Gerenciamento de redes sociais: entenda realmente o que é e como fazer
Apesar de há algum tempo não ser mais novidade encontrar empresas que investem em redes sociais como estratégia de Marketing Digital, aliás, de acordo com a pesquisa Social Media Trends, 92,1% delas estão lá, muitas ainda não sabem como fazer o Gerenciamento de Redes Sociais.
Se você chegou até aqui, muito provavelmente é porque tenha ouvido falar sobre o termo, mas tem dúvidas sobre o seu real significado. Acertamos?
Então acompanhe o nosso post e saiba tudo sobre a estratégia e de que formas ela pode ser usada para que sua empresa ganhe visibilidade, conquiste clientes e aumente as vendas.
O que é Gerenciamento de Redes Sociais?
Muito mais do que criar, programar e publicar posts, o Gerenciamento de Redes Sociais significa fazer a gestão de uma página de forma estratégica, o que demanda posicionamento, planejamento de ações para se desenvolver um cronograma, desenvolvimento de conteúdos relevantes e mensuração de resultados.
E, para isso, os negócios podem contar com profissionais e agências especializados, os quais irão guiar as ações de forma a se alcançar bons resultados. E, se você acha que isso é uma exclusividade de grandes empresas, saiba que as PMEs também podem ser beneficiadas, já que há custos acessíveis para a prestação de serviço de gerenciamento de redes sociais.
Os benefícios são que com um direcionamento correto das campanhas e ações, de forma com que mostrem uma imagem positiva do negócio, se ganha visibilidade, fortalecimento de marca e, consequentemente, novos clientes.
Como definir a melhor rede para minha empresa?
Com tantas redes sociais disponíveis, muito provavelmente você esteja se perguntando qual delas seria a mais válida para o seu caso em específico.
Primeiramente, saiba que não é necessário que sua empresa esteja presente em muitas delas, é mais importante que foque naquelas onde se concentra o seu público e realize um bom trabalho. Começa aqui o trabalho de gerenciamento de redes sociais.
E o primeiro passo para saber qual o caminho a se tomar é compreendendo quem é o a sua persona, ou representação semi fictícia do cliente ideal. Isso pode acontecer a partir de conversas e entrevistas com os atuais clientes, por exemplo, para se conseguir dados sobre o perfil, como idade, profissão, cargo e preferências.
Independentemente de quem seja o seu público, uma rede social na qual não se pode deixar investir é o Facebook. Essa é rede mais utilizada do mundo e tem uma grande abrangência de público. Portanto, as chances de seu público estar lá é enorme!
Já para as outras redes sociais, como Instagram, You Tube, Snapchat e Linkedin, é válido fazer uma análise do público que as frequenta, verificar se ele se encaixa dentro do perfil do seu negócio e, a partir daí, começar a realizar testes.
E sua empresa não tem nada a perder testando! Afinal, criar uma página nas redes sociais é gratuito e, caso seu potencial cliente não esteja lá, vale a experiência. Além disso, dificilmente isso acontecerá nos casos em que a persona está bem definida.
O que postar e com qual frequência?
Essa resposta depende de alguns fatores. Primeiramente, depois de verificar a persona do seu negócio, é importante definir quais são os objetivos para se poder montar uma estratégia eficiente de postagens.
Eles podem ser, por exemplo, a divulgação e o fortalecimento de marca, atuar com um canal de comunicação com o cliente, educação por meio de conteúdos relevantes e vendas.
É possível atuar em mais de um objetivo, mas um deles precisa ser o carro-chefe das ações em determinado período. Assim que ele for cumprido, os esforços podem passar para uma próxima etapa.
Depois de levantar as metas a serem alcançadas, os formatos de postagens podem variar, sejam elas feitas de texto e imagem, vídeos, GIFs animados, links para blogposts ou notícias.
O importante é que sejam bem elaboradas e, de alguma forma, agreguem valor aos seguidores, para que eles continuem seguindo suas redes sociais e interagindo com elas.
Horários de Postagens
Já sobre os horários de postagem, ele varia de empresa para empresa. Isso pode ser verificado dentro do painel administrativo de cada rede social, o qual mostra em que horários os usuários mais interagem com a sua página.
Porém, cada rede social possui seus dias e horários nobres, e também a frequência indicada para postagens. Veja quais são eles em três importantes redes:
- Facebook: terças e quartas são os dias de maior audiência. O melhor horário para postar é das 11h às 12h. O ideal é de um a dois posts por dia;
- Instagram: os dias mais movimentados nessa rede são sextas-feiras e sábados. Seu maior pico é nas sextas, entre às 19h e às 20h. O indicado é postar uma a duas vezes por dia;
- Twitter: os maiores índices de seguidores na rede estão nas terças-feiras, entre 23h e 24h, e nas quartas, das 21h às 22h. É sugerido fazer de quatro a cinco tweets por dia.
Quais as regras básicas para interação em redes sociais?
Primeira delas, não deixe de interagir com os seus seguidores em hipótese nenhuma! Sejam aqueles que apresentam alguma dúvida, precisam de informações, fazem um elogio, ou realizam de algum tipo de reclamação.
Nesse último caso, principalmente, é essencial dar respostas e, além disso, oferecer soluções personalizadas para cada tipo de problema.
Apesar do esforço que isso demanda, pois alguém precisará ficar responsável por verificar e responder à comentários e mensagens, ele valerá a pena, já que são seus potenciais clientes ou clientes que voltarão a fazer negócio com você que estão lá. Afinal, você não quer perder ninguém para a concorrência, não é mesmo?
Só tem resultados quem investe dinheiro nas redes sociais?
Apesar de o alcance orgânico ser bastante reduzido, como é o caso do Facebook, em que esse que gira em torno de 2%, é possível, sim, criar postagens que auxiliam na visibilidade e interação gratuita com os usuários. Veja 3 delas:
Faça perguntas
Quem questiona, espera uma resposta. Ou seja, instigue os usuários das suas redes sociais a interagirem, fazendo perguntas sobre algum tema relacionado ao seu negócio. Elas podem ser um comparativo entre produtos, relacionadas a alguma experiência, divertidas, entre outros estilos.
Aposte em vídeos
Eles são os campeões do engajamento! E, em 2018, serão uma grande tendência do Marketing Digital. Não são necessários vídeos com grandes produções, mas eles devem ser bem planejados para terem as visualizações esperadas.
Use imagens
As imagens ajudam a reforçar a identidade de uma marca. Além disso, chamam muito mais atenção do que postagens somente com texto, concorda? Um exemplo é o Facebook. Dados mostram que 93% das publicações mais engajadas contam com imagens e há 104% mais comentários em posts visuais.
Como avaliar os resultados?
Tão importante quanto realizar todo o planejamento de postagens e colocá-lo em prática, é medir os resultados das ações. Assim sua empresa saberá como está o andamento do trabalho, se as metas estão sendo atingidas, que tipos de posts estão tendo mais sucesso e quais precisam ser reavaliados.
E como os resultados podem ser mensurados? Além dos painéis de gerenciamento das redes sociais, os quais oferecem dados sobre os usuários e as publicações, há uma série de plataformas gratuitas e pagas nas quais sua empresa pode investir. Dois exemplos são o Google Analytics e o Facebook Insights.
Importante
Vale salientar que no marketing digital, tudo é muito dinâmico e as mudanças nas principais ferramentas acontecem com frequência, por isso, é sempre importante estar atento às alterações nas redes sociais para que os resultados sejam contínuos.
Esperamos que esse artigo tenha ajudado você a entender melhor o que é Gerenciamento de Redes Sociais. Quer saber mais sobre o assunto? Sabe o que é e o que as Hashtags pode fazer pelo seu negócio? Conheça aqui a eficiência dessa estratégia.