Atualmente, quando estão interessados em adquirir quaisquer produtos ou serviços, uma grande parte dos consumidores recorre a um mesmo canal: a internet. Lá eles encontram uma infinidade de informações até que, finalmente, depois de encontrar as soluções para suas necessidades, decidem comprar. E é aí que entra o Marketing Digital! Saiba como vender mais utilizando a estratégia e conheça a forma mais eficiente de trazer mais lucro ao seu negócio por meio da rede.
Muito provavelmente você já tenha ouvido falar algumas vezes sobre Marketing Digital, mas tem dúvidas sobre o que realmente a estratégia significa. Em linhas gerais, ele pode ser definido um conjunto de informações e ações feitas em vários canais digitais com o objetivo de promover empresas e suas soluções.
Com mais visibilidade por meio deles, os negócios ganham a oportunidade de reforçar a marca e aumentar consideravelmente as oportunidades de negócios, ou seja, vender mais.
O Marketing Digital se difere do tradicional pela sua capacidade de oferecer uma comunicação bilateral entre consumidores e empresas, ou seja, há interação, seu alcance global, já que não existem fronteiras, a facilidade em segmentar o público-alvo, os valores mais acessíveis, o retorno mais rápido e sua capacidade em mensurar resultados de forma precisa.
São tantos benefícios oferecidos pela estratégia que esse é um mercado que só tende a se expandir. Para você ter uma ideia, segundo um relatório da CMO Survey, deve haver um aumento de 8,9% nos investimentos por parte das empresas somente nos próximos 12 meses.
Como dissemos, o Marketing Digital auxilia uma empresa a vender mais por uma série de canais. Os principais deles são as redes sociais, o Marketing de Conteúdo, o e-mail marketing, o Search Engine Optimization (SEO), o Inbound Marketing, os anúncios no Google Adwords e os blogs.
Cada um deles possui objetivos e particularidades. Por isso, no momento de investir, é interessante fazer uma análise de cada um deles para verificar quais os mais direcionados às metas que sua empresa pretende alcançar.
Chegamos ao que interessa, não é mesmo? Afinal, o principal objetivo de cada negócio, pois sem isso ela não existiria, é vender mais e aumentar os lucros. Veja agora como o Marketing Digital pode fazer isso pelas empresas:
Ao utilizar os canais de Marketing Digital para vender mais, é possível aumentar de forma considerável a visibilidade e o alcance de uma marca, já que ela será exposta a muito mais pessoas. Essas saberão o que o seu negócio oferece e, com isso, se aumenta as chances de compra e venda.
Por exemplo, ao terem uma necessidade ou problema e buscarem na internet, um usuário encontra o site de sua empresa durante as pesquisas. A partir de conteúdos relevantes que ela oferece, por meio do Marketing de Conteúdo, há a atração desse usuário, o qual pode passar mais tempo navegando, encontrar as soluções que procura e, no mesmo momento ou durante o relacionamento com a marca, se transformam em clientes e são fidelizados.
Ou, ao acessarem as redes sociais e se depararem com uma postagem orgânica ou paga por meio dos anúncios patrocinados, mais usuários saberão sobre a existência do seu negócio e podem ter interesse em conhecê-lo melhor.
O perfil do consumidor mudou. Se antes para encontrar um produto ou serviço ele precisava sair de casa e “bater perna” até encontrar a solução ideal, hoje ele tem tudo o que precisa ao alcance de um clique.
Na internet o consumidor encontra uma infinidade de marcas e empresas, ou seja, concorrência e, muito mais do que só comprar, hoje busca uma excelente experiência, seja por meio de relacionamentos com as marcas, seu atendimento ou a experiência de compra.
Atualmente 81% dos consumidores pesquisam antes de comprar. Ou seja, ficaram muito mais exigentes e, se sua marca tiver uma presença positiva por meio do Marketing Digital e demonstrar autoridade, as chances de conquistar o cliente e vender mais só aumentam.
Esse novo consumidor valoriza marcas que se importam com a sua opinião, se relacionam e estejam prontas a responder suas dúvidas e comentários com rapidez.
E o Marketing Digital auxilia também nesse ponto, pois grande parte dos seus canais oferece uma comunicação bilateral, a qual acontece até mesmo em tempo real e é capaz de promover ótimos relacionamentos.
Muito mais do que as ferramentas do Marketing tradicional, o Marketing Digital possibilita vender mais porque, além de atrair e conquistar um cliente, elas são capazes de fidelizá-lo.
Há diversas estratégias e canais para não perder contato com o consumidor, como as postagens em blogs, os e-mails marketing e as redes sociais.
Por meio deles frequentemente ele é lembrado sobre sua marca e, quando se identifica com ela, as chances de se tornar um cliente recorrente só aumentam.
Vender mais com Marketing Digital não só é possível como pode ser o que falta para sua empresa conquistar as metas e objetivos pretendidos.
Mas, para aproveitar todas as suas vantagens é necessário planejar, criar estratégias embasadas nesses objetivos, conhecer o público-alvo, investir nas ferramentas certas e mensurar as ações periodicamente.
Para te ajudar nessa tarefa, existem profissionais e agências especializadas, as quais oferecem custos acessíveis a todos os portes de empresas.
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Agora que você aprendeu como vender mais com Marketing Digital, veja 5 estratégias de Marketing que geram resultados.