Um verdadeiro líder de vendas sabe trabalhar com seus colaboradores, permitindo que eles exerçam sua função com confiança.
Porque seu papel como líder é orientar e influenciar outras pessoas a agir com base em valores éticos e colaborativos.
Desse modo, diferente do conceito de chefe, que se apresenta de forma autoritária e apenas cobra resultados, um bom líder mantém uma relação de igualdade, ouvindo o que a equipe tem a oferecer em termos de sugestões e críticas, no intuito de encontrar soluções positivas.
Neste post vamos apresentar os diferentes tipos de liderança para você identificar a melhor para você e em qual você se encaixa.
Em uma empresa, a equipe de vendas pode ser o diferencial entre um empreendimento que alcança excelentes resultados ou aquele que está estagnado.
Diante disso, o líder de vendas é o profissional que vai direcionar a equipe, incentivando a cooperação e desenvolvendo um plano de ação para atender as necessidades dos clientes e alavancar o negócio.
Vale ressaltar, que um líder de vendas apresenta algumas habilidades indispensáveis para orientar a equipe e tomar decisões assertivas. Confira as principais:
A Teoria dos Traços, em vigor desde a década de 40, acreditava que um bom líder já nascia com atributos indicativos que aquela pessoa seria ideal para exercer a liderança. Tais características consistem em: ter personalidade forte e habilidades intelectuais.
No entanto, essa teoria perdeu força ao longo dos anos e hoje já estamos cientes que a liderança pode ser adquirida por meio de hábitos, treinamentos e mudanças no comportamento.
Liderança é uma habilidade capaz de envolver e conduzir um grupo de pessoas, motivando-o a agir em busca de um objetivo comum. Com isso, é possível dizer que a ela é uma função exercida por alguém com habilidades e comportamentos que inspiram e encorajam seus liderados.
Existem diferentes tipos de liderança e elas estão diretamente ligadas à forma como cada gestor se relaciona com sua equipe. Nesse sentido, vamos conhecer os principais estilos de liderança das organizações atualmente:
A liderança autocrática, também conhecida como liderança autoritária, tem como foco principal o líder, que age de forma centralizadora e toma as decisões sozinho, sem consultar os demais membros da equipe.
A liderança liberal permite à equipe realizar o seu trabalho de forma independente, com pouca ou nenhuma interferência do líder. Dessa forma, colaboradores têm a liberdade para desenvolver suas habilidades criativas.
Ao contrário da liderança autocrática, onde o líder toma as decisões sozinho e os demais membros apenas executam, na liderança democrática, os membros da equipe tomam as decisões em conjunto com o líder.
Assim, a hierarquia existe dentro do grupo, porém, o líder atua como um membro da equipe sem autoritarismo e acatando a opinião dos outros colaboradores.
A liderança em coaching é um modelo que as empresas estão buscando atualmente. Nessa modalidade, o líder coaching é o profissional que vai motivar a equipe e trazer resultados positivos.
Esse líder é capaz de identificar pontos de melhoria dentro da equipe e encontrar as melhores capacitações para os colaboradores, visando sanar as necessidades de cada profissional dentro de determinada área de atuação.
A liderança situacional, teoria desenvolvida em 1969 por Paul Hersey e Ken Blanchard, consiste na habilidade do líder em atuar de acordo com o contexto em que se encontra e ser capaz de adaptar seu comportamento para diferentes situações.
Atualmente, no mundo corporativo não é necessário ter apenas conhecimentos técnicos para encontrar uma boa vaga no mercado. As chamadas soft skills tem se tornado um grande diferencial na hora de conseguir uma vaga no mercado.
E dentro do setor de vendas de uma empresa isso não é diferente. Portanto, um bom líder de vendas precisa ter algumas soft skills que vão agregar ainda mais no seu desempenho perante a equipe.
Saber se expressar de forma clara e objetiva em diversas situações é um ponto importante para quem vende. É preciso conquistar cada cliente, tirar suas dúvidas e conquistar sua confiança para chegar ao momento da venda.
Em um ambiente competitivo e estressante como é o universo das vendas, a inteligência emocional é uma soft skill que fará uma enorme diferença na hora de solucionar desafios e contratempos.
Saber ouvir o seu cliente é essencial para assimilar e compreender o que ele necessita. Desse modo, você vai conseguir entregar o que vai solucionar o problema dele naquele momento.
O vendedor é um profissional que vai ouvir muitos nãos no seu dia a dia. Como tal, ele precisa desenvolver essa soft skill para ajudá-lo a superar essas situações e se adaptar a elas.
Assim, ele conseguirá desempenhar um bom dia de trabalho, mesmo após ouvir algumas negativas dos clientes.
Um bom líder de vendas tem a habilidade de gerir bem o seu tempo, colocando em prática métodos e técnicas que vão influenciar, diretamente, na experiência de compra do cliente. Com isso, uma boa gestão de tempo irá refletir nas metas e resultados planejados para aquele período.
A principal responsabilidade do líder de vendas é orientar estrategicamente sua equipe. Nesse sentido, ele também tem a função de treinar os integrantes para que obtenham bons resultados e alcancem altos níveis de desempenho.
Outra atribuição importante de um líder de vendas é manter a equipe motivada, considerando que a motivação é responsável por manter um ambiente de trabalho mais leve, com menos pressão e proporcionar união e interação genuína entre o grupo.
O líder de vendas é um profissional que, além de habilidades técnicas, precisa possuir soft skills para desempenhar sua função de maneira eficaz.
Afinal, ele é o responsável por motivar a equipe para alcançarem bons resultados.
Inclusive, você sabia que existem quatro boas práticas para uma gestão de vendas de sucesso? Descubra quais são!