Branding: qual o DNA de sua empresa?
Pense por um minuto em marcas que fazem parte do seu dia-a-dia. Qual a razão de você ter lembrado algumas marcas e não outras? Por que essas marcas se mostram tão presentes na cabeça do mundo todo apesar de ter diversas concorrentes? Para responder a essas perguntas, temos que falar de Branding, também conhecido como Gestão de Marca.
A marca é o DNA de uma empresa e as gigantes do mercado souberam como trabalhar seu conceito de marca criando conexões com seu consumidor para se diferenciar de seus concorrentes.
Branding é um conjunto de estratégias e ações realizado por uma empresa visando criar uma identidade única e diferenciada para o seu produto ou serviço, tornando-a conhecida e consolidada no mercado.
O fortalecimento de sua marca na mente do consumidor é crucial no momento de decisão de compra de produtos e serviços.
Marca
Se o branding é um conjunto de ações e estratégias para tornar sua marca mais conhecida, precisamos definir o conceito de marca. Muitas pessoas pensam nessa palavra apenas como o logotipo da empresa, mas seu significado vai muito além.
Marca é toda a construção para torná-la única no mercado. Não apenas seu logo, seu slogan, suas cores, o nome da sua empresa. Tudo o que remete a ela é sua marca e será o seu diferencial no mercado para tornar o seu produto especial.
Sua percepção não depende apenas do modo como você a constrói, mas da percepção do seu consumidor. Pois sua marca cria sensações em seu consumidor no âmbito consciente e inconsciente e essa é uma das funções principais do branding.
Sendo assim, branding envolve:
🔵Criação de um nome, símbolo ou design distintivo
🔵Definição e divulgação dos valores, missão e propósito da marca
🔵Planejamento e ações que contribuam para percepções positiva da marca
🔵Processos bem definidos e executados que promovam o aumento da visibilidade da marca
Para ter uma boa estratégia de branding, você deve ter bem claro o posicionamento desejado para sua empresa no mercado e a percepção dos seus bens e serviços disponíveis ao consumidor. O primeiro passo para potencializar sua marca é conhecê-la profundamente.
As estratégias devem estar bem traçadas para definir exatamente o que é seu negócio atualmente e qual a visão do futuro da empresa. Assim, fica mais fácil definir qual será o seu público, as atividades desenvolvidas e o diferencial em relação aos concorrentes.
O processo deve começar de dentro para fora da empresa e envolve toda a cadeia de pessoas ligadas direta ou indiretamente a sua marca.
Com todo o processo interno extremamente alinhado, a proposta de valor se tornará mais clara para o consumidor, isso é, quais os benefícios que o seu público terá ao escolher a sua marca.
Sua empresa que definirá como ela se comunicará com seu público, portanto os seus “clientes internos” devem estar alinhados ao seu consumidor para saber exatamente quais ações e estratégias adotar para comunicar assertivamente.
Conquistar o persona exige o conhecimento de todas as características da sua marca, permitindo criar estratégias e ações corretas para conexões mais profundas.
Adotar a linguagem correta conforme o público, entender os locais em que seu público se encontra e pensar em conteúdos para que sua empresa conquiste autoridade no mercado, cuidando do alinhamento com a comunicação visual estão entre os pontos necessários para impactar os consumidores, sejam eles B2B ou B2C.
A conexão real com o consumidor
Simon Sinek criou a Teoria do Círculo Dourado e definiu: “As pessoas não compram o que você faz, elas compram o porquê você faz”.
Conquistar a mente dos consumidores é um trabalho árduo e exige estratégias muito bem traçadas para alcançar a aceitação de seu produto ou serviço no mercado. O seu público quer sentir uma conexão com sua empresa para entender o seu valor.
O consumidor está cada vez mais criterioso e as estratégias de venda foram reformuladas para atender as necessidades de um público. E as grandes marcas sabem se diferenciar de suas concorrentes.
A Louis Vuitton não vende apenas bolsas. Ela vende exclusividade, status e luxo. Quem compra uma bolsa da marca não compra apenas uma bolsa, mas uma Louis Vuitton, que será unicamente sua.
Essa é a diferença dessa marca para as demais, o seu valor agregado, que leva as pessoas a pagarem mais para adquirir o produto pela percepção de preço versus atributos percebidos. A valorização do produto supera a expectativa em relação aos benefícios funcionais.
Sua marca não tem que ser apenas conhecida, mas atrair as pessoas que se identificam com seu produto e serviço e impactar positivamente seu consumidor. Não dá para agradar a todos e seu púbico deve ser muito bem definido.
Fortalecimento da marca
Definir a imagem de sua empresa auxiliará no processo de fortalecimento da sua marca. Pense em seu negócio atualmente, como você o definiria? Essa pergunta deve ser respondida rapidamente por você e por seu persona.
Ter apenas alguns benefícios em produtos e serviços não torna você a melhor empresa do segmento.
Diversas empresas podem lançar aparelhos semelhantes ao Iphone e com uma bateria mais durável por um preço muito mais acessível, mas a Apple vende uma forma nova de se comunicar.
A empresa americana conseguiu se conectar com seu público de forma mais profunda, portanto ele não tem apenas clientes, ele possui seguidores fieis da marca que ficam em filas por dias para adquirir os produtos no dia do lançamento.
Consolidar uma marca no mercado não é um trabalho simples e rápido e renovar as mais antigas também demanda um pensamento mais amplo. Deve-se pensar no consumidor como um relacionamento e não apenas uma relação de compra.
Compreender o seu público é fundamental para entender como se tornar mais relevante no mercado para o consumidor pensar em sua marca antes do produto, como o caso da Gilette, que se tornou sinônimo de lâminas de barbear no Brasil.
Identidade visual
Para tornar sua marca única no mercado, ela deve possuir uma identidade particular que fique na mente do consumidor e provocando a lembrança da marca sempre que tiver contato com seus elementos característicos.
Não apenas reconhecer seus conceitos visuais, a marca deve remeter às experiências positivas para alcançar o público do âmbito emocional. Apenas ser lembrada não é o bastante para uma marca, ela deve transferir sentimentos para os consumidores como uma boa estratégia de branding.
Sua marca deve ser única em todos os aspectos para impactar o público e facilitar sua identificação. Criar e adotar uma identidade visual são fundamentais para a associação de sua marca na cabeça dos consumidores.
A identidade visual são os conjuntos de símbolos e elementos visuais que transmitem os valores da empresa para o cliente. O logotipo, paleta de cores, fontes, materiais gráficos – toda a parte visual que compõe a identidade da empresa.
Em uma sociedade extremamente visual, as criações gráficas adotadas por uma marca serão o ponto de contato dos consumidores com seus produtos e serviços. A fácil identificação é primordial para facilitar a conexão nos mais variados locais.
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Redação: Comunicarte
Escrito por: Léia Santana. fundadora e CEO da Comunicarte, jornalista com mais de 20 anos de atuação em estratégias de comunicação e marketing para empresas B2B.
Publicado em 11.10.17
Atualizado em 18.09.24