Tráfego Web: Porque é Importante Para Sua Empresa?
As empresas que estão presentes no meio digital sempre desejam alcançar mais clientes. Porém, na prática, essa não é uma tarefa simples a ser cumprida. Para aumentar o número de consumidores, é necessário investir no tráfego web.
Você já ouviu falar nesse termo? Possui dúvidas sobre a sua importância e qual a forma ideal de realizar o tráfego web?
Pensando nisso, preparamos o post abaixo que vai esclarecer essas e outras questões.
Isso te interessa? Então acompanhe o artigo a seguir!
O que é tráfego web?
No mundo digital, o tráfego web diz respeito à circulação de pessoas nas páginas on-line em determinado período.
Essa estratégia é fundamental para que mais pessoas visitem o site, conheçam mais sobre a empresa e assim possam realizar uma compra.
Quanto maior o número de visitantes em um site, maiores são as chances de conversão.
Não adianta ter uma página com um design impecável, se ela não é acessada por ninguém. Por essa razão, as empresas devem investir em tráfego web para atrair potenciais clientes para o site.
Os e-commerces que buscam por mais visibilidade e alcance online devem utilizar as estratégias de tráfego web para obter o sucesso desejado.
Quais são os tipos de tráfego?
Na internet, existem vários caminhos que as organizações podem utilizar para chegar ao objetivo desejado.
Para isso, é importante analisar por onde os leads chegam ao site para saber qual estratégia utilizar, qual já está funcionando e quais precisam de melhorias.
Os tipos de tráfego web indicam como o usuário chegou ao site. Vamos ver a seguir, quais são eles.
O que é tráfego orgânico?
O tráfego orgânico é referente às visitas que os sites recebem de maneira espontânea, sem o uso de anúncios. Elas ocorrem por meio de buscadores como o Google e o Bing.
Esse tipo de tráfego web é o mais disputado e desejado pelas empresas, pois ele não precisa de investimentos financeiros, ele ocorre de forma natural. A melhor forma de gerar tráfego orgânico é investindo em marketing de conteúdo.
Ou seja, criando conteúdos otimizados para mecanismos de buscas utilizando o SEO. Assim as páginas possuem mais chances de aparecer nas primeiras posições nos resultados das pesquisas.
A criação de conteúdo é uma estratégia que demanda tempo, por isso, ao iniciar esse processo os resultados serão alcançados a longo prazo.
O que é tráfego pago?
O tráfego pago é o oposto do tráfego orgânico. Essa opção é utilizada para empresas que buscam por resultados mais rápidos. Essa é uma ação de outbound marketing, ou seja, as empresas realizam prospecção ativa de novos clientes.
Ele corresponde aos anúncios que a organização realiza para que o site seja visto em locais diferentes (blogs, sites, redes sociais etc.) ou para que ele apareça nos primeiros resultados da busca de pesquisa, antes do orgânico, entretanto, ele possui a sinalização de que é um anúncio pago.
O tráfego pago e orgânico podem ser utilizados como estratégias complementares para potencializar as chances de conquistar mais clientes.
O que é tráfego de referência?
Já o tráfego de referência corresponde a quantidade de pessoas que localizam algum site por meio de outras páginas.
É uma maneira de “citar” outro site na página da empresa, assim o usuário consegue acessá-la através de um link. Assim, ela mostra ao Google que o outro conteúdo é relevante.
Esse tráfego é importante para que o Google identifique os backlinks como um voto de confiança em determinado conteúdo.
O que é tráfego de e-mail marketing?
Os links contidos nos e-mails enviados pelas empresas não são os que geram mais conversão, entretanto eles possuem o maior número de acessos.
Isso acontece, pois, o primeiro passo dessa relação parte pelo cliente quando ele assina um newsletter de determinado site, por exemplo, dando à empresa um voto de confiança para o conteúdo.
A partir disso, a organização consegue criar e-mails personalizados para o cliente que está disposto a ler mais sobre o assunto em questão, por isso, as chances de ele clicar no link e ir para o site da empresa, são altas.
O que é tráfego social?
O tráfego social é a chegada de usuários por meio das redes sociais. A maioria das pessoas passam muitas horas do dia utilizando o celular, por isso, essa é uma boa forma de atrair visitantes para uma página on-line.
O tráfego social é uma ótima maneira de promover o seu site. Ele fornece um fluxo constante de visitantes que provavelmente estão interessados no que você tem a oferecer.
O que é tráfego direto?
O tráfego direto acontece quando um usuário insere o URL do seu site na barra de pesquisa. Assim ele entra diretamente na página sem precisar de intermediários. Ele também ocorre quando alguém envia o link para outra pessoa acessar, como no WhatsApp, por exemplo.
O que é tráfego qualificado?
O principal objetivo do tráfego qualificado é atrair as pessoas certas para os sites. Não adianta ter números altos, se os usuários que estão acessando o link, não são o ideal para o negócio.
Por isso, o primeiro passo é conhecer o perfil do público-alvo da empresa. Essas ações podem limitar o número de visitantes, porém as pessoas que irão acessar são aquelas com interesse real.
Para quais empresas a geração de tráfego web é importante?
Qualquer empresa que deseja ter sucesso deve investir em tráfego web.
Se uma página na internet não possui visitantes, ela é invisível, pois, o público não sabe da existência da página e quais produtos ou serviços são oferecidos.
Não importa se o serviço ou produto é de qualidade, se ninguém tem acesso a ele, a venda não será efetivada.
O mercado tradicional já é muito concorrido, e o virtual possui ainda mais concorrentes. Sendo assim, ser visto pelos usuários é um ponto fundamental para as empresas captarem novos clientes.
Como gerar tráfego para o site da sua empresa?
Agora que entendemos cada tipo de tráfego web, vamos detalhar qual a maneira de fazer a aplicação dele nos sites e blogs.
1 – Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é uma das estratégias básicas para atrair novos visitantes para o site. Ele consiste em produzir conteúdo relevante para o público-alvo.
O objetivo é atrair novos clientes, aumentar as ferramentas de comunicação e converter os leads em consumidores.
É importante que os conteúdos criados sejam do interesse do público, assim não corre o risco dele não continuar a leitura.
2 – SEO
O SEO é uma estratégia utilizada para que o site ou o conteúdo produzido esteja em posições melhores nos sites de buscas.
Ou seja, ao produzir os conteúdos otimizados para SEO, os buscadores conseguem perceber a sua relevância para os consumidores e os colocam nas primeiras posições.
Vale lembrar que o SEO não é a única ferramenta para alavancar a página nos buscadores, existem outros fatores que vão influenciar no posicionamento.
3 – Redes sociais
Criar conteúdo é importante para o tráfego web, entretanto, as empresas precisam de ferramentas para divulgá-los e fazer com que os clientes tenham acesso a ele.
Por isso, uma das melhores estratégias é utilizar as redes sociais para promover os conteúdos.
É necessário identificar em qual rede social estão localizados os clientes potenciais e criar materiais relevantes com links que os direcionem para o site.
4 – Anúncios
Por último, uma das estratégias que as empresas podem utilizar, são os anúncios, ou links patrocinados como também são conhecidos.
A principal ferramenta utilizada é o Google Adwords, nele é possível realizar um anúncio no site do Google ou em sites parceiros. Os links patrocinados atraem mais visitantes e em curto prazo.
Quais são os benefícios da geração de tráfego web?
Investir em tráfego web gera muitos benefícios para as empresas. Vamos ver, a seguir, quais são eles.
Aumenta a autoridade da marca
Utilizar as estratégias de tráfego web proporciona as melhores posições nos mecanismos de busca.
Por isso, quando um usuário realiza a sua pesquisa ele sabe que, os primeiros colocados, são os que possuem mais conhecimento sobre determinado assunto. Ele é visto como uma autoridade.
Dessa forma, a marca possui maior visibilidade no mercado.
Crescimento do ROI
Ao investir no tráfego web as empresas devem analisar o ROI (retorno sobre o investimento).
Ou seja, é necessário mapear as métricas de cada canal onde o conteúdo está sendo divulgado para saber se o investimento realizado está alcançando as metas que foram traçadas.
Aumento das vendas
Os anúncios realizados, permitem que as empresas foquem na venda do produto ou serviço. Sendo assim, através das mídias pagas é possível atrair pessoas para o site e aumentar as chances de converter os leads em clientes.
Criação de audiência qualificada
Fazer a segmentação do público é ótimo para o tráfego web. Pois, assim atrairá pessoas interessadas no conteúdo ou no produto.
Essa ação pode ser feita utilizando as palavras-chaves adequadas, informações demográficas, perfil do consumidor, entre outros.
Mas, ela não é uma garantia de que o público ideal será alcançado.
Como avaliar se a estratégia de tráfego web está adequada para sua empresa?
Para avaliar se a estratégia do tráfego web está atingindo os resultados desejados, as organizações devem avaliar as métricas que estão sendo alcançadas.
No digital, existe a possibilidade de medir e analisar vários dados que vão auxiliar na tomada de decisão e escolha da melhor ferramenta para realizar o tráfego web.
Por isso, analise todos os dados obtidos para definir quais canais podem ser mantidos, ajustados ou descartados do planejamento.
Tenha em mente que, o canal que possui mais acessos, nem sempre é o melhor meio para chegar no cliente final.
Não desenvolva conteúdos apenas para um canal, pois o tráfego web tem como objetivo atender o público em diferentes etapas do funil de vendas.
Vimos que o tráfego web é uma ferramenta primordial para que as empresas cresçam no meio digital.
Sem isso, as organizações ficarão estagnadas e não vão atrair novos visitantes para o site ou blog.
Realizar essas ações não é uma tarefa simples, pelo contrário, exige muito esforço e investimento. Os resultados serão vistos a longo prazo, porém eles vão beneficiar muito o desenvolvimento e crescimento da organização.
Uma das formas de gerar tráfego é através de estratégias de marketing de conteúdo. Conheça as melhores práticas para essa estratégia: clique aqui!