No Brasil, uma coisa é fato. O uso de smartphones para os mais diversos objetivos é uma tendência que veio para ficar. Junto a isso, é cada vez maior o número de consumidores que utilizam aplicativo para se relacionar, interagir com empresas e comprar.
Prova disso é a pesquisa da APP Annie, a qual mostrou que o País está em segundo lugar no ranking de utilização de aplicativos. A média dos usuários é de 40 deles por mês. Outro dado interessante da pesquisa é que os brasileiros abrem aproximadamente 10 apps por dia, o que leva o Brasil ao topo da lista.
É importante citar também uma informação de um estudo do Opinion Box e Mobile Time, que concluiu que 8 em cada 10 usuários de internet no Brasil já fizeram a avaliação de aplicativos nas lojas.
Pelos dados apresentados aqui, é possível ter uma ideia do potencial que um aplicativo empresarial pode ter, não é mesmo? E, realmente, se desenvolvido de forma profissional e assertiva, pode colaborar com os resultados das organizações.
Veja agora alguns benefícios:
Ao criar um aplicativo, uma marca fica mais visível aos clientes e potenciais clientes. Só por ter um APP ele já estará listado nas lojas, fazendo com que usuários o encontrem facilmente nas buscas e tenham vontade de saber mais sobre o que a empresa tem a oferecer.
Além disso, a identidade visual do negócio vai sendo fixada na mente dos internautas, o que contribui para o fortalecimento.
Quando um usuário instala o aplicativo de uma empresa em seu smartphone, automaticamente essa estará mais perto dele.
Por meio dos apps, os consumidores podem ter informações detalhadas sobre a marca e acesso à diversos recursos, como as compras, de forma simplificada.
Além disso, podem deixar opiniões, dúvidas e sugestões de melhorias. Assim a marca tem um feedback direto e pode tornar o sistema ainda mais agradável e com melhor navegabilidade. Tudo isso cria a oportunidade de ampliar relacionamentos com clientes e, dessa forma, fidelizá-los.
Contar com um ambiente personalizado e totalmente controlado pela empresa é torná-la um canal permanente de negócios, com todos os benefícios de uma loja online, porém ao alcance do usuário bastando um toque.
Outra vantagem é que, ao utilizar um app, não é necessário disponibilizar uma equipe de vendedores, pois o sistema consegue se encarregar de muitas vendas de forma automatizada.
Como se sabe, o consumidor atual é muito mais conectado, informado e busca uma experiência omnichannel. Ao oferecer um aplicativo aos usuários, a marca ganha valor, pois mostra que está antenada com as tendências e busca oferecer a melhor experiência possível.
Ao ter um canal de comunicação da marca instalada nos smartphones de clientes e potenciais clientes, é possível ter total controle sobre o envio de notificações e mensagens, as quais podem informar sobre promoções, novidades e outras ações estratégicas. Ou seja, se abre um enorme leque para as vendas e, consequentemente, um maior faturamento.
Está convencido de que investir em um aplicativo empresarial pode ser o que esteja faltando para que seu negócio tenha mais sucesso? Então confira agora algumas dicas de como ter um app de sucesso, que proporcione maior interação, fidelização e, principalmente, vendas:
Os aplicativos oferecerem uma série de vantagens para as empresas que querem ter mais visibilidade, credibilidade e sucesso no mercado atual. Você já tem alguma ideia de app para sua marca? Sabe como engajar seus clientes através das redes sociais? Veja como usar o whatsApp business.