O Que É Persona e Qual o Seu Papel Para o Marketing Digital?
Uma boa estratégia de Marketing Digital não existe sem a definição do público a quem se destina. Compreender quem é o potencial cliente, ou seja, a persona de uma empresa permite a orientação de ações e conteúdos que realmente auxiliarão em sua conquista.
Porém, análises amplas e genéricas não são eficientes. É preciso definir, a partir de uma série de características, uma representação do cliente ideal, ou a persona de cada negócio, para quem todo o trabalho será direcionado.
Se você chegou até aqui, possivelmente seja porque já ouviu falar sobre persona, porém tem dúvidas sobre o significa, quais são os seus benefícios e como criar uma na prática. Acertamos?
Então acompanhe o nosso post, pois ele é o conteúdo certo para você!
Afinal, o que é persona?
Uma persona é a representação semifictícia do seu cliente ideal. Ela se baseia tanto em dados reais, como região, qualidades e características, quanto na criação de uma história pessoal, contendo necessidades, dores, motivações e desafios.
Podemos definir a persona como um personagem criado para ajudar os negócios a compreenderem melhor quem é o seu cliente e o que ele precisa. E, se você acha que é a mesma coisa que público-alvo, saiba que são duas coisas bem distintas.
Para exemplificar, vamos ao público-alvo de uma marca de moda:
- Elas são mulheres entre 25 e 50 anos que moram nas capitais brasileiras. Gostam de se vestir bem e pesquisam muito na internet sobre tendências. Ganham entre R$2.000,00 e R$25.000,00.
Já a persona seria assim:
- Amanda, 30 anos, é formada na universidade e atua em uma empresa. Casada e com filhos. Gosta de se vestir bem, mas tem dificuldades em montar suas próprias produções, por isso procura mais informações sobre o assunto. Seu objetivo é ter mais conhecimento sobre o mundo da moda e começar a aplicá-lo na prática.
Deu para perceber a diferença? Ao contrário do público-alvo, a persona é como alguém real, a qual tem particularidades. Ela possui características mais ricas e conclusivas, as quais facilitam a criação de estratégias personalizadas de Marketing, afinal se sabe exatamente com quem se está falando.
Como usar a persona dentro da estratégia de marketing digital?
Todas as estratégias desenvolvidas dentro do marketing digital são voltadas para a persona. Ou seja, sem a persona, o marketing digital não existe.
Quando a organização tem definido qual a sua persona ideal, é possível fazer a divulgação correta da marca e atrair potenciais clientes para o negócio.
Definir a persona é essencial para atingir os potenciais clientes e não falar com pessoas que não estejam interessadas no produto.
Além disso, existem outros motivos importantes pelo qual as empresas devem definir suas personas:
- Definir o conteúdo que a empresa deve criar para atingir a persona;
- Definir o tom de voz que será utilizado;
- Auxilia na criação das estratégias do marketing digital;
- Auxilia a identificar onde estão localizados os clientes em potencial (tanto offline quanto online, como em quais redes sociais, por exemplo).
Portanto, em primeiro lugar, é necessário definir a persona e criar ações que vão impactá-la de forma positiva, resultando no consumo e em uma ótima experiência para o cliente.
Toda comunicação realizada diretamente para a persona, deve levar em consideração o perfil do cliente e o que ele deseja ouvir.
Por exemplo, ao utilizar as redes sociais para divulgar um produto ou serviço, a empresa deve aplicar uma linguagem que esteja de acordo com o perfil do cliente.
Nesse ponto, também é importante definir se a linguagem terá jargões, gírias, ou se vai ser mais formal, por exemplo.
Levando isso em consideração, é possível entender que, todas as estratégias criadas pela empresa, serão voltadas para o perfil de cliente ideal. Pois assim, existem mais chances de o cliente adquirir o produto ou serviço oferecido.
Quais são os tipos de persona?
Como vimos, as personas são essenciais no desenvolvimento das estratégias do marketing digital dentro de uma organização.
Por isso, mais do que saber o que é persona, é necessário saber quais tipos de personas existem. Veja quais são, a seguir:
1 – Buyer persona
Este é o modelo de persona mais conhecido no marketing digital. A buyer persona representa o comprador ideal da organização. Através dela, é possível identificar o comportamento, as dores e os objetivos do consumidor final.
A partir da definição da buyer persona, a organização consegue direcionar os seus esforços para as ações que vão gerar um impacto positivo no cliente e que aumentem as chances de vendas.
Para entender qual a buyer persona de um respectivo modelo de negócio, é necessário desenvolver uma pesquisa de mercado, em que será realizado entrevista com diversas pessoas.
Desta forma, será possível identificar o perfil de cliente interessado no produto.
2 – Audience persona
A audience persona retrata o perfil dos usuários que consomem os conteúdos das empresas por meio de plataformas digitais.
Em alguns casos, o perfil de clientes que consomem no meio digital, não é o mesmo perfil de clientes que visitam os estabelecimentos físicos.
Portanto, é necessário identificar o perfil dos usuários que visitam as plataformas on-line e criar as estratégias de comunicação adequadas para atingir esse público.
3 – Proto persona
Podemos dizer que a proto persona antecede a buyer persona, isto porque, a proto persona é criada em um brainstorming pelas pessoas que fazem parte da organização e não por meio de dados externos.
Dessa maneira, será possível ter uma prévia das características principais do cliente. E a partir desses dados, será desenvolvido um perfil que esteja mais próximo da persona.
4 – Brand persona
Por último, vamos falar sobre a brand persona. Ela é responsável por representar o perfil da organização.
Pode parecer um esforço sem sentido, porém essa é uma estratégia que ajuda a humanizar e aproximar a marca dos consumidores.
Com esse perfil, a organização vai mostrar aos clientes quais são os valores e visão que ela acredita. Além disso, ela demonstra a forma que a marca será vista pelo público.
Para desenvolver o perfil ideal da brand persona, a organização precisa avaliar os seguintes aspectos:
- De qual forma ela gostaria de ser vista pelos consumidores?
- Quais características a empresa teria se ela fosse um ser humano?
Por meio da brand persona, a companhia terá uma relação mais próxima com o cliente final e ainda uma vantagem diante dos consumidores presentes no mercado.
Benefícios de criar uma persona
Pelo que mostramos até aqui, é provável que você já tenha uma noção sobre a importância de contar com uma persona para o sucesso das estratégias. Mas, para ficar ainda mais claro, confira mais alguns benefícios:
Facilita a linguagem utilizada pela empresa
A partir do momento em que se cria uma persona, tanto o tom de voz quanto a linguagem usada na comunicação se tornam muito mais fáceis de serem definidos.
Por exemplo, nas campanhas de e-mail marketing e nas chamadas para redes sociais, é possível pensar em um consumidor específico e elaborar conteúdos apropriados a ele.
Indica as redes sociais mais apropriadas
A persona tem gostos, preferências e particularidades. Entre elas, estão suas redes sociais preferidas. Nesse caso, é possível investir naquelas que realmente trarão resultados por contarem com uma audiência qualificada.
Ajuda a definir palavras-chave
No momento de utilizar estratégias de SEO, que tem como um dos principais processos o uso de palavras-chave, ela é fundamental.
Isso porque, ao detectar seus interesses, é possível definir as palavras mais apropriadas para o rankeamento nos mecanismos de busca.
Direcionamento em mídias pagas
Quando se investe em anúncios pagos, como os do Google Adwords ou do Facebook Ads, é possível segmentar o público de diversas formas. E, contar com uma persona é essencial para que as estratégias sejam mais assertivas.
Como criar uma persona?
Pode ser que agora você esteja interessado em criar a sua persona na prática, pois acredita que esse pode ser o passo que faltava para iniciar ou otimizar as estratégias de Marketing Digital que, muito possivelmente, não estão trazendo bons resultados.
Confira como criá-la:
Responda perguntas
Para começar a conhecer a sua persona, você deve responder a uma série de questões sobre os seus clientes. E, quem poderia ajudar você nessa tarefa senão eles próprios? Por isso, converse com o seu público e descubra quais são suas dores, necessidades, insatisfações e as soluções que procuram.
Essa entrevista ajudará sua empresa a pensar de que forma pode impactar de forma positiva na vida dessas pessoas.
Além disso, é possível realizar estudos de mercado, compostos, por exemplo, de formulários destinados a visitantes de um site. Pesquisas online também são eficientes para segmentar melhor a sua audiência.
Analise os dados
Com as informações sobre os seus clientes em mãos, é hora de analisar os dados para encontrar características em comum, as quais envolvem os problemas, as reclamações e as soluções mais citadas.
Depois disso, comece a elaborar as personas. Elas podem ser divididas em grupos diferentes, e não há um número mínimo e nem máximo.
Mas, caso sua empresa conte com três representações diferentes do cliente ideal, por exemplo, o indicado é contar com uma estratégia distinta para cada uma delas.
E, apesar de não haver uma quantidade padrão, o ideal é que uma empresa não tenha muitas personas, já que como as estratégias devem ser diferentes para cada uma delas, há um gasto maior elevado tanto de tempo quanto de orçamento.
Estruture a persona
O terceiro passo deve ser o de organizar e estruturá-la. Seja no papel ou em documento do Word, o importante é incluir todos os detalhes sobre ela como se fosse uma pessoa real.
Para isso, você deve criar um nome, uma idade, uma profissão e uma rotina. Além disso, comente sobre seus problemas, preferências e objetivos.
A partir daí, não deixe que ela fique esquecida em qualquer que seja a estratégia, pois sua empresa estará realmente falando com seres humanos, os quais lerão os conteúdos, se comunicarão com a empresa e, caso fiquem satisfeitos, comprarão os seus produtos.
Alinhe as personas com a jornada de compra
Depois de definir quem elas são, é hora do Marketing começar a criar estratégias de relacionamento direcionadas a cada etapa da jornada de compra do cliente.
Dessa forma a comunicação será, sem dúvidas, mais eficiente e adequada, pois chegará ao consumidor certo e no momento exato.
Como você viu, investir na criação de uma persona para sua empresa irá ajudar em uma melhor percepção dos seus potenciais clientes sobre ela.
Isso porque eles se sentirão próximos e valorizados, confiarão no seu negócio e, mais cedo ou mais tarde, se tornarão clientes reais, aumentando suas vendas e faturamento.
Agora que você já sabe como criar uma persona, você precisa conhecer o passo a passo para criar uma estratégia de marketing digital de sucesso: clique aqui e confira!
Ficou com alguma dúvida sobre como desenvolver uma persona para sua empresa? Nós podemos te ajudar! Escreva aqui nos comentários.
Publicado em 1 de março de 2018.
Atualizado em 20 de janeiro de 2021.