Share of Mind, Share of Heart o sonho de consumo de toda marca
O Share of Mind diz respeito à participação de uma marca na mente do consumidor, ou seja, a percepção que ela causa no mercado. Contar com um bom índice significa que clientes foram fidelizados e confiam em sua empresa.
Para quem tem uma marca, ser lembrado pelos consumidores e ter a sua preferência, certamente é um sonho a ser alcançado. E, para ajudar as organizações nesse sentido existe o Share of Mind, uma ferramenta de Marketing que busca medir, por meio de dados estatísticos, o quanto as pessoas pensam sobre determinado negócio e as soluções que ele oferece.
Esse cálculo é feito por meio de um levantamento de informações que mostrem se os consumidores pensam mais na marca X do que na Y e Z, por exemplo. Isso quer dizer que nesse caso a marca X possui um Share of Mind maior.
Para descobrir como está a popularidade das empresas junto ao público, profissionais de Marketing fazem pesquisas e levantamentos sobre citações e menções a marca realizadas por consumidores até chegarem a um resultado.
Como você pode imaginar, contar com um Share of Mind relevante é saber que a marca ocupa um espaço de destaque perante os consumidores e, além disso, estar perto de se tornar Top of Mind, ou seja, estar entre as marcas mais populares do mercado.
Qual a importância de saber o Share of Mind de uma empresa?
Se você acha interessante ter esse dado sobre sua marca mas, além de curiosidade, não sabe ao certo como essas informações podem ajudar, veja algumas vantagens a seguir:
Conhecer a credibilidade no mercado
Se uma marca possui um Share of Mind elevado, ou ao contrário, isso mostra sua credibilidade ou a falta dela no mercado. Quando um produto ou serviço é lembrado pelos consumidores na hora da compra, subentende-se que eles confiam na empresa e na qualidade do que é oferecido.
Criar estratégias de Marketing mais assertivas
A partir do momento em que o setor de Marketing sabe como está a percepção de uma empresa no mercado, consegue criar estratégias voltadas para conquista, fidelização e, consequentemente, estabelecimento da marca.
O objetivo nesse caso é convencer o consumidor de que os produtos e serviços trazem características e benefícios que irão satisfazer as suas necessidades. Isso consequentemente aumenta o Share of Mind.
Conhecer o potencial cliente
O Share of Mind também é capaz de tornar uma marca mais competitiva, já que, por meio de suas análises, consegue descobrir o comportamento do consumidor e, com isso, a possibilidade de traçar estratégias que vão exatamente de encontro a ele. Ao descobrir as organizações que são Top of Mind, por exemplo, é possível traçar estratégias a partir do que agrada os consumidores, já que eles dão preferência à elas.
Marcas líderes em Share of Mind
No Brasil, algumas marcas líderes de Share of Mind se tornaram Top of Mind e vem mantendo essa posição há alguns anos. Certamente em um momento ou outro elas devem ser lembradas também por você.
Pelo quinto ano consecutivo, quatro marcas brasileiras receberam o prêmio Top of Mind, que está em sua 28ª edição e é promovido pela Folha de São Paulo e Data Folha. As empresas foram premiadas na categoria Top do Top, a mais esperada pelas empresas.
Ela define as marcas mais citadas espontaneamente pelos consumidores, após a pergunta: “qual a primeira marca que lhe vem à cabeça? São elas: Omo, Nike, Coca Cola e Samsung.
Veja agora quais foram as outras marcas premiadas em 2018:
- Top Performance: Mercado Livre
- Top Masculino: Pirelli
- Top Feminino: Risquè
- Top Meio Ambiente: Ypê e Natura
- Top Inovação: Samsung
- Top Saúde: Unimed
- Marca que representa o Brasil: Petrobras
Dicas de Marketing para elevar o Share of Mind
Depois de ler esse artigo até aqui, ficou com vontade de impulsionar a sua marca para que ela atinja uma posição maior na mente e no coração dos consumidores? Confira algumas dicas a seguir:
Invista nas redes sociais
O Brasil é o terceiro país no ranking de acessos à redes sociais, com mais de 130 milhões de usuários. Quer um lugar melhor para expor sua marca e, consequentemente, fortalecê-la na lembrança dos consumidores?
Por isso, a primeira dica é justamente essa. Invista em redes sociais, como o Facebook e Instagram, de acordo com seu público-alvo, para promover a imagem da empresa, criar relacionamentos e torná-la referência.
Crie programas de fidelidade
Para se tornar uma memória constante para os consumidores é preciso que primeiramente a marca os fidelize, assim o contato com a empresa será recorrente. E, uma das formas de fidelização é por meio de programas de fidelidade, os quais mostrem que a marca se importa em agradar seus clientes. Eles podem ser por feitos utilizando programas de pontuações, prêmios e descontos especiais.
Faça campanhas de e-mail marketing
Dentro das estratégias de Marketing Digital, o e-mail marketing é uma ótima ferramenta para criar relacionamentos duradouros com o público-alvo. Isso porque, mais do que ter o objetivo de vender, as mensagens enviadas buscam educar e trazer credibilidade para marca. Isso, consequentemente, faz com que ela seja mais lembrada.
Apoie causas que importam aos seus clientes
Para criar proximidade e se tornar uma marca da qual os consumidores lembram “com carinho” é interessante se engajar em alguma causa que seja importante para eles. Por exemplo, se você tem uma marca de roupas esportivas, apoie aquelas causas que têm relação com a saúde e o meio ambiente.
Ser uma marca bem posicionada no mercado e contar com lembranças positivas e frequentes dos consumidores só contribui para o sucesso de uma empresa, a qual certamente irá aumentar as vendas e o rendimento. Além disso, poderá se tornar forte e consolidada ao longo do tempo.
Share of heart
Agora falando do Share of Heart,ele visa sobre nível afetivo entre uma marca e o consumidor. Sabe quando o cliente chega a um ponto que ele faz propaganda, argumenta com seus conhecidos e muito mais sobre a sua marca? Esse é o Share of Heart!
O Share of Heart diz respeito à criação de um laço afetivo a fundo entre a empresa e o seu cliente. Essa estrategia qualitativa e bastante conceitual atingi o coração do consumidor, é a principal meta das empresas.
Quando o coração do cliente é atingido, automaticamente vê-se o aparecimento de defensores da marca, verdadeiros difusores. Este acontecimento, independente do tamanho do seu negócio, é incrivelmente benéfico!
Dicas de Marketing para elevar o Share of Heart
Escolher as mídias eficientes para o produto/serviço
Ao elaborar um plano de mídia é necessário considerar a que faz mais sentido para o seu objetivo de negócio (TV, rádio, jornal, revista, mídia externa, mídia Online) Ou seja, você não pode esquecer que atualmente vivemos uma realidade híbrida em que os atributos do mundo online e do mundo offline se confundem. Você deve analisar o seu objetivo estratégico de comunicação, qual é o perfil do seu público, o alcance proporcionado, entre outros fatores.
Explore as fraquezas dos concorrentes
Para aumentar a sua participação de mercado, normalmente, significa diminuir a dos concorrentes, atuar nas brechas dos concorrentes aumenta as chances de o público migrar para a sua solução. Isso gera um reforço nas receitas e, consequentemente, na sua fatia em relação ao consumo.
É essencial pensar em aproveitar as oportunidades deixadas. Muitas vezes, um concorrente falha em oferecer um produto ou serviço. Ao reconhecer essas possibilidades, é interessante explorá-las.
Trabalhar a equipe (para agir de acordo com o objetivo)
Ter um objetivo em comum não significa que todos os colaboradores vão realizar a mesma atividade, não é mesmo? Para melhorar o trabalho em equipe nas empresas, é indispensável que todos os funcionários saibam, exatamente, qual o papel que deve desempenhar para o crescimento do negócio.
Traçar como quer se reconhecido/visto
Assim, para que o lugar que você nas pessoas seja relevante e faça sentido para a sua empresa, é necessário trabalhar as associações que seu produto ou até mesmo serviço devem causar. Por isso, é muito importante pensar em identidade visual, trilha sonora e demais sentidos, dependendo do ramo do negócio.
Interaja com o target
É importante ressaltar, então, mais um ponto indiscutível: toda e qualquer empresa, independente do segmento ou tamanho, precisa ter presença ativa nas redes sociais. Até poucos anos atrás, isso era visto como um diferencial competitivo nas estratégias de marketing aplicadas pelas organizações. Hoje, é um pré-requisito!
Faça promoção (desde que não seja frequente)
Em um cenário cada vez mais competitivo, você sempre precisará de ideias de promoção para atrair clientes e se destacar no mercado, afinal, fazer promoções é uma forma bastante eficiente de gerar mais tráfego para o seu site, atrair mais clientes e, consequentemente, gerar mais receita. Faça seu consumidor falar do seu negócio.
Utilize o User Experience (UX) no seu blog – site
As metodologias do User Experience Design que focam em entender a fundo esses os clientes e suas “dores” , o UX Design tem se tornado uma estratégia indispensável para o sucesso e conquista em diferentes mercados, principalmente os digitais e para dar essa boa experiencia é necessário atender a três questões essências do cliente: Preciso? Consigo? e Quero? o ultimo faz com que ele se apaixone pela sua solução e consequentemente sua marca! gerando impacto nos seus negócios.
Quer saber qual o posicionamento de mercado da sua marca? Clique aqui.
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*Esse texto foi postado originalmente em 21 de maio de 2018, atualizado em 11 de junho 2019.