Os ruídos de comunicação podem ser definidos como qualquer elemento interno ou externo que interfira no processo de transmissão entre emissor e receptor.
Você tem notado que a integração entre suas equipes tem deixado a desejar e isso vem refletindo nos resultados? O que pode estar acontecendo são os ruídos na comunicação, responsáveis por 60% dos problemas corporativos, de acordo com um dos principais nomes da gestão moderna, Peter Drucker.
Para reverter esse problema, acompanhe o nosso post e saiba mais sobre o conceito. Descubra quais são os prejuízos que podem trazer ao seu negócio e como melhorar os processos.
Ruídos de comunicação são problemas relacionados à transmissão de mensagens, tarefas ou ordens, seja durante a execução de atividades ou reuniões que envolvam duas ou mais pessoas dentro de um ambiente empresarial.
Eles são mais comuns do que se imagina. Isso porque as atividades dentro uma empresa muitas vezes envolve processos e pessoas diferentes que, ao lidarem com grande número de informações, podem fazer que com alguma etapa importante se perca, o que prejudica os resultados como um todo.
Alguns exemplos são dados imprecisos em relatórios, e-mails mal escritos, telefone inaudível e outras formas de interferência.
Os ruídos de comunicação, que podem ser entendidos como efeitos indesejáveis percebidos no processo de comunicação, podem provocar erros nas mensagens e mal entendidos que, na maioria das vezes, prejudicam o bom andamento do trabalho.
Alguns fatores podem contribuir para o problema. Veja quais são eles:
Locais onde há muito barulho, circulação de pessoas e outras distrações podem ocasionar falta de atenção no receptor, fazendo com que esse não compreenda de forma satisfatória uma mensagem.
Além do ambiente físico, há também falhas nesse sentido no ambiente virtual, mas nesse caso isso pode ser entendido pelos canais de comunicação entre uma equipe e a falta de coesão entre eles, o que pode ocasionar ruído.
Muitas vezes, uma informação importante pode ser repassada em um momento inapropriado, em que o receptor está concentrado em outro assunto ou não esteja prestando atenção no comunicador. Nesse caso, a possibilidade de ocorrerem os ruídos de comunicação é grande.
A maneira como uma informação é passada pode fazer diferença. Isso porque termos técnicos ou palavras em outros idiomas, com os quais o receptor não esteja familiarizado, podem fazer com que a comunicação não seja totalmente absorvida.
Uma comunicação clara e eficaz é essencial para o bom andamento de qualquer relação e, quando se fala em ambiente corporativo, isso se torna indiscutível.
Isso porque os ruídos de comunicação podem ocasionar queda de rendimento e afetar a qualidade de vida dos funcionários, já que pode haver retrabalho e possíveis desentendimentos, trazendo prejuízos financeiros e na gestão de equipes.
A boa notícia é que é possível tomar algumas atitudes para diminuir os ruídos de comunicação em sua empresa.
Confira agora quais são elas:
Uma informação ou tarefa passada de maneira informal e não documentada pode ser a causadora de um ruído de comunicação. Por isso, é essencial que sua empresa estimule o uso de canais oficiais e crie uma cultura de comunicação formalizada, em que o registro de qualquer pedido ou conversa entre colaboradores sejam feitos por meio de canais específicos.
Para desenvolver uma comunicação mais eficiente entre seus colaboradores, é possível investir em dinâmicas e projetos com o objetivo de promover a integração e o diálogo. Essas atividades trazem mais leveza ao ambiente de trabalho e proporcionam oportunidades de as equipes de conhecerem melhor.
O fortalecimento dos laços entre funcionários faz com que haja menos formalidades e comunicação seja menos formal e rebuscada, o que pode ocasionar ruídos.
No processo de comunicação há um emissor, um receptor e uma mensagem. No caminho da mensagem entre eles pode haver ruídos que venham a distorcer informações e causar problemas.
Inclusive, essa é uma das principais causas dos problemas de comunicação em uma empresa, quando um colaborador passa uma mensagem que é entendida de forma diferente por outro.
Nesse caso, é indicado que o emissor sempre confirme a compreensão do que foi passado com o receptor e, caso detecte alguma dúvida ou falha, essas sejam resolvidas.
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Veja também quais os processos essenciais para gestão da comunicação eficiente.
Inclusive, você sabia que a maneira que seus colaboradores se comunicam nas redes sociais de sua empresa pode impactar em seu negócio? Por isso, desenvolvemos um Guia de Boa Conduta para Redes Sociais com dicas que podem fazer a diferença: baixe agora gratuitamente!
Assunto importante e de uma relevância altíssima. Temos hoje vários canais de comunicação que podem proporcionar inúmeros resultados satisfatórios se utilizados de acordo com o receptor. Tenha como regra básica o seguinte parâmetro ao comunicar algo a alguém. O que comunicar? Como comunicar? Quando comunicar? E para quem comunicar?
O ano da publicação é 2018? Preciso de dados para colocar em uma referência…
Sim, foi publicado em 2/4/18.