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Para que uma empresa se destaque nos dias de hoje, podemos dizer que é essencial investir em canais online para estreitar relacionamentos, divulgar produtos e serviços, conquistar e fidelizar clientes e, assim, aumentar as vendas e o faturamento. Porém, por mais que muitas já o estejam fazendo, é comum observar a falta de um plano de marketing digital, o qual norteia as estratégias para que se atinja com excelência as metas e objetivos.
A elaboração de um planejamento de marketing eficiente, obviamente, exige tempo e alguma dedicação. Porém, a falta dele pode fazer com que a organização não saiba onde quer chegar e, por isso, as ações não sejam direcionadas de forma programada e os esforços se tornem irrelevantes. Ou seja, os bons resultados não aparecem.
Dessa forma, você pode imaginar a importância de começar a organizar as estratégias, não é mesmo? E, para ajudar você nessa tarefa, listamos um passo a passo de como planejá-las, seja em curto ou médio prazo.
Antes de mostramos dicas práticas para a elaboração de um plano de marketing estratégico e eficiente, é importante que você saiba do que se trata essa vertente. O marketing digital é um conjunto de atividades em canais online com o objetivo de fortalecer marcas perante o mercado e promover melhora nos resultados de forma geral. Como por exemplo a loja de moveis e decoração” Mobly”, que seu único canal para compras e acesso aos seus produtos era o online. Para fortalecer sua marca. inaugurou uma loja física. Para assim alcançar o público offline, e melhorar a experiência do seu cliente.
Esse tipo de marketing, ao contrário do tradicional, “não vai” até o potencial cliente, mas cria caminhos para que ele chegue até a empresa. Isso ocorre por meio da criação de conteúdos que despertem valor e facilitem a jornada de compra dos consumidores.
Além disso, os canais online possibilitam maior interação com o público, de modo a estabelecer relacionamentos sólidos e duradores. Ou seja, conquista e fideliza clientes.
Investir em marketing digital traz inúmeras vantagens para uma organização. Inclusive, como comentamos, hoje em dia é fundamental estar presente no ambiente digital para permanecer no mercado e destacar-se da concorrência. Veja alguns benefícios da estratégia para os seus negócios:
Agora que você conhece o conceito e a importância de investir em marketing digital, veja como criar um plano de marketing na prática, de modo a atingir ótimos resultados:
Para começar a elaboração do plano de marketing digital, é imprescindível que a empresa trace metas e objetivos concretos para determinado período. Por exemplo, aumentar o tráfego em um site ou a abertura de e-mails marketing, conquistar novos clientes, elevar a porcentagem de vendas e por aí vai.
Nesse momento, também é importante fazer uma análise do mercado e da concorrência e avaliar as ações que estão sendo realizadas por ela. Dessa forma, é possível identificar estratégias interessantes e se destacar com outros diferenciais.
Para quem trabalha ou de alguma forma convive com o Marketing Digital, é muito comum se ouvir falar na persona, ou representação semifictícia de um cliente ideal. E, para traçar um plano de marketing, esse é um dos pontos mais importantes.
A criação da persona, a qual deve ser baseada em dados reais como localização geográfica, sexo, características, desejos e necessidades, deve ser feita por meio de um levantamento de informações do público da empresa, as quais deverão ser unificadas para elaborar o “personagem”. Assim, sabendo quem realmente é o potencial cliente, as marcas podem enviar as mensagens certas para as pessoas certas, aumentando, e muito, as chances de sucesso.
A partir do momento em que a empresa define seus objetivos e a sua persona, fica mais fácil saber em que canais ela se encontra. Então, o próximo passo do plano de marketing deve ser justamente esse, analisar quais seriam as mídias mais indicadas para esse caso e em quais delas investir em determinado período, como por exemplo, campanhas de e-mails marketing, SEO, redes sociais ou links patrocinados.
Talvez você já tenha ouvido a expressão “no Marketing Digital o conteúdo é rei”. Isso significa que é fundamental fazer uma análise criteriosa de quais conteúdos serão utilizados em cada mídia social utilizadas nas estratégias, já que eles serão os responsáveis por despertar o interesse da persona e fazer com que ela tenha vontade de manter contato com a sua empresa até se tornar efetivamente um cliente.
Nesse passo do plano de marketing, deve-se pensar em conteúdos relevantes, os quais despertem o interesse e agreguem valor para o leitor.
Além do alcance orgânico, ou seja, sem custos, que o Marketing Digital proporciona, é interesse conhecer e investir também nos anúncios pagos com o objetivo de promover a marca.
Eles podem ser por meio de links patrocinados no Google Adwords ou posts patrocinados no Facebook ou Instagram, por exemplo. Por isso, defina quais são os canais mais apropriados a cada campanha e os inclua dentro do cronograma de estratégias a curto e médio prazos.
Tão importante quando criar um plano de marketing digital e colocá-lo em prática, é fazer o monitoramento de resultados de cada estratégia. Isso pode ser feito por meio de inúmeras ferramentas voltadas aos diversos canais, as quais mostrarão aquelas ações que estão trazendo bons resultados e quais precisam ser readaptadas para se tornarem mais eficazes, entre outros dados.
Nesse caso, é importante definir quais as ferramentas de monitoramento serão utilizadas ao longo de cada campanha e não deixar de aproveitar as informações que elas fornecerão sobre o desempenho do Marketing Digital de sua empresa.
Como dissemos no texto acima e você pôde constatar, elaborar um plano de marketing requer atenção e dedicação, porém os resultados dessas estratégias de Marketing Digital se tornarão, sem dúvidas, muito satisfatórias!
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*Esse texto foi postado originalmente em 30 de abril de 2018, atualizado em 19 de julho 2019.