Saiba o que são os 8Ps do Marketing Digital
Quem é profissional de Marketing ou já teve contato com a área de alguma forma, sem dúvidas já ouviu falar sobre os 4Ps de Marketing. Porém, com a chegada da internet e, consequentemente, do novo consumidor, o conceito precisou ser readaptado para atender o mercado. E foi aí que surgiram os 8Ps de Marketing.
Você já ouviu falar sobre o assunto, mas tem dúvidas e quer mais informações para poder aplicá-los de forma prática em seu negócio? Então acompanhe o nosso post!
Os 4Ps do Marketing
Independentemente das adaptações que tenham ocorrido, os 4Ps do Marketing, que são Produto, Preço, Praça e Promoção, ainda são a base para qualquer estratégia. Por isso é importante compreender do que se tratam.
O conceito foi difundido por um dos maiores nomes do marketing, o professor Philip Kotler, com o objetivo de mostrar porque algumas marcas têm mais valor do que as outras e são melhor promovidas ao público-alvo.
Confira o que cada um deles quer dizer:
Produto
O produto se trata da solução entregue pelas empresas aos clientes. Ou seja, aquilo que determina seu sucesso ou fracasso. Portanto, é essencial a realização de análises e pesquisas que demonstrem quem é o público-alvo e o que ele espera dos produtos ou serviços oferecidos por seu negócio.
Preço
Como o nome sugere, o preço diz respeito ao valor cobrado dos clientes pelos produtos da empresa. Isso envolve os custos de produção, entrega e valor agregado. Para que sejam praticados valores assertivos, é importante que a organização procure verificar a viabilidade em relação ao mercado e o quanto os consumidores estão dispostos a pagar pelas soluções.
Praça
A praça é o local onde os produtos e serviços serão ofertados aos clientes. Ou seja, pontos de venda físicos ou online onde os consumidores da marca costumam estar.
Promoção
Ao contrário do que alguns possam pensar, promoção nesse caso não se tratam de liquidações ou descontos, mas sim ao marketing de cada produto e a forma como ele será promovido ao público. Como é de se imaginar, a estratégia deve ser bem estruturada, de forma com que vá de encontro aos desejos e necessidades específicos dos clientes.
O que são os 8Ps do Marketing Digital
Antes de falarmos sobre cada ponto especificamente, vamos explicar no que consiste a metodologia. Os 8Ps de Marketing Digital foram criados para unir práticas (os 8Ps) com o objetivo de usar de internet de forma transformadora nas empresas, aumentando o tráfego dos sites e conquistando novos leads, ou clientes em potencial.
O conceito, criado no Brasil pelo especialista na área, Conrado Adolpho, envolve desde a pesquisa até a mensuração de resultados.
Significado dos 8Ps
Veja agora o que cada ponto da metodologia significa:
Pesquisa
Com uma maior precisão na análise de dados a partir do Marketing Digital, ficou muito mais fácil saber quem é o público-alvo de uma empresa.
Por isso, é essencial pesquisar os hábitos de consumo dos potenciais clientes e, com essas informações, direcionar esforços para os lugares certos.
Planejamento
A partir dos dados gerados na pesquisa, a próxima etapa é criar um planejamento de Marketing Digital. Nele devem conter as estratégias, quais os canais serão utilizados, entre outras informações que nortearão os envolvidos.
Produção
Nessa etapa as informações do planejamento são colocadas em prática. A equipe de Marketing deve criar ou configurar as estruturas e plataformas onde serão inseridos conteúdos e outros materiais da empresa. Ou seja, nessa fase as estratégias começam a sair do papel.
É preciso desenvolver, por exemplo, um site para a marca, que contenha um blog integrado para a publicação de conteúdos valiosos, criar perfis em redes sociais, definir campanhas de e-mail marketing e outros canais de relacionamento interessantes ao público-alvo.
Publicação
Depois de as ferramentas serem criadas e estarem disponíveis para o uso, chega o momento de publicar bons conteúdos. Esse devem ser relevantes para o público-alvo, além de persuasivos e otimizados a partir de técnicas de
A dica, nesse caso, é desenvolver a produção dos conteúdos com antecedência, para evitar que atrasos coloquem o planejamento e o cronograma em risco. Além disso, é importante estar atento as tendências do seu segmento na mídia de modo a acompanhar o mercado.
Promoção
Com os conteúdos elaborados e publicados, a etapa da promoção consiste em disseminar os conteúdos e promoções da empresa por meio das redes sociais, blogs, e-mails marketing, links patrocinados, entre outros.
Nesse caso, lembre-se que é mais importante gerar valor por meio de conteúdos ricos do que investir em anúncios sobre produtos e serviços especificamente. Afinal, informações relevantes promovem relacionamentos duradouros, o que quer dizer fidelização.
Propagação
Nessa etapa, quem é “responsável” pela propagação das informações da empresa é o próprio consumidor. Caso ele considere interessantes (por isso a importância de se investir em bons conteúdos) as informações divulgadas pela empresa, irá compartilhar em suas redes sociais e outros canais, de forma a atuar como um vendedor da marca.
Personalização
Quando se trata de Marketing Digital, personalização é um dos itens mais importantes. Ações bem direcionadas proporcionam bons relacionamentos, fidelização e, com isso, aumento nas vendas.
Para que isso aconteça, é essencial ter um conhecimento aprofundado da persona, ou representação semi fictícia do cliente ideal. Afinal, todas as ações desenvolvidas devem ir de encontro as suas características e necessidades.
Precisão
A última, mas não menos importante, etapa dos 8Ps de Marketing é a da mensuração de resultados. Por meio da utilização de inúmeras ferramentas e indicadores de desempenho, é possível analisar quais as campanhas estão trazendo bons resultados e aquelas que devem ser reformuladas para um maior sucesso das estratégias. Assim o direcionamento das estratégias será mais assertivo e eficiente, colaborando para melhores resultados.
Agora que você já sabe o que significam os 8Ps do Marketing, que tal começar a colocar a metodologia em prática na sua empresa? Para isso, é possível contar com profissionais e agências especializadas, os quais irão guiar ações e estratégias de forma eficiente.
Quer saber mais sobre essas e outras soluções? Então acompanhe aqui como fazer uma gestão do marketing eficiente.
*Esse texto foi postado originalmente em 29 de Janeiro de 2018, atualizado em 19 de Junho 2019.
Saber a importância dos 4Ps é essencial, mas saber dos 8Ps é fundamental.