Hashtags: o que são é qual é a sua eficiência
Hashtags são palavras precedidas pelo símbolo “cerquilha” (#). Normalmente são utilizadas para identificar o tipo de conteúdo que está sendo postado nas redes sociais. Elas se transformam em hiperlinks que direcionam as pesquisas dos usuários sobre diversos temas.
As redes sociais oferecem diversas possibilidades de criar engajamento e trazer mais visibilidade para marcas e empresas. Uma delas é pelo uso das hashtags. Muito provavelmente já tenha visto muitas delas nas linhas do tempo de seus conhecidos, mas sabe realmente do que se tratam e como utilizá-las para atingir bons resultados? Se ficou em dúvida, não deixe de ler esse post, pois vamos te contar tudo a respeito!
O que são hashtags?
As hashtags são palavras e frases antecedidas pelo símbolo “cerquilha” (#), que têm o objetivo de identificar o tipo de conteúdo que está sendo postado nas redes sociais. Funcionam como um filtro de pesquisa, pois se concentram como termos associados em forma de hiperlinks.
Elas foram criadas e se tornaram populares no Twitter, em 2007, porém se popularizaram e hoje estão presentes em outras redes, como Facebook, Instagram e Linkedin. Sua vantagem é que são uma maneira prática de reunir vários conteúdos sobre um mesmo tema, facilitando a vida do usuário no momento em que precisa fazer uma pesquisa.
Para ficar mais claro, vamos a um exemplo. Imagine que você queira saber o que as pessoas estão falando sobre Marketing Digital e quais são as novidades na área. Nesse caso, basta você inserir a palavra-chave #MarketingDigital na página de busca que os comentários e publicações sobre o tema irão aparecer em um mesmo resultado.
E isso pode trazer um ótimo resultado para o Marketing das empresas. Quando se utiliza as hashtags de forma assertiva é possível criar mais engajamento com os usuários. Para você ter uma ideia, posts com uma hashtag associada ao tema têm, aproximadamente, 12,6% mais interação.
Como usar as hashtags da forma correta?
Muitas vezes, apesar de os usuários das redes sociais incluírem as hashtags em suas postagens, isso é feito sem conhecimento das boas práticas e elas acabam não tendo muita utilidade. Por isso, é importante que você conheça algumas regras importantes que tornarão sua estratégia mais assertiva. Veja quais são elas:
Não separe cada palavra por hashtag
Apesar de facilitarem a separação de palavras de uma frase, muitas podem tornar a leitura desagradável. Além disso, não faz sentido colocar o símbolo # antes de preposições ou elos de ligação já que eles não direcionam para nenhum conteúdo. Vamos a um exemplo de prática negativa: #filmes #e #series #de #ficção. Ficou complicado para ler, não é mesmo? Por isso, evite.
Utilize hashtags relacionadas ao post
Apesar de algumas hashtags se tornarem muito populares nas redes sociais, elas só devem ser utilizadas em um post empresarial quando tiverem alguma relação com o assunto. Caso contrário, o efeito junto aos usuários que fazem pesquisas provavelmente será negativo, já que esses poderão se sentir enganados.
Não exagere na quantidade
As hashtags funcionam como indexadoras de conteúdo e, portanto, seu objetivo é facilitar as pesquisas. Por isso devem ser utilizadas somente com essa finalidade e, além disso, com moderação. Elas não devem ser usadas, por exemplo, para descrever tudo o que aparece em um texto, imagem ou vídeo.
Isso dificulta a leitura, se torna sem propósito e, além disso, pode fazer com que uma marca possa parecer oportunista por querer aparecer em todas as páginas de pesquisa.
Faça hashtags curtas
Frases muito longas não tem um efeito positivo quando se fala em hashtags. O indicado é que elas sejam formadas por uma só palavra, porém no caso de ser necessário utilizar duas ou mais, a sugestão é começar e separá-las por letras maiúsculas. Exemplo: #Redes#Sociais.
Dicas de uso das hashtags nas diferentes redes sociais
Como incluir esse indexador nas estratégias de Marketing Digital de sua empresa? Veja agora algumas dicas para as redes sociais mais populares:
Não poderíamos deixar de começar pelo Twitter, já que ele é o grande precursor das hashtags, não é mesmo? Segundo a própria rede, posts com hashtags podem aumentar em 100% o engajamento para perfis sociais e 50% para empresariais.
Porém, para ter um efeito positivo, é preciso ter cuidado. Tweets com boa interação costumam ter duas hashtags no máximo. Caso eles sejam muito poluídos, podem confundir o usuário na hora de clicar, além de tornar a leitura desagradável.
Ao contrário do Twitter, as postagens no Instagram que contam com um maior número de hashtags costumam ser mais populares. De acordo com uma pesquisa do Social Fresh a partir de 150 mil postagens nessa rede, aquelas que contaram com 7 hashtags tiveram um envolvimento 23% maior.
Aqui a regra de fazer hashtags relacionadas aos conteúdos não devem ser esquecida. Quantidade não quer dizer nada se os termos não conduzirem o usuário por onde ele e sua empresa esperam.
No Facebook, rede social mais utilizada no Brasil, com 103 milhões de usuários, as hashtags não fazem tanto sucesso quanto nas já citadas. Inclusive uma pesquisa realizada pelo site Edge Rank Checker mostrou que a média de alcance de postagens sem hashtag é de 1,30% enquanto posts com ela teriam um alcance de 0,80%.
Nesse caso, mais do que utilizá-las ou não, a dica é o famoso “menos é mais”. Vale a análise da real importância de inserir hashtags nos posts de sua empresa e, se forem consideradas necessárias, utilizar o bom senso para não exagerar na dose.
As hashtags no Linkedin vêm ganhando tanta força que, recentemente, a rede social começou a testar uma reformulação que não libera publicações sem o uso delas.
Depois de alguns usuários terem questionado a respeito, o Linkedin informou no Twitter que realmente está realizando testes para medir o valor de uma hashtag e sua importância para a pesquisa e entrada em conversas relevantes.
Não há um limite máximo para as hashtags nessa rede social. Porém, a dica sobre a sua relevância também cabe muito bem aqui. No caso de textos longos, elas podem ser utilizadas no corpo da postagem ou somente ao final da publicação.
Boas práticas de Marketing Digital e hashtags
Agora que você já sabe o que são as hashtags e como utilizá-las da forma correta, confira algumas boas práticas para serem seguidas em suas estratégias de Marketing Digital:
• crie hashtags específicas para sua empresa ou evento. Depois disso, incentive os seus seguidores a incluí-las em suas postagens para aumentar o alcance e engajamento;
• use a criatividade no momento de criar hashtags, pois quando são divertidas e originais têm mais chances de se tornarem virais;
• faça hashtags que tenham um propósito. Somente assim outros seguidores irão utilizá-las também;
• pense em todas as associações que podem ser feitas com a palavra contida em uma hashtag, para que dessa forma ela não venha a ter um efeito contrário;
• invista no negócio local, criando hashtags que tenham a ver com a localização que o seu negócio se encontra para que nas pesquisas os usuários encontrem as soluções que ele oferece;
• fique ligado em hashtags populares, datas comemorativas e demais ações que possam ser aproveitadas pela sua empresa.
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Estar hoje nas redes sociais é imprescindível. Dentre as redes sociais vamos falar sobre o Instagram para as empresas, você sabe como usar?