Equipe interna ou terceirizada de Marketing Digital: qual é a melhor escolha?
Uma das dúvidas mais comuns de quem quer investir em Marketing Digital é se vale mais a pena contratar uma equipe interna ou terceirizada para realizar os serviços. Para essa questão não há somente uma resposta, já que a decisão mais assertiva depende de alguns fatores e variáveis que envolvem cada tipo de empresa.
Agora você pode estar se perguntando: nesse caso o que deve ser feito? Para te ajudar nessa tarefa elaboramos esse post, o qual traz informações do que levar em consideração para realizar a escolha ideal, que gere ótimos resultados no futuro. Acompanhe!
Quais as vantagens e desvantagens de uma equipe interna?
Para formar uma equipe interna de Marketing Digital é necessário observar alguns quesitos. Entre eles estão identificar quais as necessidades da empresa para definir um perfil ideal de candidatos, conhecer as funções que precisam ser preenchidas para que a estratégia tenha resultados, montar um processo seletivo com antecedência para que se possa fazer a escolha com tempo e, após as contratações, realizar treinamentos e fornecer feedbacks constantes.
Veja agora quais as vantagens e desvantagens:
Vantagens
Alinhamento com a identidade da marca
Quando os colaboradores são contratados para atuar internamente na empresa, é mais fácil haver um alinhamento entre o perfil do time e a identidade da marca. Dessa forma, é possível construir uma linguagem que vá de encontro a isso e que transmita os propósitos e valores do negócio.
Atendimento exclusivo
Um dos fatores positivos de uma equipe da própria empresa é a exclusividade no atendimento. Nesse caso, os colaboradores se dedicam em tempo integral para a criação de estratégias e o alcance de metas e resultados.
Portanto, para decidir entre contratar uma equipe interna ou terceirizada de Marketing Digital um dos pontos a se ponderar é a demanda de serviços que será necessária e, dependendo do volume, pode ser que essa seja a opção mais indicada.
Equipes integradas
Quando os colaboradores de Marketing Digital estão dentro da empresa, automaticamente o relacionamento com os membros de outras equipes, como as de vendas e atendimento, se torna mais próximo. Isso permite a criação de estratégias integradas entre os setores em prol de um mesmo objetivo.
Desvantagens
Veja agora algumas desvantagens de contratar uma equipe interna:
Custos maiores
Ao contratar colaboradores para atuar dentro da empresa, os custos se tornam mais elevados. Isso porque, além dos salários e encargos, deve haver o investimento em estrutura, ferramentas e equipamentos necessários para a atuação da equipe.
Tempo para o desenvolvimento do time
Quando uma empresa decide que a melhor opção é contratar profissionais internos para o Marketing Digital deve estar ciente de que o desenvolvimento da equipe para uma atuação com excelência demanda tempo e dedicação.
Para que esses estejam alinhados aos propósitos e metas organizacionais, devem ser treinados e capacitados, o que não acontece “do dia para a noite”.
Desvio de foco
Uma outra desvantagem de contar com uma equipe interna é o desvio de foco dos investimentos da empresa, os quais poderiam ser direcionados para o aprimoramento de suas atividades. Dessa forma, os recursos que poderiam ser destinados à melhoria dos produtos ou serviços acabam ficando mais limitados.
Quais os benefícios e desvantagens de uma equipe externa de Marketing Digital?
Uma das diferenças entre contratar uma equipe externa ou terceirizada está no fato de que as agências de Marketing Digital já contam com profissionais especializados em diversas áreas, como atendimento, produção dos conteúdo, mídia, criação e design.
Como cada um deles possui especialização em determinadas áreas, as chances de erros e falhas diminuem consideravelmente.
Outras vantagens:
Menor investimento
Além de não precisar arcar com despesas trabalhistas e estrutura para uma equipe interna, a contratação de agências terceirizadas ainda possibilita flexibilizar contratos de forma com que estejam incluídos somente os serviços que serão importantes para a empresa. Ou seja, mais economia.
Estratégia escalável
Ao contratar uma equipe terceirizada para o Marketing Digital de uma marca, é possível ir ampliando o leque de estratégias sem necessitar fazer novos investimentos em profissionais e treinamentos. Isso porque as agências vão se adaptando conforme as necessidades dos clientes sem que eles precisem ter maiores preocupações.
Produtividade
Se a sua dúvida entre contratar uma equipe interna ou terceirizada para fazer o Marketing Digital de sua empresa é em relação à produtividade e possível falta de contato, saiba que as boas agências trabalham junto com os clientes. Enquanto a marca fornece informações, os profissionais de Marketing, com sua experiência, implementem as estratégias mais vantajosas para os propósitos do negócio.
E, ainda, os profissionais internos da empresa ganham tempo para focar nas atividades principais, o que colabora com a produtividade e a priorização de projetos.
Conhecimento de diversos segmentos
Como as agências de Marketing Digital atendem clientes de diversos setores, os profissionais ganham uma boa visão de mercado e de estratégias, até mesmo sobre a concorrência.
Isso pode colaborar de forma positiva para os resultados, já que algumas ações que trouxeram um bom retorno podem ser adaptadas às necessidades da empresa e terem o mesmo sucesso.
Entrega de resultados concretos
Quando se contrata uma agência de Marketing Digital séria e profissional, dificilmente o empresário estará dando “um tiro no escuro”, pois os colaboradores envolvidos possuem a experiência necessária para observar os objetivos e determinar quais os meios serão mais interessantes para atingi-los.
Para que isso aconteça eles devem fazer uma série de análises e pesquisas, as quais demonstrarão quais os melhores caminhos a seguir. Como você pode supor, isso demanda tempo, o que pode se tornar complicado quando a empresa cuida sozinha do próprio Marketing.
Desvantagens
Menor controle das atividades
Como comentamos, uma agência de Marketing Digital busca trabalhar em conjunto com o cliente, fazendo com que o relacionamento se estreite. Porém, como os profissionais estão distantes da empresa, o que pode acontecer é a falta de controle direto das atividades.
Para resolver essa situação, é possível criar relatórios de trabalho e desempenho de cada ação que está sendo realizada, além da apresentação de métricas que demonstrem periodicamente os resultados do trabalho.
Distância
Quando os serviços são terceirizados, a agência responsável pelo Marketing está mais distante dos propósitos gerais da marca, focando somente em sua área em específico. Mas essa situação também pode ser contornada a partir do desenvolvimento de um plano de metas claro para que os profissionais desenvolvam.
Além disso, o planejamento de Marketing pode ser feito em conjunto pela empresa e agência, de forma com que os objetivos fiquem totalmente alinhados.
Afinal, o que é melhor? Contratar uma equipe interna ou terceirizar?
Como dissemos no início desse post, isso dependerá de características e necessidades particulares de cada empresa, ou seja, não existe uma solução melhor que a outra.
Nesse caso, o que você precisa definir é o orçamento que poderá ser direcionado para o setor e em qual velocidade espera obter os resultados.
Além disso, sabendo exatamente quais os objetivos de Marketing sua empresa deve cumprir, a decisão entre contratar uma equipe interna ou terceirizada fica mais fácil de se tomar. E não esqueça, é claro, de levar em conta as vantagens e desvantagens apresentadas em nosso post.
Quer saber de forma mais detalhada sobre a atuação de uma agência? Então veja como uma agencia de marketing digital pode ajudar o seu negócio a vender mais.