O avanço e a ampliação do acesso à tecnologia transformaram os hábitos de consumo e para este tempo em que tudo pode acontecer online cresce a importância do Marketing Digital que passou a ser a estratégia mais assertiva para levar o consumidor até a sua marca.
Você sabia que 73,2% dos consumidores costumam realizar pesquisas em mecanismos de buscas diversas vezes ao dia?
Diante de um consumidor cada vez mais conectado, independente da faixa etária, estar bem posicionado nos principais canais de buscas é essencial para todas as marcas, independente se elas são B2C ou B2B.
De forma resumida, Marketing Digital é o conjunto de estratégias utilizadas para disseminar um serviço na web.
Diferente do marketing tradicional o principal objetivo do marketing digital é atrair o público potencial para a marca, gerar a oportunidade de consumo e convertê-lo a cliente, sendo que os caminhos para esse processo de atração são variados e podem incluir sites, mídias digitais, redes sociais, e-mail marketing, etc..
A importância do Marketing Digital está também no fato de quando bem desenvolvido e estruturado ele rende também excelentes resultados de branding.
Entenda o que é branding neste artigo.
O mundo corporativo como era conhecido pré-pandemia de Covid-19 está descartado por diversos especialistas e para não correr o risco de desaparecer, as empresas precisam se adaptar.
Pesquisa realizada em maio de 2020 pela Endeavor Brasil, em parceria com a PEGN e com a Resultado Digitais, 77,7% das pequenas e médias empresas tiveram impacto negativo em suas receitas.
Com 60% dos brasileiros com acesso à internet, investir em estratégias digitais não é mais uma opção, é uma necessidade.
Desde o advento da crise do coronavírus, 45% das empresas procuraram se adaptar à nova realidade e 69% afirmam que as ações tomadas serão permanentes no futuro. Entre as iniciativas implantadas diante do atual cenário incluem-se as vendas online e o delivery.
Os aplicativos e as redes sociais passaram a ter um papel crucial nos últimos três meses. No total, 83% das empresas consultadas afirmam que estão utilizando essas ferramentas para incremento nas vendas, segundo pesquisa da Boa Vista.
Monte uma Estratégia de Marketing Digital
As principais ferramentas do Marketing Digital
SEO
Search Engine Optimization é uma das estratégias mais usada no Marketing Digital e também considerada a mais eficaz. É capaz de colocar sua marca entre as primeiras no ranking do Google e de outros buscadores em buscas orgânicas por meio de palavras-chave do seu segmento.
Marketing de Conteúdo
Produzir conteúdo de qualidade é essencial para resultados eficientes, por isso, invista esforços em um Blog para o seu site e utilize as mídias sociais para estreitar o relacionamento com seu cliente.
E-mail Marketing
Trata-se de umas das ferramentas mais tradicionais, mas que ainda oferece resultados bastante eficientes para alcançar seu público. O e-mail marketing de qualidade requer uma segmentação bem definida.
SEM
Search Engine Marketing – Search Engine Marketing ou Marketing de Busca – reúne as iniciativas de marketing digital que procura por bons resultados em sites de busca. Por meio de investimentos em anúncios e links patrocinados ajuda a potencializar os resultados levando em consideração as pesquisas de palavras chaves nos sites de busca.
Agora que você já entendeu um pouco sobre a importância do marketing digital para todas as empresas, independente do porte, entenda o poder de construir uma boa presença digital e direcione sua empresa para o crescimento.