O TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) deliberou que empresas não podem indexar no Google o nome de empresa concorrente em suas campanhas de busca de palavra chave como, por exemplo, nos anúncios disponibilizados pelo Google Adwords.
O caso ocorreu com uma empresa que comprou a palavra “Neocom”, mesmo sabendo que era o nome de um produto da concorrência. Na ação judicial a empresa foi condenada a pagar uma indenização de R$15 mil e foi obrigada a tirar a palavra de suas campanhas. Em sua defesa a organização alegou que o termo “Neocom” poderia ser um nome genérico, popularizado, como por exemplo quando as pessoas usam o termo Bombril para falar de palha de aço. Os argumentos não foram aceitos pelo desembargador e a condenação foi mantida em primeira instância.
Apesar de ser um caso isolado, a decisão abre caminho para as empresas que se sentirem lesadas tendo o nome de sua marca ou produto utilizado pela concorrência a procurarem a justiça para barrar o uso.
Algo interessante de ser levantado é que o Adwords proíbe o uso de marca concorrente em alguns países, mas não aqui no Brasil. Não é necessariamente liberado, mas como não existem as restrições, acaba valendo o bom senso, o que muitas vezes se torna algo complexo de ser resolvido.
Apesar de a estratégia ser polêmica, usar o nome de concorrentes para ajudar a aparecer em uma boa colocação no Google Adwords é uma prática considerada comum entre muitas empresas. Não é raro buscarmos um produto ou serviço de uma empresa específica no Google e encontrarmos uma marca concorrente posicionada, muitas vezes, em posição de mais destaque do que a própria empresa pesquisada.
Primeiro é necessário planejar e ter claro quais são seus objetivos e metas com aquela campanha. Feito isso, é hora de pesquisar – e pesquisar muito – lembre-se que a busca é feita pelo seu público alvo e não por você, ou seja, é necessário pensar como o seu público pensaria e quais termos seriam buscados e quais palavras seriam usadas. Pesquise sobre termos correlatos ao que você está pensando em usar como palavras-chave, caso não tenha nenhuma aplicação que faça isso, você pode usar o Google Keyword Planner, que é uma ferramenta gratuita do próprio Adwords.
É essencial para sua campanha, e também seu bolso, que você faça segmentação por geolocalização. O seu negócio pode vender produtos ou prestar serviços apenas para uma região do país, então é uma medida básica limitar a sua campanha apenas para pessoas daquela região. Você pode também vender para o país inteiro como, por exemplo, um ecommerce, porém pode segmentar as campanhas para regiões onde as vendas não estão satisfatórias e assim começar a ter uma performance maior. O planejamento da segmentação geolocalizada é uma etapa fundamental em campanhas de Adwords.
Hoje em dia as pessoas se conectam de diversas maneiras, por smartphones, notebooks, tablets e desktops, dessa forma, é necessário levar isso em consideração no momento em que estiver desenvolvendo sua campanha. É interessante observar os sistemas operacionais utilizados, há diferenças entre usuários do Android e IOS, por exemplo, isso também deve ser colocado na mesa no momento do planejamento.
Não foque apenas no que você quer ser associado, mas também nas palavras que a sua empresa não deve aparecer. Nesse caso a lógica é inversa, enquanto na primeira ação você escolhe termos correlatos ao que você quer associar sua marca, aqui você deve buscar palavras negativas ao seu propósito ou termos que podem ser dúbios e confundir a lógica no algoritmo do Google.
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