Marketing pessoal é um conjunto de estratégias com o objetivo de agregar valor à imagem dos indivíduos e torná-la positiva perante a sociedade. É essencial para qualquer profissional, pois interfere direto em sua reputação, ou seja, a forma com que se é avaliado.
Se você chegou até aqui, provavelmente seja porque ouviu falar sobre marketing pessoal, porém têm dúvidas sobre o que o conceito realmente significa, qual sua importância e de que maneira colocá-lo em prática. Acertamos? Então acompanhe o nosso post, pois é justamente sobre isso que vamos falar!
O marketing pessoal pode ser definido como a forma de “se vender”. Ele consiste em estratégias que, se bem empregadas, são capazes de promover a auto imagem dos indivíduos de maneira positiva e valorizada, rendendo bons frutos em vários aspectos, inclusive no âmbito profissional.
E, com uma concorrência cada vez mais acirrada, você pode imaginar a importância de ter uma marca pessoal que se destaque e chame a atenção de líderes e gestores.
Agora você pode estar se perguntando: “o que compõe o marketing pessoal?”. Assim como o marketing, que é composto de diversas variáveis, a marca em questão, que é a imagem do indivíduo, é formada por diversos detalhes, como a postura, a comunicação interpessoal, o networking, a empatia, o otimismo e o espírito de equipe.
Muitas vezes, profissionais competentes, os quais poderiam estar em bons cargos, acabam passando despercebidos no mercado de trabalho porque não sabem comunicar sua própria imagem. Isso, além de trazer frustração, acaba impedindo o sucesso.
Somente por aí dá para ter uma ideia da importância de aplicar a marketing pessoal, concorda? Ele faz com que o indivíduo seja visto como a melhor opção em qualquer situação, ou seja, permite que quem toma decisões perceba o seu potencial assim como as pessoas próximas a ele.
É importante frisar que, para que o marketing pessoal realmente funcione, é preciso ter ética, transparência e uma série de valores que compõem uma imagem positiva. Além disso, é importante que a “propaganda” seja feita de maneira sutil, sem ser invasiva ou prepotente. É necessário equilíbrio, e é justamente esse o desafio.
Depois de conhecer o conceito e sua importância, chegou a hora de mostrarmos algumas dicas de como compor o seu marketing pessoal de forma com que você seja notado e se destaque em qualquer ambiente ou momento. Confira!
Como dissemos, o marketing pessoal não pode ser uma coisa “forçada”, é necessário que o indivíduo seja transparente e mostre quem é de fato. Portanto, autoconhecimento deve ser o primeiro passo para quem quer melhorar sua imagem.
Para isso, você pode listar seus pontos fortes e fracos, suas características mais relevantes e a forma como reage às mais diversas situações. Ou seja, buscar dentro de si, por meio da reflexão, quem se é e de que forma isso será mostrado à sociedade.
Sua imagem funciona como um cartão de visitas. Por isso, é essencial cuidar da aparência. Não é necessário se vestir sempre com roupas caras, mas sim manter uma imagem apresentável, que passe confiança e esteja de acordo com o ambiente e a pessoa que se almeja ser.
A liderança é uma das características mais importantes para o marketing pessoal. E isso não quer dizer alcançar altos cargos, mas começar tomando à frente nas situações rotineiras, como notar algum problema nos processos do setor em que atua e propor uma discussão com a equipe para encontrar soluções.
Essas ações, certamente, chamarão a atenção dos gestores e, consequentemente, o profissional se torna mais bem cotado para evoluir dentro da empresa.
Não adianta ter uma boa postura e se vestir de forma adequada se o profissional não tem conteúdo. Por isso é importante investir em formações e capacitações, seja por meio de cursos, palestras, workshops ou congressos, por exemplo.
Mesmo que você seja um ótimo profissional, para melhorar constantemente seu marketing pessoal é preciso não cair na zona de conforto e sempre procurar se atualizar.
Certamente você já ouviu o ditado “quem não é visto não é lembrado”, não é mesmo? E ele se aplica muito bem ao marketing pessoal.
De nada adianta ser um excelente profissional e ninguém ficar sabendo disso. Portanto, participe de eventos, encontros e demais ocasiões do seu setor de atuação em que seja possível conhecer pessoas interessantes para sua carreira e, assim, mostrar todo o seu talento e aumentar a rede de contatos.
Como você viu, o marketing pessoal pode abrir portas e tornar a imagem dos indivíduos muito mais positiva perante a sociedade e o mercado de trabalho. Você já trabalha sua auto imagem de alguma forma? E a sua comunicação, como está? Descubra se ela é assertiva, e como está sua forma de se expressar.