O crescimento do marketing digital trouxe com ele diversos termos que parecem complexos. No entanto, mesmo que você não saiba o conceito de alguns, se tiver uma certa familiaridade com a internet com certeza conhece o seu significado pela prática. Esse é o caso do tráfego orgânico.
Continue a leitura entenda o que ele é de uma forma simplificada e por qual motivo as pessoas lutam tanto para conquistá-lo.
Para que você possa entender o que é o tráfego orgânico, vamos conceituar brevemente as duas palavras separadamente.
O “tráfego” aplicado ao trânsito, é geralmente usado para mencionar uma intensa quantidade de veículos circulando pelo mesmo local. Enquanto “orgânico” quer dizer algo desenvolvido naturalmente.
Juntando os dois conceitos, podemos considerar que: o tráfego orgânico no marketing digital é a movimentação de usuários em uma página da internet que acontece de forma natural, ou seja, não há investimentos financeiros para gerar o acesso dessas pessoas ao site.
Um exemplo bastante simples é quando você pesquisa algo no Google e entra em algum site para ler o conteúdo. Desse modo, você está gerando tráfego orgânico para aquela página.
No entanto, se você fizesse o acesso a partir de um anúncio, por exemplo, seria tráfego pago, tendo em vista que o gestor do site teve que investir para que você chegasse até lá.
O tráfego orgânico não é a única forma de conseguir visitantes para a sua página na internet. Existem outras maneiras de trazer acessos para um site. Descubra abaixo:
Quando as pessoas pensam em tráfego orgânico automaticamente associam com os mecanismos de buscas. Acontece que essa é a principal maneira, mas não é a única. Confira a seguir outras opções:
O tráfego orgânico ajuda na atração de leads, segmentação da audiência e comunicação com o seu público-alvo.
Quando você precisa pagar para que as pessoas cheguem até o seu site, certamente, a margem de lucro diminui. Enquanto organicamente você não precisa gastar nada a mais.
Além disso, o tráfego orgânico apresenta menos riscos para a empresa em relação ao pago. Um simples erro de segmentação em anúncios, por exemplo, pode afetar completamente o desempenho da ação, trazendo grandes prejuízos.
Você está pensando em investir em tráfego orgânico? Então confira alguns benefícios que essa estratégia pode trazer para as empresas:
A melhor forma de gerar tráfego orgânico é usando SEO (Search Engine Optimization). Essa é uma técnica que visa inserir o seu site nas primeiras posições do Google e assim atrair mais visitantes.
Quanto maior for o número de acessos na sua página, maiores serão as chances de conversão. A lógica é simples, quanto mais pessoas conhecem os seus produtos e serviços maiores são as possibilidades de alguém se interessar e fechar negócio.
No entanto, é preciso ressaltar que o SEO é uma estratégia de longo prazo. Além disso, conteúdos relevantes e capazes de trazer resultados não são gratuitos, pois muitas vezes você precisa contratar um especialista para produzi-los.
Mas a principal diferença é que os benefícios do tráfego orgânico podem durar por muitos anos sem nenhum gasto a mais. Enquanto os anúncios pagos geram resultados apenas enquanto você está investindo.
Porém, o SEO sozinho não é o suficiente. Para que o tráfego orgânico traga lucros para a empresa é preciso se atentar a outros fatores:
Conforme você pode ver, o tráfego orgânico traz diversas vantagens para as empresas, além de apresentar uma melhor relação custo-benefício.
No entanto, isso não significa que o tráfego pago deva ser ignorado. Nenhuma estratégia é melhor ou pior que a outra. As duas inclusive podem se complementar.
A escolha entre uma ou outra deve ser feita de acordo com as necessidades da empresa e a “pressa” em atingir resultados.
Quer saber quais são as estratégias de marketing que mais geram resultados? Clique aqui.