Os 4Ps do Marketing, também chamado de Mix de Marketing, é um conjunto de variáveis que podem ser controladas e visam influenciar o modo como consumidores enxergam o mercado. Eles podem ser definidos como os pilares de toda e qualquer estratégia.
Para quem busca entender mais sobre Marketing, independentemente do objetivo, é necessário primeiramente compreender os quatro pilares de qualquer estratégia, chamados de 4Ps de Marketing, ou Mix de Marketing.
O conjunto de ferramentas, que promove o fortalecimento de marcas e o aumento nas vendas, foi criado pelo professor Jerome McCarthy e disseminado por Philip Kotler, considerado um dos gurus do Marketing mundial.
Os 4 Ps do Marketing são Produto, Preço, Praça e Promoção. Quando eles estão equilibrados, são capazes de conquistar e encantar o público-alvo das empresas. É importante frisar que atualmente, em função da chegada do Marketing Digital, eles foram complementados pelos chamados 8Ps do Marketing.
Mas, como esse post é dedicado à “versão clássica”, que é base para todas as ações, é disso que iremos tratar. Acompanhe o post e entenda definitivamente como o conceito de Mix de Marketing funciona.
Primeiramente, queremos dizer que eles devem ser os responsáveis pela criação ou reestruturação de qualquer marca, para que se vá além de simplesmente abrir uma loja ou um canal de vendas e expor os produtos, ou seja, não haja um planejamento do negócio.
Entenda cada um dos Ps:
Você pode pensar que esse P significa simplesmente os produtos que uma empresa irá comercializar. Porém, ele também envolve os serviços e serve para compreender as qualidades e características daquilo que será oferecido.
Para definir o P de Produto, é possível responder a algumas questões, como as necessidades que serão atendidas, em que momentos o consumidor irá utilizá-lo, se será oferecido em outros tamanhos ou cores e de que forma irá de destacar diante da concorrência.
Do Preço é que depende o sucesso de uma empresa. Isso porque ele diz respeito aos valores dos produtos ou serviços que serão cobrados por ela e, consequentemente, ao seu faturamento.
É só a partir da circulação de dinheiro que um negócio sobrevive, pois é necessário arcar com uma série de despesas, como estoque e funcionários, por exemplo, além do lucro.
O preço envolve fatores como o custo final de uma solução, quanto seus potencias clientes estão dispostos a pagar por ela e os valores em relação à concorrência.
Como esse é o único P do Mix de Marketing que traz faturamento para a empresa, deve ser pensado com toda a cautela antes de ser aplicado, para que cubra os custos, esteja dentro de uma média de mercado e traga lucro.
Esse pilar diz respeito à colocação de uma empresa no mercado. Ou seja, em que praças, ou pontos de venda, os clientes podem encontrar seus produtos ou serviços. Hoje em dia, a Praça não se resume somente a um lugar físico onde um negócio se encontra, mas também engloba a distribuição de produtos no ambiente virtual.
Para determinar a Praça, você deve analisar em que locais os seus potenciais clientes se encontram, onde estão os concorrentes, como é o seu esforço de vendas e se há possibilidades de seu negócio também entrar nesse canais.
Vamos ao exemplo de um notebook. Ele poderia estar presente em lojas da própria marca, em supermercados, lojas de informática, ou em e-commerces. Lembrando que a responsabilidade pela logística e distribuição é da empresa.
O quarto e último P do Marketing tradicional, Promoção, envolve as estratégias de comunicação e divulgação de uma empresa e suas soluções para o público-alvo. E, pelo que o nome sugere, também é responsável pelos descontos.
Entre as ações de promoção, estão as estratégias de marketing tradicional como anúncios em veículos impressos, como jornais e revistas, outdoors e ações de ponto de vendas, entre outros, além das de marketing digital.
O intuito é o mesmo em todas as estratégias, o de divulgar produtos e serviços e, com isso, conquistar novos clientes.
O Mix de Marketing, apesar de ser simples de aplicar na prática, exige pesquisa e análise de mercado para que seja realmente eficiente e norteie as ações futuras de forma assertiva.
A primeira coisa a se fazer é elaborar um Planejamento Estratégico onde constem todas as informações e objetivos da empresa. Dessa forma, ficará muito mais fácil definir os 4Ps de Marketing do seu negócio.
Deixar de investir nessas ações é contar com “achismos” e com a sorte para atender as necessidades do mercado e, podendo inclusive estar sujeito a possíveis fracassos. Isso é o contrário do que você espera para sua empresa, não é mesmo? Então não deixe de contar com a metodologia!
Gostou do nosso artigo sobre Mix de Marketing? Descubra também quais são os 8Ps do marketing digital!