Razões Para Você Cuidar Direito do Google Meu Negócio
Sabemos que quando você deseja buscar qualquer serviço ou comprar produtos, a primeira coisa que faz é recorrer ao Google. Acertamos? Com o seu cliente não é diferente, e é por isso que você precisa marcar presença no Google Meu Negócio.
Imagine só, hoje, o buscador do Google controla mais de 91% do mercado global dos mecanismos de pesquisas.
Mas, não basta ter apenas os seus dados exibidos por lá. É necessário otimizar o perfil da sua empresa para garantir que os potenciais clientes a localizem com facilidade.
Independentemente do seu tipo de negócio, se você vende produtos ou presta serviços, pode atrair muitos compradores se usar o Google Meu Negócio da maneira certa.
E aí, ficou curioso para saber mais sobre essa ferramenta indispensável? Continue a leitura e aprenda como atrair mais clientes e colocar a sua empresa no mapa, literalmente.
O que é o Google Meu Negócio e como ele funciona?
O Google Meu Negócio ou Google My Bussiness foi lançado em 2014 e é uma plataforma que reúne todas as principais informações sobre o seu negócio dentro do buscador de pesquisas mais utilizado no mundo.
E o melhor de tudo…é gratuito!
O Google Meu Negócio é um meio de divulgar a sua empresa na internet de forma intuitiva, gratuita, orgânica e rápida.
É o seu cliente a um clique de distância do seu negócio!
São muitas as funcionalidades da ferramenta à disposição do seu negócio.
Listamos aqui algumas delas, como:
- Incluir o endereço, horário de atendimento, telefone, e-mail, redes sociais, o site e demais informações da sua empresa;
- Apresentar a localização pelo Google Maps – o GPS do Google – indicando as melhores rotas até o local para quem utiliza dos mais variados meios de locomoção;
- Divulgar as fotos da empresa bem como os horários de movimentação mais intensa;
- Descrever produtos e/ou serviços;
- Expor as avaliações dos clientes;
- Interagir com os consumidores;
- Exibir as demais redes sociais do negócio.
Por isso é tão importante usar esse recurso em sua estratégia de marketing.
Razões que provam a importância do Google Meu Negócio para as empresas B2B e B2C
Acompanhe a seguir 5 razões que demonstram as vantagens de utilizar essa plataforma:
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Visibilidade do seu negócio
Após o cadastro, sua empresa irá aparecer nas pesquisas do Google, ganhando mais visibilidade entre os consumidores.
O estabelecimento comercial aparecerá no Google Maps, o que destacará ainda mais o seu negócio.
Pesquisas indicam que quase metade das palavras-chave “perto de mim” resultam em uma visita ao seu negócio, ou seja, estando bem posicionado nos resultados, sua visibilidade aumenta e a chance de atrair mais clientes cresce exponencialmente.
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Ampliação de chances de conquistar novos clientes
Não é à toa que o Google é o buscador mais utilizado hoje. Todo mundo “dá um Google” para encontrar qualquer coisa.
Por conta disso, as chances da sua empresa ser vista por potenciais clientes tendem a crescer, aumentando as oportunidades de fazer negócio.
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Relacionamento e interação com clientes já que é possível inserir posts, eventos, avaliações e até agendar atendimentos pela plataforma
Por meio da ferramenta, o cliente poderá atribuir pontuação ao seu negócio, avaliando e deixando comentários para que outros usuários possam decidir por escolher ou não a sua empresa.
O estabelecimento comercial poderá responder às críticas e sugestões, inserir posts, informar sobre eventos, disponibilizar agendamento de atendimento, etc.
Tudo isso acaba estreitando os laços com os consumidores que aproveitam para avaliar a reputação online e os reviews positivos e negativos e tirarem dúvidas sem necessidade de ligar ou visitar o local.
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Favorecimento da presença da empresa no ambiente digital
Apesar de entender a necessidade de ser digital, por falta de recursos financeiros ou de mais informações, algumas empresas, principalmente as de pequeno porte, ainda não possuem sites, blogs ou contas em redes sociais que permitam consolidar sua presença.
O Google Meu Negócio se apresenta como um cartão de visitas virtual, solução prática e gratuita para auxiliar esse pequeno empreendedor.
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Acesso às métricas e estatísticas de busca. O próprio Google compila os principais dados
A ferramenta disponibiliza informações como quantidade de acessos por dia, palavras-chave usadas pelos usuários, etc.
Com essas métricas definidas é possível aprimorar o SEO o que, consequentemente, aumenta o posicionamento do negócio no ranking do Google.
Como configurar e ativar o Google Meu Negócio?
O Google Meu Negócio é uma ferramenta simples e intuitiva que permite aos empresários incluírem suas informações em menos de 20 minutos.
Para configurar você não precisa ter uma loja física, sua empresa pode estar localizada em sua residência e as informações podem aparecer com ou sem endereço físico.
Autônomos e profissionais liberais que desejarem também podem ter o seu perfil exibido na plataforma.
A ativação do seu perfil pode ser realizada em 2 fases, basta seguir o passo a passo abaixo:
1ª FASE
- Criar seu e-mail no Google;
- Realizar um cadastro no site da ferramenta;
- Clicar em “comece aqui”;
- Inserir nome e categoria da empresa;
- Cadastrar o endereço completo – obrigatório ou não, a depender da categoria escolhida;
- Adicionar a área de atuação.
Agora o Google validará os dados disponibilizados, realizando uma verificação por telefone/ SMS ou ainda via cartão-postal. A plataforma encaminhará um código de verificação que deve ser preenchido, conforme as orientações enviadas por eles.
Enquanto aguarda a finalização da primeira parte, poderá concluir o seu cadastro.
2ª FASE
Incluir informações sobre a forma de pagamentos, descrição da empresa, oferta de boas-vindas, posts, fotos e vídeos, comodidades e demais informações úteis como acessibilidade, horário de atendimento em feriados.
É importante que você ofereça o máximo de informações possíveis ao seu perfil, utilize as palavras-chave e realize o preenchimento completo.
Alguns fatores são considerados nesse processo e farão com que o seu perfil seja bem ranqueado: a relevância (quão bem sua empresa corresponde ao que foi procurado), distância do consumidor (quão próximo daquele cliente o seu negócio está) e a proeminência (quão conhecido é o seu negócio).
O Google fará a parte mais complicada que é ligar o seu negócio às pesquisas dos clientes.
Como gerenciar e extrair o Google Meu Negócio?
Note que o Google Meu Negócio é uma vitrine virtual da sua empresa, como se fosse uma rede social, utilizada para divulgação do seu negócio.
Para gerenciá-lo você deve estar logado no e-mail do perfil de administrador.
Logo após, basta digitar na barra de pesquisa do Google o nome da sua empresa e a partir daí é possível editar o perfil, buscar as métricas, incluir administradores, inserir fotos e vídeos, responder comentários, etc.
É possível ainda extrair os dados da ferramenta e exportá-los, por exemplo, para uma planilha.
Caso o empreendedor possua apenas uma empresa, poderá fazer o download dos seus insights fazendo o login no Gerenciador de Perfis da Empresa e, se gerenciar mais de um perfil, poderá fazer a extração das métricas acessando insights em massa.
Assim fica fácil mensurar os resultados e monitorar as métricas, mês a mês.
Lembre-se de que milhões de usuários fazem buscas o tempo todo e para estar nas primeiras páginas do Google você deve manter o seu perfil sempre atualizado.
Considerações finais
Se você deseja colocar a sua empresa no topo do Google, atrair mais clientes e não desperdiçar nenhuma oportunidade no digital, aprenda sobre as estratégias de marketing que mais geram resultados: clique aqui!