (Google/Bing). E a melhor maneira de fazer isso é por meio de um blog.
Além disso, um blog traz outras vantagens: Ao escrever artigos sobre seu mercado, produto ou serviço, você pode demonstrar conhecimento que irá agregar credibilidade ao seu negócio e ajudá-lo a vender mais. Isso porque você se torna uma autoridade no nicho de atuação, transmitindo confiança para o público.
Quanto mais conteúdos você publicar, maiores serão as páginas indexadas em comparação com um site simples. Como consequência, as chances de outros sites se referirem ao seu aumentam, e isso melhora a classificação nos mecanismos de pesquisa e atrai mais visitantes.
Por fim, as postagens do blog devem ser feitas regularmente. No entanto, mesmo que você decida interromper a estratégia continua colhendo os frutos por um bom tempo. É o contrário do que acontece quando você para de investir em publicidade paga.
É por esse motivo que consideramos essa uma das dicas de marketing digital mais certeiras.
6. Invista em SEO (Search Engine Optimization)
O SEO é o “boost” para o seu site e blog. Ele utiliza técnicas que vão impulsionar as suas páginas nos resultados dos mecanismos de buscas, fazendo com que elas ocupem melhores posições.
Dessa forma, você alcança um público maior e aumenta as chances de conquistar novos clientes.
Nesse processo é importante contar com a ajuda de empresas e profissionais especializados nesse serviço.
Portanto, se estiver pensando em investir em SEO ou precisa de mais dicas de marketing digital direcionadas para o seu setor de atuação, não hesite em entrar em contato com a gente.
7. Utilize as redes sociais a seu favor
Por mais incrível que pareça, as redes sociais não são apenas para o compartilhamento de memes e fotos. A maioria dos brasileiros (62%) já comprou na internet por meio das redes sociais, de acordo com uma pesquisa do Instituto QualiBest.
Portanto, é essencial que você crie perfis nessas plataformas que, inclusive, disponibilizam inúmeras funcionalidades comerciais para impulsionar as vendas.
Além disso, as mídias sociais também são excelentes canais para trabalhar o marketing de conteúdo e alcançar maiores resultados. Mas lembre-se de adaptar a linguagem para criar conexão com a nova geração.
8. Adicione CTAs no site e nos conteúdos
As CTAs são as chamadas para ação que vão incentivar o seu público a tomar uma atitude. Elas devem respeitar a jornada de compra do cliente que passa por diferentes fases: aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão de compra.
Essas chamadas são fundamentais, pois sem elas é muito provável que um usuário entre e saia das suas páginas web sem concluir nenhuma ação.
Confira alguns exemplos práticos que você pode utilizar:
- Saiba mais;
- Baixe;
- Teste grátis;
- Inscreva-se;
- Compre;
- Assine;
- Preencha o formulário;
- Compartilhe;
- Clique no link;
- Salve e outros.
9. Entenda a jornada de compras do seu cliente
Conforme mencionamos brevemente acima, a jornada de compras é essencial para saber quais CTAs usar em cada etapa. Mas além disso, ela também direciona a criação de conteúdos analisando os interesses dos consumidores em potenciais, promovendo assim ações personalizadas que aumentem as probabilidades de venda.
Entender o percurso que uma pessoa faz antes de se tornar cliente é fundamental para o sucesso do seu negócio online, pois isso ajuda a identificar as estratégias que trarão maiores resultados.
Pensando nisso, trouxemos as principais dicas de marketing digital para você aplicar em cada etapa da jornada. Confira abaixo:
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Aprendizado e descoberta:
Esse é o início de tudo, ou seja, quando a pessoa ainda não sabe que tem um problema ou uma necessidade. Nesse momento ela pode até mesmo não conhecer a sua empresa e o que você oferece. Por isso, esse é o momento certo de atrair a sua atenção.
Vamos usar como exemplo uma empresa que vende organizadores.
Para começar sua estratégia ela pode criar conteúdos mais abrangentes (tanto nas redes sociais, quanto no blog) sobre temas relacionados que possam gerar interesse em quem precisa desse tipo de produto (mas ainda não sabe).
Por exemplo: As 5 melhores dicas para organizar seu guarda-roupa.
Mas vale lembrar que conteúdo não é somente texto. Pode ser imagens, vídeos, infográficos, lives, e-books e outros materiais.
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Reconhecimento do problema:
Em seguida, a pessoa já teve um contato com o tema e talvez tenha se interessado pelo assunto, despertando a vontade de manter as coisas mais organizadas.
Então é a hora de apresentar uma solução para facilitar essa tarefa. Seguindo o mesmo exemplo anterior, é possível criar um conteúdo sobre “Como organizar as meias e ganhar mais espaço na gaveta”.
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Consideração da solução:
Nesse momento a pessoa passa a considerar a compra de organizadores para o guarda-roupa e pesquisar preços. Nessa fase a sua empresa precisa se destacar e mostrar o diferencial do produto.
Então alguns temas que podem ser abordados são: “Como organizar sua gaveta de meias em 10 min” ou “X métodos diferentes de dobrar meias”.
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Decisão de compra:
Essa é a hora da decisão, a pessoa já está convencida a adquirir um produto como o seu. E essa é a hora de convencê-lo que o seu organizador é a escolha certa.
Nessa fase pode ser ofertado incentivos para a conclusão da compra, tais como cupons de desconto, frete grátis ou brindes em compras acima de um valor X.
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Fidelização:
Mais importante do que conquistar um novo cliente é mantê-lo, afinal, do que adiantaria todo esse trabalho em entender sua jornada de compras para perdê-lo logo após?
Além disso, a fidelização representa economia, levando em consideração que manter um cliente custa 5 a 7 vezes menos do que conquistar um novo.
10. Dicas de Marketing Digital para o funil de vendas
A jornada do cliente está diretamente relacionada com o funil de vendas. Veja:
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Topo de funil: Pessoas que estão na fase de aprendizado.
Nessa fase é preciso fazer com que as pessoas encontrem os seus produtos e serviços. Portanto, deve-se investir em marketing de conteúdo e SEO, além de fazer o cadastro no Google Meu Negócio.
Outra ferramenta relevante nessa etapa são os anúncios, geralmente feitos nos mecanismos de buscas e nas redes sociais.
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Meio de funil: Abrange quem está na etapa de reconhecimento.
Após atrair usuários interessados é preciso estabelecer contato com elas. E isso pode ser feito com a ajuda de formulários de cadastro.
Para conseguir que as pessoas forneçam seus dados você pode disponibilizar um conteúdo relevante e gratuito em troca das informações.
Por exemplo, alguma vez você já forneceu seu e-mail em troca de um e-book?
Isso também pode ser feito com planilhas, gráficos, pesquisas e etc.
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Fundo de funil: Pessoas que estão na fase de consideração e decisão.
Para converter os leads (pessoas interessadas no seu negócio) em clientes, é possível usar estratégias de e-mail marketing, SMS marketing, notificação push, publicações nas mídias sociais e outros.
11. Construa conteúdo em vídeo
Os vídeos estão na nossa lista de dicas de marketing digital por causa do levantamento feito pela Breadnbeyond que revela:
- Os tweets com vídeo tem 10x mais engajamento em relação aos que não têm – e os as promoções com vídeos economizam mais de 50% no custo por engajamento.
- Os usuários do LinkedIn apresentam 20x mais chances de compartilhar um vídeo na plataforma do que qualquer outro tipo de postagem.
- Os usuários do Pinterest têm 2,6x mais chances de fazer uma compra depois de visualizar o conteúdo de vídeo de uma marca na plataforma.
- O vídeo gera mais engajamento do que qualquer outro tipo de conteúdo no Instagram.
- 72% dos consumidores preferem aprender sobre um produto ou serviço a partir de vídeos.
- Usuários retêm 95% da mensagem quando assistida via vídeo.
- 59% dos executivos preferem assistir a um vídeo a ler um conteúdo em texto.
- 87% dos profissionais usam o vídeo com ferramenta de marketing.
- 97% dos profissionais declaram que o vídeo ajuda os usuários a entender melhor seus produtos e serviços, e que isso acaba por aumentar as vendas.
- Produzir vídeos que entretenham os visitantes resulta no aumento de 97% da intenção de compra.
- Colocar vídeos em landing pages (páginas de destino) aumenta a conversão em mais de 80%.
- Integrar um vídeo no seu site o torna 53x mais provável de alcançar a primeira página do Google.
- 92% dos usuários de dispositivos móveis compartilham vídeos com outras pessoas.
12. Invista em posts em áudio ou podcasts
Uma pesquisa revelou que 83% das pessoas não leem tudo que gostaria na internet, mesmo estando interessadas. Os motivos são os mais variados, mas os principais são a falta de tempo e “preguiça” ou falta de disposição.
Com base nisso, percebe-se a importância de criar conteúdos que possam ser escutados em qualquer lugar, sem exigir a máxima atenção da pessoa na tela do celular.
Ainda, conforme mostram os resultados da PodPesquisa 2018, 63,5% das pessoas já compraram algum serviço ou produto anunciado em um podcast.
13. Se preocupe com a acessibilidade dos seus conteúdos
Podemos dizer que essa é uma das dicas de marketing digital mais importantes, embora seja muito negligenciada.
A acessibilidade dos conteúdos, além de promover inclusão, também permite que a marca alcance um público com grande potencial de compra e que muitos dos concorrentes não percebem.
Isso gera um diferencial competitivo capaz de aumentar significativamente o faturamento. Ainda, vale a pena lembrar que a acessibilidade digital é lei, embora poucas empresas cumpram-na.
Uma pesquisa realizada em 2019, apontou que cerca de 99% dos sites brasileiros possuem algum tipo de falha que impede a Acessibilidade Digital.
Enquanto isso, existem mais de 6,5 milhões de brasileiros com alguma deficiência visual – segundo dados do IBGE.
Sem contar a dislexia que atinge em torno de 15 milhões de brasileiros e outros grupos que não são contabilizados.
Sendo assim, por que não aproveitar para resolver essa problemática e ainda impulsionar o seu negócio?
14. Não se esqueça do Bing
Quando as pessoas pensam em pesquisas na internet a primeira coisa que vem em mente é o Google. Mas não podemos esquecer que existem outros mecanismos de busca, em especial o Bing, que é responsável por 4,57% das buscas feitas em desktops, tablets e smartphones.
Além disso, 72% das pesquisas feitas pelo Bing sobre finanças e negócios são exclusivas, isso significa que se você atua nesse segmento e quer atingir seu público-alvo precisa levar essa ferramenta em consideração e investir em SEO para Bing.
15. Mantenha constância
A maioria das dicas de marketing digital exigem constância para que se possa obter resultados. No entanto, sabemos que a rotina de um empreendedor é corrida e muitas vezes não sobra tempo para estudar e aplicar todas as técnicas.
A contratação de diferentes profissionais para executar cada uma das estratégias pode ser financeiramente inviável em muitos casos, por isso, é fortemente recomendado contar com a expertise das agências de marketing digital.
Nesse momento tem alguém buscando o que você oferece. Mas será que sua empresa vai aparecer como uma das principais opções?
Sendo assim, se você tem interesse em alavancar os resultados por meio internet, entre em contato e fale com um dos nossos especialistas: clique aqui.