Identidade Visual: Tudo o Que Você Precisa Saber Antes de Contratar
Estamos em um mercado cada vez mais competitivo. Seja no ambiente físico ou virtual, as marcas não têm medido esforços para se posicionar, oferecer diferenciais e conquistar novos clientes. E um dos aspectos que são levados em consideração, sem dúvidas, é a identidade visual da empresa.
Portanto, escolher uma boa empresa para elaborar a identidade visual do seu negócio pode ser a chave para o sucesso da sua marca.
Pensando nisso, reunimos neste artigo tudo o que você precisa saber antes de contratar esse serviço. Confira!
O que é identidade visual?
A identidade visual é o conjunto de elementos, como frases, imagens e logotipos, que representam visualmente uma marca e o que ela quer comunicar ao seu público.
Ou seja, são os elementos visuais que representam uma empresa, produto ou serviço. Geralmente são expressas por meio de materiais de marca e marketing.
Uma identidade visual forte pode ajudar a construir a fidelidade e a confiança do cliente em uma empresa. Sendo responsável por dar “uma cara” para a marca, algo que a represente perante o consumidor, mostre seus valores e propósitos e o faça ter vontade de conhecê-la.
Qual a importância da identidade visual para uma empresa?
O brasileiro passa, em média, 3 horas e 47 minutos por dia nas mídias sociais, de acordo com a Global Web Index.
Ainda de acordo com a mesma pesquisa, para 46% tem como motivo a procura por conteúdos e 47% a busca por produtos para comprar.
Diante da alta competitividade que existe no mercado, uma marca que não se posiciona, não mostra seus propósitos e objetivos por meio de uma identidade, dificilmente poderá se destacar e pode até mesmo estar fadada ao insucesso.
70% dos brasileiros consideram o Instagram como a sua plataforma mais utilizada para pesquisar produtos, segundo a Opinion Box e All in 2022.
O Instagram é a mídia social mais visual, isso porque ela é totalmente voltada para o compartilhamento de fotos, imagens e vídeos. E, diante de tantos conteúdos relevantes, é preciso que o de sua marca chame a atenção.
Por isso, investir em uma identidade visual equilibrada e marcante é essencial para despertar a sua curiosidade do consumidor e conquistar a sua credibilidade.
Além disso, por meio dos elementos que a compõem, a marca pode ser reconhecida mais facilmente onde quer que esteja.
Leia também:
- Comunicação Visual: A importância desse investimento para sua a marca
- Estratégias de Redes Sociais para Empresas B2B: Como Desenvolvê-las?
- Como Criar Um Blog e Qual a Importância Para Sua Empresa?
O que deve estar incluso na identidade visual?
A identidade visual é a primeira coisa que as pessoas veem quando são apresentadas a uma empresa. É a cara da empresa. Deve ser aquela que representa os valores e objetivos da empresa.
Também deve ser fácil de entender, seja em um outdoor, em um site ou em um cartão de visita. Ele precisa ser capaz de comunicar o que a empresa faz e quem eles são em apenas um olhar.
Veja a seguir o que compõe essa identidade visual:
Nome
O nome de uma marca não é apenas uma palavra ou um conjunto de palavras. O nome é a identidade da marca.
É importante que o nome tenha significado e relevância para a identidade visual, pois isso ajudará na tomada de decisões sobre qual tipografia usar, qual paleta de cores adotar e como criar visuais que melhor representem a marca.
Um bom nome também será memorável, fácil de soletrar e fácil de pronunciar. Quanto mais memorável for, maior a probabilidade de as pessoas se lembrarem de sua empresa ou produto quando o virem em seu feed de mídia social ou na TV.
Não é à toa que existe uma especialidade chamada “naming”. Os serviços de nomenclatura podem ajudar a encontrar o nome perfeito para seu produto ou empresa. Tem por objetivo garantir que o nome seja adequado para sua marca e objetivos de negócios.
Logotipo
É a representação do nome, slogan e/ou símbolo de uma organização. O logotipo é frequentemente usado em branding para identificar a organização em embalagens de produtos, materiais publicitários, sites e outros itens promocionais.
Um logotipo é um tipo de identidade visual que comunica a essência do que uma organização representa em apenas uma imagem. Um logotipo bem projetado identifica o que uma organização faz, para quem ela faz e o que a torna única.
Os logotipos são designs puramente gráficos ou são compostos pelo nome da organização. Eles geralmente são projetados para refletir a natureza do que representam; alguns logotipos podem ser mais abstratos que outros.
O logotipo (o próprio tipo de letra) e sua tipografia (a forma como o texto é definido) evoluíram ao longo do tempo, assim como o uso da cor ou a falta dela.
Um bom logotipo deve ser memorável, único e apropriado para a marca que representa. Também deve ser ajustável para qualquer tamanho.
Paleta de cores
A paleta de cores pode ser usada para criar uma identidade visual e para criar uma conexão emocional com o público.
Ela também está presente na composição das cores utilizadas em um logotipo. É importante porque pode evocar diferentes emoções e humores para o espectador.
Pode ser usado para mostrar felicidade, tristeza, raiva e muito mais. Um logotipo com fundo azul, por exemplo, pode transmitir uma sensação de confiança, enquanto o rosa pode parecer mais feminino ou divertido.
A paleta de cores de uma empresa deve ser elaborada sobre como ela deseja ser percebida pelos consumidores.
Tipografia
A tipografia é um elemento chave da identidade visual. Ajuda a transmitir a mensagem e o tom da marca.
Tipografia não é apenas escolher fontes; trata-se também de espaçamento, tamanho, paletas de cores e alinhamento. O designer deve considerar a forma como as pessoas leem o texto em diferentes dispositivos antes de tomar qualquer decisão tipográfica.
É importante que a tipografia seja usada de forma consistente em todos os canais. O tamanho da fonte deve ser o mesmo, o espaçamento deve ser uniforme e não deve haver erros de digitação ou ortografia.
Manual da identidade visual
Também conhecido como manual de marca, o manual da identidade visual reúne as informações de padronização de branding que devem ser utilizados em qualquer ambiente ou estratégia de comunicação da empresa.
Isso inclui desde informações relacionadas ao tom de voz da marca e aplicações gráficas em campanhas.
Ou seja, quando a empresa precisar criar alguma estratégia de marketing ou peças publicitárias como vídeos, e-books e outros conteúdos, ela precisará levar em consideração as orientações do manual, daí o nome.
Neste manual está presente orientações como:
- Quais cores se deve usar;
- Como aplicar o logotipo;
- Quais tipografias podem ser utilizadas;
- Qual deve ser a linguagem utilizada, entre outras.
Mas, para que o manual seja criado, é preciso em primeiro lugar estruturar a identidade visual da empresa. Ele é o start para que o manual de marca possa ser elaborado.
A existência desse documento confere uma série de vantagens, dentre elas:
- Criar mensagens mais assertivas;
- Manter um padrão visual, facilitando o reconhecimento pelo público;
- Garante que os parceiros de negócios (agências de marketing, publicidade etc.) mantenham a correta gestão da marca;
- Reduz as chances de erros nas ações e, como consequência, retrabalhos e perdas financeiras.
Quer ver como tudo isso funciona na prática? Confira o manual de marca da Universidade Unijuí.
Quais peças de papelaria costumam ser criadas em conjunto com a identidade visual?
Os itens de papelaria são parte importante da identidade visual, pois representam a personalidade de uma organização, conferindo um toque mais profissional para a empresa.
A seguir, algumas das peças de papelaria que costumam ser criadas em conjunto com a identidade visual.
- Cartões de visita;
- Papéis timbrados;
- Folder/Flyer;
- Adesivos;
- Cardápios, para empresas alimentícias;
- Envelopes.
Qual a importância da identidade visual para as marcas?
A identidade visual é uma representação da personalidade de uma marca. É uma maneira de manter a consistência e criar uma imagem reconhecível para os clientes. Pode ser usada para destacar os valores centrais da empresa, comunicar sua mensagem de forma assertiva e padronizada e fornecer uma conexão emocional com o público.
Na era digital, a relevância da identidade visual aumentou significativamente porque agora é mais importante do que nunca se destacar dos concorrentes para atrair mais clientes. Veja abaixo os principais benefícios de ter uma identidade visual forte:
Diferenciar a empresa da concorrência
Com o número de abertura de novas empresas batendo recorde no Brasil, é essencial ter uma identidade visual estratégica para se destacar da concorrência.
Fácil reconhecimento da marca pelo público
“Vermelho, branco e preto. Refrescante e gelado. Felicidade engarrafada”. Isso te lembra alguma coisa? Ele precisa acontecer com a identidade visual da sua marca!
Demonstra profissionalismo
A primeira coisa que as pessoas notam sobre o seu negócio é a forma como você se apresenta. A maneira como você se veste, os clientes que você tem e até mesmo sua comunicação nas mídias sociais dizem uma coisa ao público: quão profissional você é? Uma empresa com uma identidade visual bem estruturada não só demonstra mais profissionalismo para seus clientes, mas também é mais profissional internamente.
Senso de identidade aos funcionários
A identidade visual de uma empresa é uma forma de comunicar seus valores, cultura e marca. Dessa forma, promove um senso de identidade para os colaboradores, criando um ambiente onde eles se sentem conectados à organização. Também promove uma sensação de pertencer a algo maior do que eles mesmos, fazendo com que se sintam parte importante da empresa.
Diferença de marca, identidade visual e branding?
Marca é o conjunto de valores, crenças e qualidades que compõem a personalidade de uma empresa. A identidade da marca pode ser uma coisa abstrata que é difícil para as pessoas entenderem. Por outro lado, a identidade visual é mais tangível e facilita a identificação do público.
A identidade visual é a aparência da marca de uma empresa. Inclui o logotipo, esquema de cores, fontes e imagens que são usadas para representar o negócio.
Branding é um conjunto de estratégias para criar, administrar e posicionar as marcas de acordo como elas querem ser percebidas por seus clientes. É a conexão emocional que as pessoas têm com uma marca. Pode ser baseado na percepção deles sobre o que eles acham que seu negócio representa ou como eles se sentem sobre seu produto ou serviço.
A diferença entre identidade visual e branding é que identidade visual é sobre o que as pessoas veem quando olham para sua empresa, enquanto branding é sobre o que as pessoas pensam quando ouvem o nome da sua empresa ou veem seu logotipo.
Em resumo:
- Marca é a empresa;
- Identidade visual é a aparência da empresa;
- Branding é a gestão da marca no mercado.
O que precisa ser observado para o desenvolvimento da identidade visual?
A identidade visual é a representação de uma empresa que inclui seu logotipo, cores, fontes etc. Diferentes empresas possuem diferentes necessidades que precisam ser observadas antes de desenvolver sua identidade visual.
- Algumas empresas podem querer usar um logotipo com um esquema de cores que corresponda aos padrões de seu setor;
- Outras empresas podem querer usar fontes ou logotipos simples;
- E algumas outras empresas podem querer usar fontes ou logotipos mais complexos;
A identidade visual é o produto de muitos fatores. Não se trata apenas do logotipo ou das cores da marca. Precisa ser apropriado, memorável e consistente com os valores da empresa.
Veja alguns aspectos importantes nesse processo:
- Um logotipo deve ser apropriado para seu público-alvo e não deve ser muito abstrato ou complicado de entender. Também deve ter uma mensagem clara que possa ser transmitida em um único olhar.
- As cores da marca devem se complementar e devem funcionar bem em todos os dispositivos e em todos os tipos de mídia, como web, impressos, TV etc.
- É importante realizar pesquisas sobre o público-alvo e suas preferências antes de projetar uma identidade visual. O design deve ser simples e atraente para o público.
- As fontes devem ser fáceis de ler e reconhecíveis de longe.
Por fim, uma identidade visual deve ser observada em diferentes níveis:
- Nível corporativo: A identidade visual é coesa com a missão e os valores da empresa?
- Nível do produto: É consistente com a finalidade do produto?
- Nível da marca: reflete bem em todos os aspectos da marca?
Cases inspiradores
A identidade visual, como dissemos, é a responsável por mostrar os propósitos de uma empresa aos consumidores. E, com certeza, aquelas que têm mais “personalidade” ganham pontos e podem se tornar inesquecíveis na cabeça do público.
Porém, mesmo aquelas empresas que já possuem uma identidade visual definida, podem ter a necessidade de reformulação, seja por estarem defasadas no mercado ou por terem incorporado novos valores ao longo do tempo. Veja agora alguns cases inspiradores:
Starbucks
A internacional franquia de cafés, Starbucks, passava por momentos difíceis em 2011 e, por isso, decidiu agregar novos produtos à marca, que antes só comercializava cafés. Mas, para começar a vender canecas, camisetas e outros objetos, precisou remodelar a identidade visual.
A primeira providência tomada foi tirar a palavra coffee da logomarca para depois remodelar todos os outros canais da marca, como o site e as embalagens. Como resultado, houve um aumento expressivo nas vendas e, com isso, a empresa conseguiu se recuperar e tornar-se Top of Mind em seu segmento.
Natura
A conhecida marca de cosméticos, Natura, também resolveu remodelar sua identidade visual no ano 2000. Nesse mesmo período, a empresa resolveu ampliar mercado e investir em uma nova sede, em lojas virtuais e no comércio exterior.
Para saber a opinião de colaboradores, consumidores e consultoras, realizou pesquisas e detectou que a imagem ideal da marca dali para diante não combinava com o aspecto estático e traço pesado da atual. Foi aí que a Natura investiu em uma identidade mais moderna, com movimento, elegância e clareza.
Com isso, a marca pôde inovar e fidelizar os clientes antigos e começar a conquista de novos mercados como era o objetivo.
Close Up
Em 2013, a marca de cremes dentais, Close Up, que desde que surgiu no Brasil em 1971, utilizava o slogan “o creme dental para aproximar sorrisos”, decidiu que era o momento de mudar pois o discurso vinha se enfraquecendo e, com isso, perdendo apelo junto ao público.
Foi então que a marca reformulou toda a sua identidade visual e, junto com as mudanças, lançou a campanha “posto, logo existo”, com o objetivo de mostrar de forma descontraída a sua nova marca.
A campanha foi composta de diversos vídeos veiculados no YouTube com diversos personagens que representavam atitudes comuns de usuários em redes sociais, criando empatia e se engajando com um público conectado, que também é o consumidor atual.
Considerações finais
Gostou do nosso artigo sobre identidade visual e sua importância? Acha que está na hora de reformular a identidade da sua marca? Então não perca mais tempo: entre em contato com um de nossos especialistas!
Depois que a identidade visual da sua marca estiver adequada para causar uma boa impressão, é hora de cuidar do seu site. Afinal, 90% dos usuários não decidem sobre uma marca antes de fazer uma pesquisa, segundo dados da Hubspot.
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Criado em 05 de junho de 2018 por Redação Comunicarte.
Atualizado em 08 de novembro de 2022 por Larissa Camillo.