Trade marketing é o processo em que fabricantes promovem o contato entre sua marca e os consumidores por meio dos canais de distribuição. Ele funciona como um apoio dos aos varejistas ou atacadistas de forma com que se possa aumentar a vendas e todos se beneficiem.
Em um mercado de alta concorrência e consumidores cada vez mais exigentes, é essencial oferecer realmente o que eles precisam e desejam. E o trade marketing, uma vertente do marketing, é um dos conceitos com essa finalidade.
O trade marketing funciona como um apoio dos fabricantes aos seus clientes, que no caso são os canais de distribuição, no sentido de fazer com que esses promovam promoções, montem stands e demais espaços de forma com que sejam agradáveis aos olhos dos consumidores. Seu objetivo principal é o aumento nas vendas.
Isso porque uma exposição visualmente agradável, por exemplo, é capaz de despertar a atenção e fazer com que o consumidor seja impelido para a compra.
Prova disso é uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) que mostrou que 52% dos brasileiros compra por impulso. Ou seja, se o trabalho de trade marketing oferecer os gatilhos certos, é possível que os resultados dos canais de venda sejam melhores.
Para que o conceito fique mais claro para você, nada melhor do que exemplificar, não é mesmo? Então vamos a algumas formas de realizar o trade marketing na prática:
Treinar promotores de vendas e demais envolvidos no trade marketing é essencial para garantir uma boa gestão de produtos e processos. Isso porque a reposição de itens de maneira adequada e contínua segundo os objetivos da marca é de grande importância.
As campanas de marketing em sua maioria são realizadas nos canais de distribuição, os quais tem contato direto com o público. Nesse caso, os fabricantes devem pensar em estratégias de merchandising adequadas, como a inclusão de banners, displays e demais elementos de comunicação visual que chamem a atenção do público.
Para que o trade marketing aconteça de forma contínua, o que é essencial para os bons resultados da indústria, é importante participar de feiras e demais eventos onde estejam presentes varejistas e atacadistas que possam se interessar pelos produtos que ela oferece.
Para se tornar uma preferência nos canais de distribuição, os fabricantes devem criar incentivos comerciais atrativos, como comissões, gratificações e competições que ofereçam prêmios para incentivar as vendas.
Fazer visitas presenciais aos canais de distribuição promove um bom relacionamento, o qual pode se tornar duradouro e trazer bons frutos no presente e no futuro.
A forma como uma marca atua nos pontos de venda , como comentamos, é fundamental para o sucesso nas vendas. E é isso que os profissionais de trade marketing fazem. Eles são responsáveis pelo bom desempenho de uma marca nos pontos de venda.
Uma equipe de trade marketing é formada pelos coordenadores, que elaboram o planejamento estratégico e todas as campanhas a serem aplicadas nos canais de distribuição, e os promotores de venda, responsáveis por colocar as ações em prática e ter o contato por direto com os consumidores.
Ambos dependem um do outro para que as ações sejam eficazes, já que sem um plano não há uma boa estratégia e sem os profissionais para coloca-las em prática no mercado ela se torna inviável.
Veja agora algumas das principais responsabilidades dos profissionais de trade marketing:
Bons clientes, ou canais de distribuição, exigem cada vez mais de seus fornecedores. Por isso, é essencial contar com uma boa equipe de trade marketing que ajude os fabricantes a se destacarem junto a varejistas e atacadistas.
As ações de trade marketing bem elaborada contribuem para influenciar o consumidor, por sinal, você sabe como funciona o processo de decisão de compra do consumidor?.