Se você acha que o Instagram vive somente de fotos, vídeos e selfies pessoais, é melhor rever seus conceitos. A rede, que está em segundo lugar no número de usuários no Brasil, atrás somente do Facebook, atingiu a marca de 2 milhões de anunciantes, apenas dois anos e meio após o lançamento do Instagram Ads. Isso demonstra que o Instagram para empresas pode ser melhor do que se imagina, concorda?
E é justamente sobre isso que vamos falar nesse post! Saiba quem são os usuários do Instagram, números no Brasil e dicas de como usar essa rede social para atrair, conquistar e fidelizar clientes.
O Instagram tem 800 milhões de contas em todo o mundo. De todos esses usuários, segundo a própria rede, 80% deles seguem pelo menos um perfil empresarial. No Brasil, são 50 milhões de usuários, ou seja, um número considerável de possibilidades.
E qual é o perfil do público que aqui se encontra? Segundo uma pesquisa, realizada pelo Instituto Qualibest, se chegou aos seguintes números:
• 59% dos usuários da internet afirmam usar o Instagram;
• 60% dos usuários são do público feminino;
• aproximadamente 67% dos usuários têm entre 18 e 35 anos;
• mais de 75% dos usuários declarou ser das classes A e B.
Os seus interesses são os mais variados, por isso o Instagram para empresas não é exclusividade do segmento B2B ou B2C, por exemplo, ou de poucos setores.
Pelo contrário, se um negócio de qualquer área tiver criatividade, materiais interessantes, novidades e souber comunicar a marca de forma assertiva, já que uma das características do público é a exigência, pode se beneficiar em diversos aspectos. Entre eles estão visibilidade, engajamentos, fortalecimento de marca, aumento nas vendas e no faturamento.
Quando o Instagram surgiu, as primeiras empresas a investirem divulgavam sobre a marca a partir de perfis pessoais, como os do restante dos usuários. Porém, em 2016 foi lançado o Instagram for Business, ou Instagram para Negócios.
Esse recurso integra perfis empresariais, posts patrocinados e avaliação de métricas. Isso quer dizer que, mais do que ter as informações de contato e divulgar produtos e serviços, as empresas podem saber que é exatamente o seu público, anunciar e até mesmo vender pelo aplicativo.
Agora que você já sabe o alcance que o Instagram pode ter e como funciona o seu perfil empresarial, que tal conhecer alguns passos para realizar campanhas e estratégias de sucesso? Confira a seguir:
Assim como em qualquer outra estratégia, o primeiro passo para ter bons resultados com o Instagram para empresas é planejamento. Isso envolve realizar um levantamento detalhado de quem é o público-alvo do seu negócio, qual será a linguagem adotada pela marca, os tipos de conteúdos e quais as metas a se alcançar.
O Instagram para empresas depende de um feed harmonioso, imagens e conteúdos de alta qualidade para se tornar agradável ao público. Por isso, invista em fotos bem produzidas e evite usar filtros desnecessários. Além disso, evite postagens com imagens muito parecidas, para que a linha do tempo da sua empresa não fique cansativa.
Tanto uma empresa que posta em exagero quanto uma que fica em silêncio por vários dias tendem a ser rejeitadas pelo público. Por isso, dentro do seu planejamento, defina um cronograma em que as postagens tenham uma periodicidade aceitável e sigam uma lógica, como os dias e horários que os usuários mais acessam.
Textos muito longos não aparecem por inteiro na linha do tempo dos usuários. Por isso, quando se fala em Instagram para empresas, a dica é trabalhar com conteúdos sucintos e objetivos, que consigam passar a mensagem e não sejam ocultados e esquecidos.
As hashtags são muito bem-vindas pelos usuários do Instagram. Por isso, pode usar e abusar de palavras-chave que ajudem os usuários a encontrarem sua empresa durante as pesquisas.
A dica é postar ao menos uma hashtag na legenda dos posts e, se houver um número maior de palavras que possam ser interessantes, incluir nos comentários para que a postagem não fique poluída e, ao mesmo tempo, elas sejam úteis nas buscas.
O Instagram para empresas é um ótimo lugar para criar interação e bons relacionamento com atuais e potencias clientes. A dica é promover enquetes, sorteios, pesquisas e ações criativas. Além disso, sempre que um seguidor fizer algum comentário ou pergunta, responda prontamente.
O Stories é um recurso do Instagram em que as postagens duram 24 horas e depois são excluídas automaticamente. Essa funcionalidade pode ser utilizada para as empresas mostrarem seus bastidores, o dia a dia do negócio, os colaboradores e tudo o mais que as aproximem do público e tornem a marca mais forte.
Faça anúncios pagos por meio do Instagram Ads para atingir as pessoas certas. O recurso permite segmentar os usuários por dados demográficos e outras características para que as empresas possam ser vistas por quem realmente interessa e de forma ampliada. Além disso, há diferentes formatos de anúncios para vários objetivos.
Como você pôde ver, o Instagram pode ser uma grande ferramenta de Marketing Digital para o seu negócio. Que tal a começar a criar sua estratégia agora mesmo? Já utiliza o Instagram para empresas? Comente aqui para trocarmos experiências!
Assim como o Instagram, muitas redes são utilizadas a todo instante. Você sabe o que sua empresa não deve fazer nas redes sociais? Veja aqui!