Pinterest: a rede social das imagens
O Pinterest é uma rede social voltada ao compartilhamento de fotos, vídeos, imagens e links. Por meio dele, os usuários podem criar diversas seleções e murais de acordo com os seus interesses conhecer as coleções de outros usuários.
Entre as redes sociais direcionadas ao compartilhamento de imagens e pesquisa de referências e inspirações está o Pinterest. Muito provavelmente você já tenha ouvido falar sobre ele, afinal já são quase 19 de milhões de usuários somente no Brasil. Mas sabe do que realmente o que é a rede e quais as vantagens para empresas? Se chegou até aqui, essa pode ser justamente a sua dúvida.
Então saiba que acabou de chegar ao lugar certo! Acompanhe o nosso post e saiba porque o Pinterest teve um crescimento de quase 100% no País em apenas dois anos.
O que é o Pinterest?
O objetivo do Pinterest é muito simples: compartilhar fotos, vídeos, links e imagens sobre os mais diversos temas e assuntos. Isso é feito por meio dos painéis (boards) criados pelos usuários, que os categorizam de acordo com o tema e interesses. A partir daí, começam a “pinar” o que acharem mais relevante para esses murais e podem curtir, compartilhar e seguir painéis e “pins” de outros usuários.
Em linhas gerais, ele funciona como um grande mural de interesses, em que os usuários podem ser comparados à colecionadores, os quais buscam, encontram e armazenam imagens que julgarem interessantes para inspiração ou referência, por exemplo. O Pinterest está disponível tanto em versão web quanto em apps para Android, iOS e Windows Phone.
A rede social é interessante para empresas?
Apesar de ser baseado exclusivamente na publicação e compartilhamento de imagens, o que pode fazer com que muitos acreditem que o Pinterest seja útil somente para perfis pessoais, a rede tem chamado a atenção de empresas, as quais veem a possibilidade de aumentar o engajamento, a visibilidade e aumentar o tráfego de sites e outros canais.
Segundo uma pesquisa realizada pela Javelin Strategy e Research, 12% dos 2.985 entrevistados afirmaram que já compraram itens físicos por meio de links postados em redes sociais. E o Pinterest é uma delas. Para você ter uma ideia, esse mesmo levantamento mostrou que os usuários desta rede compram mais do que os provenientes do Facebook, por exemplo. O ticket médio nas redes é de $123,50 e $54,64, respectivamente.
Isso demonstra que o Pinterest pode sim, ser bastante útil para empresas que buscam conquistar clientes e aumentar as suas vendas.
Seja B2B ou B2C, é possível que organizações e profissionais de vários segmentos alcancem os mais diversos objetivos, como aumentar o tráfego do seu site ou ganhar notoriedade perante influenciadores e consumidores.
Uma das grandes vantagens do Pinterest é a vida útil das publicações, uma média de 1.600 vezes maior do que postagens no Facebook. Ou seja, os conteúdos das empresas seguem aparecendo no feed da rede social por muito mais tempo.
Como utilizar o Pinterest para os negócios?
Como dissemos, é possível que os mais variados segmentos, como os de moda, beleza, arte e gastronomia, criem estratégias e ganhem mais notoriedade por meio de um perfil no Pinterest. E como fazer isso na prática? Veja algumas dicas a seguir:
Otimize o perfil
O primeiro passo para quem quer ter sucesso no Pinterest é a otimização do perfil. Afinal, ele precisa ser encontrado por usuários dos mecanismos de busca, como o Google. Para isso, o indicado é que o nome no perfil seja o mesmo que é utilizado em outras redes sociais e a imagem de capa remeta rapidamente à marca.
Além disso, é essencial apostar em um nicho específico, no caso aquele que sua empresa atua. Se a área é gastronomia, por exemplo, não há motivos para tratar sobre moda, não é mesmo? Além disso, é importante que seja criado um perfil corporativo, pois por meio dele é possível contar com algumas funcionalidades, como o Pinterest Analytics, que traz diversas métricas e dados valiosos para a mensuração de resultados.
Otimize as imagens para SEO
Para que o mecanismo de buscas do Pinterest, chamado de Smart Feed, leve em consideração as postagens de sua empresa para que apareçam em outros feeds, é essencial otimizar as imagens para SEO. As legendas devem apresentar um contexto, uma breve descrição e também palavras-chave adequadas que façam com que os usuários encontre as publicações com mais facilidade.
Redirecione os usuários
Uma bela imagem que chame a atenção dos usuários sem redirecioná-los para a ação que a empresa pretende, como acessar o site, por exemplo, acaba perdendo o seu valor. Por isso, empresas que querem conquistar clientes e aumentar as vendas por meio do Pinterest não podem esquecer desse detalhe tão importante no momento da postagem.
Invista em imagens verticais
O melhor formato de imagens para o Pinterest são as verticais. Isso porque uma boa parte dos usuários acessa a rede por meio de seus smarpthones e a visualização de fotos na vertical se torna mais agradável nesse tipo de tela. Além disso, nesse formato é possível incluir mais informações e até mesmo criar infográficos, bem aceitos pelos usuários.
Inclua textos nas imagens
Uma boa forma de chamar a atenção do usuário para aquilo que sua empresa quer dizer é por meio da inserção de textos nas imagens. Isso o ajuda a compreender melhor qual será o assunto do texto e naturalmente chama mais atenção do que uma foto sem nenhum outro elemento.
Siga influenciadores e marcas famosas
Além de criar mecanismos para que mais seguidores conheçam a sua empresa e compartilhem os conteúdos, é importante também buscar interações com outros usuários, de forma com que se aumentem as chances desses seguirem o perfil da empresa e se engajarem com os conteúdos.
A dica é criar uma lista com empresas e pessoas interessantes para seguir e também compartilhar os seus conteúdos. Isso demonstra que a marca não está nessa rede social somente para se promover, mas que se preocupa em mostrar conteúdos interessantes de outros usuários, o que atrai o interesse e cria autoridade.
Agora que você já sabe do que se trata o Pinterest, de que forma pode auxiliar as empresas e como fazer isso na prática, esperamos que possa alcançar ótimos resultados também por meio dessa rede social.
Como você viu os canais digitais, incluindo as redes sociais, podem contribuir para aumentar, e muito, os resultados da sua empresa, confira como.
Acabei de ler seu artigo e achei o blog muito interessante, tem muita informação que eu estava procurando, parabéns.
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