Assessoria de Comunicação, Imprensa ou Marketing? Entenda a Diferença
É bem comum haver confusão entre os termos assessoria de comunicação, imprensa e marketing, mas de uma coisa ninguém tem dúvida: independentemente do tamanho da sua empresa, ela precisa se comunicar com o público, não é mesmo?
Para facilitar, trouxemos aqui as diferenças importantes e significativas entre essas áreas que podem auxiliar o seu negócio.
Se você está buscando uma maneira eficaz de aumentar a visibilidade da sua empresa, é essencial entender qual é o tipo de assessoria mais adequada para ela.
Neste artigo, vamos explorar as diferenças entre assessoria de comunicação, imprensa e marketing, e ajudar você a entender qual é o mais apropriado para as necessidades da sua marca. Confira!
O que é assessoria de comunicação?
A assessoria de comunicação, geralmente, é formada por bacharéis em comunicação social. Ela é a responsável por promover uma comunicação eficiente e estratégica entre uma empresa, instituição ou figura pública com seus públicos de interesse.
Essa comunicação pode ser realizada de diversas formas, como através de veículos de imprensa, redes sociais, eventos, e-mails institucionais, etc.
Para ficar mais claro, pense na seguinte situação:
Uma influencer famosa resolve lançar sua própria marca de maquiagem.
Este é um produto novo e, para ser bem recepcionado pelos consumidores, um dos primeiros passos é criar um plano de comunicação para promovê-lo.
O plano de comunicação incluirá estratégias de imprensa, redes sociais, eventos e outras formas de divulgação que podem aumentar a aceitação dos produtos.
Essa assessoria também estará pronta para gerenciar possíveis crises de imagem que possam ocorrer durante o lançamento.
Agora ficou fácil, não é mesmo?
A assessoria de comunicação é essencial para empresas e figuras públicas que desejam construir uma imagem positiva e sólida perante seus públicos.
Com uma assessoria eficiente e bem planejada, é possível fortalecer a marca e aumentar a visibilidade do seu negócio.
Qual é o trabalho de uma assessoria de comunicação para uma empresa?
As atividades de uma assessoria de comunicação podem variar, desde a elaboração de planos estratégicos até a execução de campanhas e a gestão de crises de imagem.
Listamos aqui as 5 principais atividades:
1. Planejamento de comunicação:
É responsável por elaborar um plano de comunicação que define objetivos, público-alvo, canais de comunicação e ações a serem realizadas.
Esse planejamento deve ser elaborado de acordo com as necessidades da empresa e com as características do mercado em que ela atua.
2. Relacionamento com a imprensa e com os colaboradores:
É a assessoria de comunicação a responsável por criar e manter um relacionamento com a imprensa, através do envio de releases, organização de coletivas de imprensa e acompanhamento de entrevistas.
3. Gestão de redes sociais:
Com a explosão do fenômeno da internet e o avanço das redes sociais, a assessoria de comunicação também tem o papel de gerenciar as contas da empresa nessas plataformas, produzindo conteúdo e interagindo com os seguidores.
4. Produção de conteúdo:
Pode produzir comunicados oficiais e conteúdo para diversos canais, como site, blog, redes sociais e materiais institucionais, etc.
5. Gestão de crises:
Ela deve estar preparada para gerenciar crises de imagem, agindo de forma rápida e eficiente para minimizar os impactos negativos para a empresa.
Além disso, ela também está pronta para agir em caso de crises, como problemas de qualidade ou reações negativas dos consumidores.
O que é assessoria de imprensa?
A assessoria de imprensa é formada por graduados em jornalismo ou relações públicas. Ela é responsável por estabelecer e manter relações positivas e amigáveis entre a sua empresa e a mídia.
O objetivo é criar oportunidades para que a empresa seja mencionada pelos jornais, revistas e programas de televisão de forma estratégica.
O trabalho de uma assessoria de imprensa envolve atividades como:
- Identificar oportunidades para que sua marca seja citada em eventos, datas comemorativas, trazendo novidades e mostrando as tendências do mercado;
- Elaboração de pautas interessantes sobre o seu negócio de forma que desperte o interesse dos jornalistas;
- Bom relacionamento com redatores, fornecendo informações úteis, respondendo questionamentos de forma rápida e eficiente;
- Monitoramento de mídia para saber quando a sua marca é mencionada e qual a opinião da imprensa sobre ela.
O relacionamento amigável com a mídia pode aumentar a visibilidade da sua empresa e dar mais credibilidade aos produtos ou serviços oferecidos.
Qual a importância do relacionamento com a imprensa para a empresa?
O relacionamento com a imprensa ainda é fundamental para o sucesso de qualquer empresa.
A imprensa tem um papel crucial na formação da opinião pública sobre os seus produtos ou serviços, além de ser uma fonte importante de informação para clientes.
Uma boa relação com a imprensa pode trazer diversos benefícios para a empresa. Listamos abaixo 3 deles:
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Aumento da visibilidade:
Através da cobertura positiva na imprensa, a empresa pode aumentar sua visibilidade e, consequentemente, atrair mais clientes e investidores.
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Credibilidade:
A opinião que a imprensa expressa consegue maximizar a credibilidade da empresa perante o público, já que boa parte dos consumidores considera a opinião da mídia imparcial e confiável.
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Posicionamento estratégico:
A assessoria de imprensa pode trabalhar junto à empresa para garantir que ela seja posicionada estrategicamente na mídia, como líder em seu segmento, referência em qualidade, inovação ou sustentabilidade, por exemplo.
O que faz uma assessoria ou consultoria de marketing?
A assessoria ou consultoria de marketing é responsável por ajudar empresas no desenvolvimento das estratégias mais eficientes de marketing.
Essas estratégias incluem desde a definição do público-alvo e posicionamento da marca, até a criação de campanhas publicitárias, gestão de redes sociais, análise de resultados e muito mais.
Pontuamos aqui algumas das principais atividades que uma assessoria ou consultoria de marketing pode oferecer:
- Análise do mercado e do público-alvo
- Definição da estratégia de marketing
- Gestão de redes sociais
- Análise de resultados, etc.
Uma empresa que encontra dificuldades em atrair clientes pode se beneficiar de um bom trabalho de assessoria de marketing. Quer saber como?
Se você se aprofundar nos dados de mercado e entender seu público-alvo, encontrará oportunidades para criar campanhas publicitárias mais eficazes, que certamente chamarão a atenção de seus potenciais clientes.
Tudo isso pode transformar a sua empresa em uma máquina de atração de clientes e fazer com que o seu negócio alcance o sucesso esperado.
Mas, e se eu quiser atrair clientes através das redes sociais? O tópico abaixo vai tirar todas as suas dúvidas. Confira!
Qual a diferença entre consultoria de marketing e a de marketing digital?
A consultoria de marketing e a consultoria de marketing digital são duas áreas importantes para empresas que desejam melhorar suas estratégias de marketing e alcançar seus objetivos de negócio.
Embora esses dois termos sejam frequentemente utilizados como se fossem a mesma coisa, há diferenças significativas entre eles que precisamos considerar…
A regra geral é que a consultoria de marketing se concentra em estratégias mais amplas, como publicidade off-line, segmentação, posicionamento de marca e criação de campanhas publicitárias.
Enquanto a consultoria de marketing digital é mais específica às estratégias que utilizam canais digitais, como redes sociais, e-mail marketing, SEO e outros.
Algumas atividades como desenvolvimento de estratégias de SEO, gestão de redes sociais, campanhas de anúncios online são tratadas pela consultoria de marketing digital.
Empresas que, por exemplo, desejam melhorar sua presença online optam por uma consultoria em marketing digital, com profissionais que dominam as ferramentas como redes sociais, mecanismos de busca, blog, websites, técnicas de persuasão, etc.
Já uma empresa que pretende definir o branding da marca precisará de um consultor em marketing para estabelecer seu posicionamento.
Considerações finais
É importante dizer que, embora diferentes, ambas as áreas podem trabalhar em conjunto para criar uma estratégia de marketing integrada e eficiente.
Independentemente da sua escolha, contar com profissionais especializados e experientes pode ser fundamental para atingir seus objetivos de negócio.
A Comunicarte é uma assessoria de comunicação e marketing que, há mais de 15 anos, auxilia seus clientes a alavancar as vendas através de estratégias eficazes.
Para ter ótimos resultados veja qual é o mapa da comunicação estratégica da sua empresa.