Marketing de Influência é Indispensável para Sua Estratégia?
O marketing de influência é uma forma de marketing que depende de influenciadores sociais com muitos seguidores para produzir conteúdo para sua marca e promovê-la.
As empresas devem marcar sua presença nas mídias sociais, pois possuem um público grande, engajado e em constante crescimento. Portanto, sim, essa estratégia é indispensável para qualquer negócio que queira prosperar.
Continue a leitura para saber mais.
O que é marketing de influência?
O marketing de influência é uma forma de marketing que busca explorar o alcance, a credibilidade e o capital social de pessoas (ou personagens) influentes em sua área de atuação.
O objetivo desse tipo de marketing é fazer com que o influenciador promova sua marca para você. A celebridade então compartilha sua experiência com o produto ou serviço para seus seguidores nas redes sociais, o que pode levar a um aumento nas vendas.
Como surgiu o marketing de influência?
Ao contrário do que muitos pensam, o marketing de influência não nasceu “junto com a internet”. Já existe há muito tempo e foi usado com sucesso em ações offline.
Tudo começou no século 19, quando Nancy Green (uma ex-escrava) foi contratada pela Aunt Jemima (marca de ingredientes para panquecas ainda existente) para estampar as embalagens de seus produtos.
Como você pode imaginar, a ação foi um sucesso. A marca recebeu 50.000 pedidos de massa para panquecas. Além do contrato que a compensava por aparecer, Nancy Green assinou outro vitalício para que ela pudesse se tornar a porta-voz da marca.
Nesse período, as marcas começaram a perceber que o “marketing de influência”, como chamamos hoje, também poderia ser exercido por personagens fictícios.
Disney criou Coelho Osvaldo em 1920, que foi seu primeiro garoto-propaganda. Os cartazes de Coelho tornaram-se uma forma de competir com Gato Félix, que fazia sucesso no cinema mudo na época.
E foi só nas décadas de 1960 e 1970 que o termo influenciador se tornou mais comum e começou a aparecer mais nos livros impressos do que antes.
Com a popularização da televisão, surgiram legiões de fãs de estrelas pop e atores de cinema, o que levou a celebridades globais. As marcas não perderam a oportunidade de se associar a esses superfamosos.
A partir de 2008, esse fenômeno se expandiu para as redes sociais já populares na época. Agora, existem maneiras mais claras de medir o desempenho de um influenciador nessas plataformas.
Os influenciadores não são mais apenas rostos famosos pertencentes a grandes grupos de mídia, como jornais, estações de TV ou estúdios de cinema. Eles começaram a construir seus próprios públicos, tendo controle sobre eles.
Por fim, em 2016, as marcas começaram a perceber que contratar microinfluenciadores pode funcionar tão bem quanto macroinfluenciadores.
O que são influencers?
Os influenciadores são pessoas que têm o poder de influenciar o público e suas decisões sobre a compra ou não de um determinado produto ou serviço.
Em outras palavras, um influenciador é alguém que tem o poder de afetar os pensamentos, opiniões ou comportamento de seus seguidores/fãs.
Hoje em dia, as pessoas que fazem isso geralmente são celebridades, blogueiros, jornalistas e personalidades populares em plataformas de mídia social como Youtube, Twitter, Instagram, TikTok ou Snapchat.
Como o marketing de influência atua?
Existem muitas maneiras diferentes de uma marca fazer parceria com um influenciador. A forma mais popular é enviar produtos gratuitos em troca de promoção, mas também existem outras maneiras. Veja a seguir:
1- “Recebidos”
Essa é a forma mais tradicional, consiste basicamente em enviar o seu produto ou oferecer o seu serviço gratuitamente para a personalidade selecionada testar e depois dar o feedback dela.
Imagine uma loja de roupas que envia uma peça a uma blogueira de moda. Em troca, ela usa a roupa em um evento e promove a marca.
No entanto, os grandes influenciadores costumam não trabalhar dessa maneira. Nesse caso, você pode ir para a segunda modalidade.
2- Posts patrocinados
Nesse tipo de publicidade, você contrata um influenciador para realizar algumas postagens, vídeos ou até mesmo stories nas redes sociais falando sobre o seu produto/serviço.
O valor de cada profissional vai depender do seu número de seguidores e nível de engajamento.
Uma “publi” no Instagram de Juliette Freire, a personalidade mais querida do Brasil nos últimos meses, pode chegar a até 400 mil reais.
Mas, é claro que empresas de pequeno e médio porte não precisam contratar esse perfil para realizar o marketing de influência.
Os microinfluenciadores, como são chamados os que possuem entre 10 e 100 mil seguidores, cobram em média R$1000 por pacote de postagens.
3- Presenças VIP
Essa modalidade já é bastante conhecida, era bastante realizada com atores globais e outros famosos da televisão. Agora, o mesmo acontece com os influenciadores digitais.
As empresas contratam personalidades para marcar presença em eventos e atrair mais pessoas para o local.
As subcelebridades mais conhecidas e requisitadas chegam a cobrar 150 mil reais por apenas duas horas de presença VIP – mas o retorno pode ser astronômico se houver uma estratégia bem estruturada.
4- Embaixadores
Normalmente, o embaixador anuncia a marca, usa seus produtos e os indica para seus seguidores. É diferente de contratar alguns posts patrocinados. Nessa modalidade, o influencer vai “incorporar” a marca à sua rotina.
Por exemplo, vemos frequentemente esse tipo de marketing de influência com marcas de smartphones, que pagam um valor considerável para uma celebridade utilizar o seu aparelho no dia a dia.
Por que usar marketing de influência?
Na era digital de hoje, está se tornando cada vez mais difícil eliminar a desordem e alcançar seu mercado-alvo. É por isso que entender como usar mídias sociais, influenciadores e outras ferramentas online se tornou uma obrigação para qualquer empresa que deseja ter sucesso.
Confira a seguir os principais benefícios do marketing de influência:
Baixo investimento
Com a estratégia certa, você não precisa ter um grande orçamento para trabalhar com o Marketing de influência. Você pode contatar influenciadores menores diretamente e segmentar o público.
Excelentes resultados
Segundo uma pesquisa feita pelo Tomoson, 51% dos profissionais de marketing que usam o marketing de influência dizem que esse método pode trazer clientes mais qualificados para se tornarem consumidores de sua marca.
Com base na pesquisa, aqueles que trabalharam com influenciadores ficaram felizes com o ROI.
Confiança
Os influenciadores têm uma base de seguidores leais que faz parecer que estão fornecendo informações mais confiáveis sobre marcas e produtos.
É mais provável que as pessoas escolham produtos ou serviços que são recomendadas por alguém em quem confiam.
Alcança o público certo
O marketing de influência é ótimo porque permite que você alcance pessoas que já estão interessadas em seu nicho por meio da segmentação. Isso geralmente significa menos trabalho para você e caminhos mais curtos para que leitores e seguidores conheçam melhor sua empresa.
Por meio dos influenciadores, não é preciso investir para mapear grupos de pessoas que possam ser potenciais clientes, visto que o produtor de conteúdo já tem sua audiência construída.
Fortalece a imagem da marca
A estratégia de marketing está evoluindo para atender às necessidades da era digital. O marketing de influência é uma forma eficaz de aumentar a presença de sua marca com um público engajado.
Os influenciadores são capazes de fornecer endossos pessoais autênticos para produtos ou serviços, que são especialmente atraentes para a geração do milênio. Esses novos “anunciantes” são mais propensos a criar conteúdo relevante e envolvente para seus seguidores.
Contribui para melhorias na decisão de compra
Quando as pessoas têm afinidade com uma marca ou serviço, sua opinião torna-se importante para os seguidores decidir qual escolher. Como resultado, a promoção feita pelos produtores de conteúdo é benéfica e tem a capacidade de gerar receita futura, além de manter o retorno dos clientes satisfeitos.
Constrói relacionamentos lucrativos
As marcas que se concentram no marketing de influência costumam construir fortes conexões e parcerias com influenciadores.
Os resultados de uma parceria bem alinhada com influenciadores são benéficos para todas as partes envolvidas. Eles são bons para a marca, o produtor de conteúdo e, o mais importante, para o cliente.
Ainda assim, quando uma parceria “combina”, o impacto pode ser sentido instantaneamente nas vendas online e nas métricas, mas também pode render a longo prazo, pois dependendo da jornada de compra do seguidor, a venda só será concretizada posteriormente.
Marketing de influência também é recomendado para o mercado B2B?
Também é recomendado que as empresas B2B usem o marketing de influência, porque lhes dá a oportunidade de apresentar seu conteúdo a líderes do setor, formadores de opinião e tomadores de decisão.
Entretanto, no B2B as campanhas de marketing de influenciadores devem ser mais direcionadas, focando em blogueiros que são relevantes para seu setor e que também têm seguidores estabelecidos.
É importante lembrar que, embora a relação comercial nesse segmento seja de um negócio para outro, as transações são realizadas ‘de humanos para humanos”. Ou seja, o comprador da empresa-alvo também é influenciável.
Veja o exemplo de uma governanta de um hotel de luxo. Sem dúvida, ela acompanha profissionais considerados autoridades em seu nicho de atuação, pois buscam sempre melhorar o desempenho do trabalho executado.
Nesse caso, é muito provável que sejam microinfluenciadores. Mas se esse influencer recomendar um produto ou serviço que melhoraria a produtividade e a satisfação dos clientes do hotel, a governanta certamente consideraria comprá-lo.
O que você precisa saber antes de adotar o marketing de influência?
O marketing de influência não é uma abordagem única para todos. Depende do tipo de indústria, mercado-alvo e produto para o qual você está tentando construir autoridade.
É importante que as marcas criem um plano de marketing que inclua o custo, o número de influenciadores necessários, os tipos de conteúdo que precisam ser criados e o que esperam alcançar em termos de retorno sobre o investimento dessa estratégia.
Fora isso, há outros pontos que devem ser levados em consideração:
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Credibilidade
A coisa mais importante que você precisa saber sobre o marketing de influência é que ele só pode acontecer com eficácia quando o influenciador tem a confiança de seus seguidores. Quando alguém confia neles, é mais provável que eles ouçam seus conselhos, o que os torna mais propensos a comprar os produtos que você está anunciando.
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Persona
Para encontrar o influenciador certo para sua estratégia, é preciso conhecer profundamente o seu cliente. É fortemente recomendado criar uma persona para o seu negócio, assim, você consegue saber quem são os influenciadores que seu público acompanha e fazer uma parceria assertiva.
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Qualidade é mais importante que quantidade!
Não contrate um influenciador apenas pelo número de seguidores que ele possui. Isso porque muitos compram seguidores ou participam de sorteios e constroem uma “falsa autoridade” nas redes sociais, pois os seguidores não são engajados.
Observe se a quantidade de curtidas e comentários corresponde com a quantidade de seguidores da conta.
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Nada de roteiros engessados
Quanto mais “natural” sua publicidade parecer, maiores serão as chances de conversão. Portanto, não crie scripts robóticos que retirem a personalidade do influenciador escolhido. Apenas passe o briefing e deixe que eles se comuniquem com seu público.
Ah, não esqueça que é preciso deixar claro que se trata de uma publicidade, caso contrário, você pode ter problemas com o Conar. É importante sinalizar com #Publi ou #Ad ao promover um produto com influenciador.
Como medir o resultado do marketing de influência?
Existem várias maneiras de medir o resultado do marketing de influência e isso depende do tipo de campanha.
A forma mais comum de medir é por meio do custo por conversão de publicidade, também conhecido como CPA. Ele mede quanto um anunciante paga por cada conversão que obtém como resultado da campanha publicitária.
Outra métrica bastante utilizada é o ROI (retorno sobre o investimento), que é calculado dividindo a receita de uma campanha pelo total de despesas de uma campanha.
Fora isso, é preciso ter em mente o objetivo da campanha, pois nem sempre é aumento de vendas, mas sim reconhecimento de mercado e autoridade de marca. Nesse caso, também pode-se avaliar:
- Número de seguidores ganhos em contas de mídia social;
- Engajamento com o conteúdo – curtidas, compartilhamentos, comentários, retuítes;
- Níveis de influência – pontuação Klout;
- Alcance – impressões, número de tweets ou postagens feitas por influenciador;
- Número de downloads;
- Quantidade de cadastros e muitos outros.
Considerações finais
Finalmente, como você pode ver, o marketing de influência é indispensável para empresas B2B e B2C. Ele pode construir o reconhecimento da marca, aumentar as vendas e gerar leads.
Investir nesse tipo de marketing pode ajudar a transformar a situação financeira de qualquer negócio.
Uma pesquisa do Qualibest descobriu que 73% dos entrevistados já compraram um produto por indicação de um influenciador digital.
É importante lembrar que quando uma empresa contrata um influenciador, essa ação precisa estar no plano de marketing. Descubra se a sua marca precisa de um Digital Influencer.