Comunicação interna: tudo o que você precisa saber
Quando se fala na comunicação de uma empresa, muitos empreendedores só visam o público externo, ou seja, seus potenciais e atuais clientes. Porém, tão importante quanto as estratégias com esse objetivo, a comunicação interna também deve ser levada em conta, já que é voltada a quem “faz as coisas acontecerem” na organização, que são os colaboradores.
Essa estratégia garante que eles estejam engajados com o discurso da empresa, assim como seus propósitos, metas e valores. Ao contrário, quando não há um diálogo e uma comunicação bem gerenciada, os colaboradores podem não ter noção do que acontece dentro da organização e, com isso, se tornem desmotivados.
Como você pode imaginar, isso se reflete diretamente nos resultados que se espera deles! Então que tal saber mais sobre essa ferramenta tão importante para começar a colocar em prática no seu negócio? Acompanhe o nosso post, veja do que se trata a comunicação interna, seus benefícios e dicas de como implantar dentro de suas ações!
O que é comunicação interna?
Pelo que dissemos até aqui, você já pôde entender que a comunicação interna, uma vertente da comunicação empresarial, é voltada aos colaboradores de uma empresa. Mas do que exatamente a estratégia se trata? Ela visa transmitir e compartilhar informações relevantes no ambiente corporativo.
Para ficar mais claro, essas informações são voltadas à disseminação de valores, propósitos e novidades, por exemplo, até metas e feedbacks voltados a áreas específicas dentro da empresa. Isso pode ser feito de forma vertical, ou seja, entre superiores e subordinados, ou vertical, entre funcionários de um mesmo nível hierárquico.
Um dos principais objetivos da comunicação interna é manter os colaboradores de uma organização alinhados com o seu discurso oficial e engajados com seus valores, crenças e metas.
Qual a importância de investir na estratégia?
Além de os colaboradores se manterem motivados e engajados, como comentamos, há alguns outros benefícios, os quais achamos importante que você conheça. Confira a seguir:
Aumenta a produtividade
A partir do momento em que os colaboradores se sentem valorizados e motivados pela comunicação interna, voltada especialmente a eles, naturalmente eles se tornarão mais produtivos.
Isso também acontece porque eles ficam sabendo exatamente quais os caminhos a seguir para alcançar os resultados que a organização almeja, facilitando a execução de atividades e, consequentemente, ganhando mais tempo.
Favorece o clima organizacional
Hoje, além de salários e outros benefícios, bons profissionais também levam em consideração o clima organizacional para entrar ou permanecer em uma empresa. Afinal, um ambiente saudável torna a rotina de trabalho mais agradável e, com isso, traz qualidade de vida.
E um trabalho de comunicação interna favorece, e muito, um bom clima organizacional. Isso porque, por meio dela, os colaboradores são estimulados a manter bons relacionamentos, terem espírito de equipe, entre outras qualidades importantes para que as relações sejam positivas e respeitosas.
Reduz a rotatividade
A partir do momento em que um colaborador se sente parte da organização, sua vontade em continuar trabalhando nela permanece.
E isso, consequentemente, reduz a rotatividade. Com um trabalho de comunicação interna dentro de sua empresa, os relacionamentos se tornam mais próximos e transparentes, contribuindo para que isso aconteça.
Ajuda na integração de novos colaboradores
Os primeiros dias de trabalho de qualquer colaborador podem ser facilitados se a empresa investe em comunicação interna.
Quando há um trabalho nesse sentido, eles podem conhecer a história da organização, o que ela pretende, o que espera de seus funcionários, entre outros aspectos que auxiliam em uma integração mais rápida, fazendo com que todos se beneficiem.
Como criar um plano de comunicação interna na prática?
Está convencido de que a comunicação interna pode contribuir para o crescimento de sua empresa e quer saber como planejá-la na prática? Então confira agora alguns passos de como criar um plano para o seu negócio:
Faça uma análise interna da organização
Para começar a criar um plano de comunicação interna, a primeira coisa a ser feita é uma análise interna criteriosa da organização. Isso inclui realizar um levantamento junto aos colaboradores para que eles contem sua opinião sobre a empresa o sua percepção sobre o clima organizacional atual.
Esse levantamento pode ser feito de diversas formas, dependendo dos objetivos da empresa e a quais equipes ele se destina.
Analise também a concorrência
Por mais que a comunicação, nesse caso, seja para o público interno, é interessante saber como os concorrentes atuam nesse sentido, para quem sabe, implantar algumas das ações que estão dando certo em sua empresa. Isso não quer dizer copiar ações, mas ter ideias que podem ser alinhadas de acordo com a sua realidade.
Identifique as falhas
Por meio da análise interna da empresa, a qual citamos acima, será possível identificar falhas de comunicação que podem ser revertidas com o trabalho de comunicação interna. Isso é muito positivo, pois dessa forma a organização saberá em quais aspectos pode ser mais interessante investir primeiramente.
Defina os principais objetivos do plano
Depois de realizar as análises é que o plano de comunicação interna deve ir ganhando forma. Isso porque a partir dele é que se torna possível estabelecer objetivos gerais e objetivos específicos que deverão ser cumpridos com cada ação.
Escolha as ferramentas a serem utilizadas
Com os objetivos claros, é o momento de sua empresa avaliar quais ferramentas são interessantes para se investir. Isso envolve o orçamento que poderá ser disponibilizado e como cada uma delas poderá ser utilizada. Entre os meios de comunicação interna estão os jornais murais, os informativos, e-mails, intranet, redes sociais e TV corporativa.
Elabore um cronograma
Depois de verificar quais as ferramentas cabem realidade da organização, o próximo passo deve ser de criar um cronograma para a execução das ações. Dessa forma o processo de comunicação interna fica mais organizado e contínuo, o que é fundamental.
Mensure os resultados
Tão importante quanto implantar as ações de comunicação interna é mensurá-las depois de acontecerem. Ao analisar os resultados de cada estratégia a empresa fica sabendo quais são aquelas que mais agradam os colaboradores e contribuem para os bons resultados e quais não foram bem aceitadas e podem ser readaptadas.
Melhores práticas de comunicação interna
Agora que você já sabe como elaborar um plano de comunicação interna para sua empresa, que tal conhecer algumas boas práticas que irão contribuir para que ela seja, de fato, eficiente? Veja a seguir:
Seja transparente
Caso a empresa não se comunique de forma clara e transparente com seus colaboradores, ela pode acabar perdendo a credibilidade e a aceitação de seu público interno. Por isso, é essencial investir em uma comunicação assertiva, a qual tenha clareza, honestidade e objetividade.
Ouça seus colaboradores
Tão importante quanto a empresa transmitir suas opiniões e valores, é permitir que os colaboradores também sejam ouvidos. Por isso, faça a comunicação interna do seu negócio ser receptiva, criando canais que proporcionem feedback. Além disso, faça pesquisas de opinião regularmente.
Seja bem-humorado
Uma comunicação interna “carrancuda” certamente não terá o mesmo efeito de um relacionamento bem-humorado e empático com os colaboradores, o qual traz mais leveza e contribui para o clima organizacional. Além disso, é mais fácil manter a atenção de qualquer um quando se tem uma linguagem agradável e próxima do que quando se usa palavras rebuscadas e cheias de seriedade.
Além de informar, incentive as mudanças
Além de informar os colaboradores sobre novidades, propósitos e outras questões, utilize a comunicação interna também para ser um agente de mudanças na organização, buscando alinhar o comportamento aos colaboradores aos seus propósitos.
Reconheça quem merece
A falta de reconhecimento em uma organização, sem dúvidas, é motivo de descontentamento e falta de produtividade. Ao contrário, quando os colaboradores são reconhecidos, eles se sentem valorizados e passam a produzir mais. Nesse caso, aproveite a comunicação interna de sua organização para reconhecer o sucesso de funcionários e divulga-lo aos outros colegas.
Utilize canais de comunicação diferentes
Para manter a comunicação interna de sua empresa sempre atrativa, é importante utilizar canais de comunicação diferentes para que ela não caia na mesmice e deixe de ter a atenção dos colaboradores.
Mesmo que orçamento do seu negócio seja curto, é possível variar os canais para atender preferências e ter mais opções para adaptar o conteúdo de cada mensagem.
Conte com profissionais especializados
Para que a comunicação empresarial como um todo, o que inclui a comunicação interna, seja bem planejada e executada, sua organização pode e deve contar com o auxílio de profissionais e agências especializados. E se a sua preocupação é com orçamento, saiba que há serviços direcionados a todos os tipos de negócios.
Depois de ler nosso artigo sobre comunicação interna, ficou com vontade de implementá-la em sua empresa? Então entre em contato com a gente e saiba mais!
Por outro lado, a ausência de uma comunicação interna estruturada pode gerar alguns prejuízos para empresa. Confira quais são os problemas que os ruídos de comunicação podem trazer para o seu negócio? Descubra já!