Público-Alvo ou Persona? Qual a Diferença?
A expansão do marketing digital trouxe com ele diversos novos termos como “Persona”, por exemplo. Mas o melhor termo seria público-alvo ou persona?
Se você tem um negócio online, muito provavelmente já ouviu essa palavra. Mas você sabe de fato o que ela significa?
Será que Persona quer dizer a mesma coisa que público-alvo?
Essa é uma dúvida bastante comum.
Pensando nisso, resolvemos esclarecer de vez as diferenças entre esses dois conceitos. Continue a leitura e confira.
O que é público alvo?
O público-alvo é o conjunto de clientes nos mercados disponíveis aos quais a empresa pode acessar e aos quais direciona seus esforços e recursos de marketing.
Também podemos considerá-lo um segmento da sociedade com certas características comuns tais como idade, sexo, ocupação, interesses etc.
Por fim, o público-alvo representa os clientes em potencial do seu negócio.
Qual a diferença entre público-alvo e persona?
Conforme você pôde ver anteriormente, o público-alvo é um grupo de pessoas visadas pelas empresas para esforços de marketing.
Já a persona é uma representação semifictícia de um cliente ideal da empresa. E ao contrário do anterior, este é composto por informações mais detalhadas.
Podemos dizer que a persona é apenas uma das muitas pessoas que pertencem ao público-alvo.
Exemplo da diferença entre público-alvo e persona
Para exemplificar, vamos considerar uma empresa que faz canecas personalizadas para formaturas.
Público-alvo | Persona |
Jovens de 22 a 29 anos. | João, 25 anos. |
Estão prestes a se formar na faculdade. | É formando de Administração. |
Gastam boa parte do tempo na internet. | Gasta em média 6 horas por dia nas redes sociais. |
Possuem uma renda mensal entre R$1100 e R$2500. | Ganha R$1700 por mês. |
Tem diversos tipos de hobbies. | Gosta de ir para a praia aos finais de semana. |
Gostam de beber bebidas alcoólicas. | Adora chopp. |
Quais as diferenças entre público-alvo B2C e B2B?
B2B é a abreviação para um termo em inglês “business to business”, que significa de “empresa para empresa”.
Já B2C é “business to consumer” quer dizer de empresa para consumidor.
Sendo assim, o público-alvo de negócios B2B são empresas e o de B2C são pessoas.
Como definir um público-alvo?
Existem 4 passos fundamentais que ajudam a definir um público-alvo, confira abaixo:
1. Faça uma pesquisa de mercado:
Isso é fundamental para conhecer a concorrência e ver quais são as vulnerabilidades de cada uma delas, usando isso a seu favor.
Verifique também quais são os pontos positivos e o que os clientes mais gostam, pois ajuda no direcionamento de estratégias.
Para aprimorar ainda mais essa pesquisa você pode conhecer as outras empresas como consumidor, fazendo você mesmo experiências de compra ou contratando um cliente oculto.
Conhecer o público dos concorrentes pode facilitar bastante na segmentação do seu próprio.
2. Faça entrevistas
Nada melhor do que conversar com o próprio público para entendê-lo melhor. Sendo assim, crie pesquisas e converse com as pessoas em busca de mais informações e assim determine o nível de interesse de cada respondente.
Ao final do questionário, avalie quais foram os perfis que mais se interessaram nos seus produtos e serviços e procure alguma relação entre eles, tais como: faixa etária, hobbies, estado civil etc.
3. Faça uma segmentação
É possível que públicos diferentes se interessem pelos seus produtos ou serviços. Isso não quer dizer que você tenha que abrir mão de um e focar no outro. É possível criar estratégias para esses dois grupos.
Seguindo o mesmo exemplo anterior da empresa de canecas personalizadas. Digamos que o gestor de marketing fez uma pesquisa e identificou que além de jovens formandos, noivas também procuram canecas personalizadas como lembrancinha de casamento.
Com base nisso, ele pode criar conteúdos que contemplem esses dois perfis ou ainda criar duas personas diferentes para potencializar os resultados de cada ação de marketing. Sendo esse o próximo passo.
4. Crie a sua persona
Ter uma persona é essencial para a sua estratégia de marketing digital. Conhecendo o seu cliente ideal você consegue atingir as suas dores com maior facilidade, aumentando as chances de conversão, ou seja, de que ele se torne um cliente.
Você pode criar o seu gratuitamente através do Gerador de Personas, uma ferramenta que auxilia a montar o personagem do seu negócio.
Qual a importância de se conhecer o público-alvo?
Saber quem é o público-alvo ajuda a direcionar esforços comerciais e de marketing, além de promover tomadas de decisão mais assertivas.
As ações voltadas para o público certo proporcionam maiores retornos financeiros e muitas vezes são feitas com menor investimento.
Conhecer os clientes de um negócio é fundamental para aprimorar a qualidade dos serviços e produtos, afinal, todos estão em constante transformação e é preciso fazer ajustes periódicos se a empresa quiser agradar, fidelizar e se manter competitiva.
Quais os benefícios de se escolher corretamente o público-alvo?
Agora que você já sabe a importância de conhecer o público-alvo, confira quais são os benefícios obtidos por empresas que conseguem defini-lo corretamente:
- Melhora a identidade e linguagem da marca;
- Aumenta a conexão com os clientes;
- Eleva os resultados do marketing digital;
- Ajuda a identificar a melhor hora de fazer lançamentos de novos produtos e serviços;
- Auxilia a definir os melhores tipos de conteúdo para atingir as dores do público;
- Permite visualizar oportunidades de negócio com maior facilidade;
- Ajuda a aprimorar o produto de acordo com o gosto dos clientes.
A importância da segmentação do público-alvo?
O principal motivo para segmentar o público-alvo é reduzir os custos com ações de marketing digital.
Quando os esforços são direcionados o investimento necessário é menor, além de proporcionar melhores resultados.
Ter um público segmentado ajuda a empresa no relacionamento com o cliente, além de auxiliar na criação de produtos e serviços específicos para as necessidades de cada um dos alvos.
Voltando ao exemplo da empresa de canecas personalizadas. Através da segmentação a marca percebeu que os formandos preferem a caneca de alumínio tradicional personalizada, enquanto as noivas gostam mais do estilo Moscow Mule para os seus casamentos.
Com base nisso, eles criam ações de marketing diferentes para cada tipo de produto, visando atingir com maior eficácia cada uma das personas.
Considerações finais
No artigo de hoje você aprendeu a diferença entre persona e público-alvo através de um exemplo simples aplicado a uma empresa de canecas personalizadas. Além disso, mostramos qual é a importância de cada um desses conceitos.
Por fim, é preciso ressaltar que todas as empresas devem ter um público e persona definidos, independentemente do seu porte ou segmento de mercado.
Sem isso, você terá gastos desnecessários e um baixo ROI (retorno sobre investimento) que pode até mesmo prejudicar o desenvolvimento do negócio.
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