Confira nesse post tudo o que é necessário saber antes de contratar uma agência de Marketing Digital para desenvolver as estratégias do seu negócio.
Você tem um time de Marketing dentro da empresa, mas pretende terceirizar alguns serviços, ou quer começar a investir na internet, porém não sabe ao certo como escolher uma agência de Marketing Digital que se adeque aos seus objetivos?
Então chegou ao lugar certo! Entenda como funcionam as agências e conheça alguns pontos essenciais que você precisa observar para fazer a melhor escolha.
As agências de Marketing Digital surgiram a partir da necessidade do mercado online. Com a chegada da internet, em que o perfil do consumidor mudou e ele começou a consumir cada vez mais produtos e serviços por meio da rede, um novo leque para a divulgação de empresas se abriu. E com ele apareceram as primeiras agências.
Elas são responsáveis por tornar os clientes conhecidos no ambiente digital e, portanto, devem ser especialistas em relacionamento pela internet. Entre os seus objetivos estão aumentar a visibilidade e a credibilidade das marcas para que vendam e faturem mais.
É importante lembrar que nem todas as agências são iguais. Algumas oferecem estratégias completas de Marketing Digital e outras são segmentadas em alguns canais, como as redes sociais ou Marketing de Conteúdo, por exemplo.
Mas, independentemente disso, devem ter alguns fatores em comum que demonstrem seu profissionalismo e competência. E é isso que você vai conferir agora!
Assim como uma análise de mercado e concorrência deve ser feita antes da compra de qualquer produto ou serviço, o mesmo deve acontecer antes de contratação de uma agência de Marketing Digital.
E, no momento em que você for fazer isso, observe as seguintes questões:
Antes de qualquer coisa, analise a sua empresa. No caso dela já contar com uma equipe de Marketing, observe quais são os seus objetivos a curto e médio prazo e, a partir daí, pense em quais estratégias são mais interessantes de serem executadas internamente e aquelas que devem ser terceirizadas.
E, se ainda não faz a divulgação do seu negócio na internet (o que é cada vez mais raro!) estabeleça, a partir de um planejamento, qual o objetivo com o trabalho de Marketing Digital.
Com essas informações, é mais fácil procurar aquela agência que mais se enquadra ao perfil, pois irá oferecer exatamente os serviços que sua empresa procura. Além disso, a partir dos objetivos, é possível descobrir se é necessário uma empresa de grande porte ou somente uma consultoria, por exemplo.
Há empresas que preferem ter um contato mais presencial com seus contratados, ao passo de outras que não possuem exigências em relação a isso. Nesse caso, veja quais são as preferências e necessidades de sua empresa e, a partir daí, comece a pesquisa.
Quando falamos em histórico, isso não quer dizer que uma empresa com 20 anos seja melhor do que uma fundada há dois anos. Isso porque a mais antiga pode não estar atualizada e, por outro lado, a mais nova pode não ter tanta experiência.
Então o que deve ser pesquisado, afinal? Veja quais os serviços oferecidos pela empresa e como ela evoluiu ao longo do tempo, suas certificações e parcerias, as possíveis premiações recebidas e sua reputação no mercado por meio de notícias na mídia ou avaliações em redes sociais.
Outro ponto importante é observar se a agência participa de sindicatos e associações, como a Associação Brasileira dos Agentes Digitais (ABRADI). Para o cliente, isso traz a segurança de que a empresa é formalizada, se preocupa em adquirir novos conhecimentos e compartilhar experiências.
No momento de contratar uma agência de Marketing Digital, um dos principais pontos a se avaliar é o seu portfólio e os cases de sucesso. Você pode acessá-los, normalmente, no site dessas empresas, mas caso não encontre ou tenha alguma dúvida, não hesite em solicitar.
A partir desses materiais, você pode verificar os resultados já alcançados com outros clientes e se a agência tem alguma experiência com o seu segmento, o que é muito interessante, pois já estará mais familiarizada com a comunicação.
É importante conhecer os colaboradores da agência de Marketing Digital que irão atender a sua empresa. Assim é possível verificar o perfil, as certificações, a formas de trabalho, a experiência, a disposição e outros fatores importantes para o seu negócio. Para isso, é possível analisar currículos, redes sociais ou até mesmo pedir referências.
Ninguém melhor do que um cliente para falar sobre a experiência com uma agência, não é mesmo? Então, depois de analisar o portfólio e os serviços oferecidos, converse com outros gestores e pergunte as suas impressões, quais foram os resultados apresentados até o momento, se estão satisfeitos e outras dúvidas sobre a atuação da agência.
Antes de enviar propostas, a grande maioria das empresas sérias faz um levantamento de briefing sobre o cliente para descobrir o porte da empresa, a história, os valores, os objetivos e estratégias atuais, por exemplo.
A partir dessas informações é que elas montam um orçamento com os serviços ideais para aquele negócio específico. No caso do contrato ser fechado, as estratégias serão mais assertivas, pois os dados foram coletados antes de qualquer orçamento. Portanto, desconfie de propostas padrão.
Como dissemos, há agências de Marketing Digital de maior porte e também menores, as quais são mais segmentadas ou não dispõe de uma grande estrutura e por isso praticam valores mais acessíveis.
É claro que isso não deve ser o maior influenciador, já que, o mais importante é a capacidade de entrega dos resultados desejados/planejados. Independente da sua verba é importante que sua empresa seja tratada como “o cliente” e não apenas como mais um número no portfólio, resultando em trabalhos pouco identificados com a necessidade da sua marca e seu setor.
Vale ressaltar que há investimentos em Marketing Digital acessíveis para empresas de todos os tamanhos, o importante é avaliar de quanto o seu negócio dispõe e quais os serviços importantes naquele momento.
A partir daí, se eliminam algumas opções e fica mais fácil decidir.
Gostou das nossas dicas sobre como escolher a melhor agência de Marketing Digital para sua empresa? Confira também quais são as habilidades necessárias em um gestor de marketing.