Email Marketing gera resultados?
O fim do Email Marketing já foi cogitado inúmeras vezes. Alguns acreditam, por exemplo, que a ferramenta é coisa do passado, pois há outras mais atuais, como as redes sociais e os blogs. Porém, a verdade é que a estratégia continua funcionando, e bem, para empresas que a utilizam da forma correta.
Para você ter uma ideia, segundo dados do portal Statista, teremos 2,9 bilhões de pessoas usando emails em 2019, ou seja, um terço da população mundial. Somente com essas informações dá para ter uma ideia do alcance que um email marketing pode ter, não é mesmo? E, entre tantos usuários, sem dúvidas estão muitos dos seus clientes.
Se você ainda tem dúvidas sobre os resultados que a ferramenta pode trazer para sua empresa ou quer mais informações a respeito, não deixe de acompanhar o nosso post!
O que é Email Marketing?
Toda ação que visa a comunicação e o relacionamento com os contatos ou clientes de uma empresa via email pode ser definida como Email Marketing. As campanhas, as quais em geral contam com serviços de disparo, podem ser feitas em formato de texto ou HTML.
Os assuntos envolvem a divulgação de conteúdos, promoções, novidades, e tudo o mais que for interessante ao público que irá receber. Mas, engana-se quem pensa que o Email Marketing é somente uma ferramenta para venda. Na realidade, seu principal objetivo deve ser o de criar boas relações que, no tempo certo, levem ao fechamento de negócios.
Quais as vantagens do uso da estratégia?
Como dissemos, o Email Marketing ainda é visto por algumas pessoas como uma coisa sem utilidade, um sinônimo de spam e comunicação intrusiva.
Porém, com a evolução das ferramentas de automação de marketing, que auxiliam na entrega do conteúdo certo, para a pessoa certa e na hora certa, ele se tornou uma ferramenta que auxilia de forma significativa no crescimento das empresas. Veja algumas de suas vantagens:
Grande alcance
Além do elevado número de usuários, os emails concentram todas as outras atividades realizadas por eles em outros canais e também em seu relacionamento cotidiano com clientes e outros contatos. Ou seja, faz parte de sua rotina diária e, portanto, não deve ser ignorado.
Formato flexível
Os Emails Marketing são muito versáteis, pois podem ser elaborados de diversas maneiras, contendo templates, elementos gráficos, imagens, gifs, links que levem para outras páginas da internet ou somente texto. Ou seja, há formatos para todos os estilos e objetivos.
Potencializa relacionamentos com clientes
Por meio de campanhas de Email Marketing, o relacionamento com potenciais clientes vai se estreitando até que se estabeleça uma relação de confiança e identificação com a marca. Quando isso acontece, mais cedo ou mais tarde eles terão vontade de fazer negócios com a sua empresa e se lembrarão dela quando precisarem de seus produtos ou serviços.
Ótimo custo benefício
Uma das grandes vantagens da ferramenta é o baixo investimento para se criar campanhas. Para começar a investir, é necessário somente um domínio, uma plataforma de Email Marketing e um profissional para executar a estratégia. E o melhor, sua empresa não compromete o orçamento e ainda tem a possibilidade de gerar um bom volume de receita.
Permite a mensuração de resultados
Campanhas de Email Marketing são muito fáceis de mensurar, aliás, há inúmeras soluções disponíveis para essa finalidade. Dessa forma, é possível acompanhar métricas como taxa de abertura, número de cliques, taxa de rejeição e de conversão. Tudo isso para mostrar se as campanhas estão no caminho certo e o que precisa ser melhorada para aumentar os resultados.
Quais os principais tipos de email marketing?
Antes de mostrarmos como montar campanhas que gerem bons resultados, é importante que você saiba quais são os tipos de email que uma empresa pode, e deve, enviar. São eles:
- atualização de blogs, principalmente no começo do relacionamento com os potenciais clientes. Assim sua empresa mostra seus valores e, com bons conteúdos, começa a conquista;
- newsletters, as quais mostram notícias relacionadas à empresa e ao mercado em que ela atua;
- convites para eventos, os quais devem ser elaborados com informações claras e chamativas, fazendo com que o usuário tenha vontade de comparecer e saiba como fazê-lo;
- nutrição de leads, ou potenciai clientes, por meio de conteúdos relevantes ao estágio da jornada de compra em que cada um se encontra, para que o relacionamento flua por todo o funil de vendas.
Como criar ótimas campanhas?
Esperamos que o nosso artigo esteja ajudando você a compreender melhor quais as vantagens do Email Marketing para os resultados da sua empresa. Está com vontade de começar a colocar a estratégia em prática? Confira o passo a passo para criar campanhas que tragam ótimos resultados:
Defina seu objetivo
Antes de qualquer coisa, a primeira providência a se tomar é definir o objetivo da campanha e incluí-lo durante todas as etapas do processo. Dessa forma, ficará muito mais fácil mensurar os resultados que a estratégia rendeu e como se pode ter mais sucesso.
Segmente o público
Na maioria das vezes, um formato de Email Marketing enviado para um tipo de público, como mulheres jovens, por exemplo, não terá o mesmo efeito para homens mais velhos. Isso porque, obviamente, eles têm interesses diferentes! Por isso, de nada adianta criar uma campanha com ótimos recursos visuais se o conteúdo não desperta o interesse.
Uma regra fundamental para o sucesso das campanhas de Email Marketing é, portanto segmentar o público a partir do sexo, idade, localização, interesses e estágios de compra em que cada um se encontra.
Ofereça conteúdos de valor
Assim como a sua empresa, a concorrência também está investindo em Marketing digital e em campanhas de Email Marketing. E, muitas vezes, elas vão para a mesma caixa de entrada. O que fará diferença na atenção dispensada pelo usuário será, sem dúvidas, a relevância do conteúdo que cada contato oferece.
Por isso, é essencial criar conteúdos relevantes, que criem no potencial cliente a vontade de continuar o relacionamento e visitar o seu site. Nesse caso, o indicado é utilizar uma linguagem simples e pessoal, sem apelos e nem termos muito técnicos.
Invista no design
Tão importante quanto os bons conteúdos é o design de um Email Marketing. Ele é responsável por despertar a atenção, causar impacto visual , garantir que a mensagem seja aberta e o usuário tenha vontade de continuar a leitura. Portanto, não deve ser deixado em segundo plano no conjunto de ações.
Mensure os resultados
Como comentamos, uma das vantagens da ferramenta é a mensuração de resultados de forma precisa. Depois de traçar os objetivos, segmentar o público, criar e enviar os emails, é fundamental saber quais as ações que despertaram mais interesse, se as metas foram realmente cumpridas e que caminhos tomar no futuro.
Com esses passos, é possível montar campanhas de Email Marketing eficientes, que encantem, conquistem, retenham clientes e, consequentemente, aumentem suas vendas e o faturamento.
A estratégia de emails dentro de um planejamento de marketing de conteúdo pode gerar excelentes resultados. Quer saber mais sobre o poder do conteúdo? Clique aqui.
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