Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o Brasil conta com 116 milhões de pessoas conectadas à internet. Outra informação interessante, de acordo com uma pesquisa da ComScore, é que 74% dos brasileiros pesquisam sobre produtos na rede antes de realizar compras em lojas físicas. E o que isso tem a ver com conteúdos relevantes para empresas? Certamente muita coisa!
Isso porque é cada vez maior o número de usuários que incluem o uso da internet em suas rotinas, seja para pesquisas, estudo, diversão ou compras. Portanto, esse é um local bastante vantajoso para as empresas que pretendem divulgar seus produtos ou serviços.
Porém, não basta investir em banners com propaganda ou anúncios pagos e esperar que os clientes apareçam. Hoje, além da grande concorrência de mercado, os consumidores buscam muito mais do que ofertas, eles procuram informações e conteúdos de valor que agreguem valor a elas.
Conteúdos relevantes são aqueles que suprem necessidades, educam, informam e buscam atrair o público-alvo de uma empresa, ou sua persona, para realizem ações dentro das mídias digitais do negócio. Seu principal objetivo é gerar uma percepção positiva da organização e, com isso, gerar mais vendas e faturamento.
Agora você pode estar se perguntando: “e como fazer isso na prática?”. Nesse caso, sua empresa pode se utilizar do Marketing de Conteúdo, uma das principais estratégias do Marketing Digital, que possui como foco principal atrair e reter a atenção de potenciais clientes por meio dos conteúdos de valor.
O Marketing de Conteúdo é focado em trazer benefícios para quem lê, seja a resolução de um problema, o esclarecimento de dúvidas ou a educação por meio de informações valiosas. Nesse caso, a venda é apenas uma consequência desse processo.
Para que esses conteúdos sejam realmente relevantes, é necessário fazer uma análise de quem é a persona, ou representação do cliente ideal de uma empresa, para depois oferecer informações tão úteis que ela terá vontade de compartilhá-las com seus conhecidos e continuar o relacionamento com a empresa para obter mais benefícios.
E a consequência desse trabalho é um relacionamento positivo e duradouro, fazendo com que o usuário se informe até estar preparado para a compra. Além disso, como mais pessoas ficam conhecendo sua empresa por meio de seus compartilhamentos e referências, as chances de conquistar novos clientes só aumenta.
Os conteúdos relevantes criados por uma empresa podem ser disponibilizado em diversos canais online, como os blogs, landing pages e redes sociais. Como dissemos, para que a estratégia seja assertiva, é essencial conhecer o potencial cliente e também realizar um planejamento onde constem os objetivos e metas da empresa.
Esse trabalho é feito pelos profissionais de Marketing de Conteúdo, os quais têm as técnicas e conhecimentos necessários para auxiliar as empresas a atrair, conquistar e fidelizar clientes.
Entre essas técnicas estão o uso de palavras-chave adequadas, as quais são fundamentais no momento das pesquisas em mecanismos de busca e também os call to action, que são as chamadas para a ação.
Para ficar mais claro, os call to actions podem convidar o usuário a continuar acessando o blog, acompanhar as redes sociais, receber e-mails marketing e entrar em contato com a empresa no momento em que estiver preparado para a compra.
Pelo que comentamos até aqui, provavelmente você esteja mais interessado em criar conteúdos relevantes para sua empresa ganhar visibilidade, credibilidade e, consequentemente, mais clientes e vendas.
Veja agora mais algumas vantagens:
1 – permite que a empresa seja encontrada pelos clientes ao invés de haver prospecção direta e, muitas vezes, intrusiva;
2 – faz com que a marca fique melhor posicionada em mecanismos de busca, como o Google;
3 – melhora o relacionamento com clientes e cria engajamento;
4 – facilita o compartilhamento de mensagens sobre a empresa de forma orgânica, ou gratuita;
5 – reduz os custos necessários para a divulgação da empresa, assim como todas as ferramentas de Marketing Digital, em sua maioria mais acessíveis do que o Marketing tradicional;
6 – permite a mensuração de resultados por meio de dados concretos;
7 – aumenta a visibilidade, a credibilidade e fortalece a marca;
8 – auxilia no pós venda.
Agora que você pôde ver o grande potencial dos conteúdos relevantes para o alavancar sua empresa e fazer com que ela tenha mais sucesso no mercado, que tal começar a colocar a estratégia em prática agora mesmo?
Para isso, você pode contar com o apoio de profissionais e agências especializadas, as quais oferecem estratégias para todos os portes de empresa. Saiba como escolher uma agência de marketing digital que gere resultados para o seu negócio.