Se você chegou até aqui, muito provavelmente seja porque está interessado em implementar estratégias de Marketing de Conteúdo em seu negócio. E nesse caso está de parabéns! Isso porque a ferramenta é capaz de conquistar e fidelizar clientes, contribuindo para o aumento das vendas e lucratividade, além de uma redução significativa do custo de aquisição por cliente.
Como você sabe, o Marketing de Conteúdo engloba as estratégias online com foco em conteúdos valiosos e relevantes para a persona, ou representação semi fictícia do cliente ideal de cada negócio.
Diferente das ações tradicionais, que são mais invasivas e “empurram” produtos e serviços aos consumidores, essa estratégia é capaz de educar os leads, ou potenciais clientes, de forma com que sigam naturalmente pela jornada de compra.
Isso traz uma percepção positiva ao consumidor, que se sente valorizado por meio dos conteúdos de valor ofertados pela empresa. A partir daí, as chances dele se tornar um cliente recorrente da marca aumentam consideravelmente.
A estratégia é tão eficaz e promissora como mostra um estudo da Hubspot, o qual apontou que leads nutridos por bons conteúdos realizam compras 47% maiores do que aqueles que não o são.
Outra informação valiosa é que 94% dos consumidores optam por organizações que os auxiliam com conteúdos educativos, de forma com que os ajudem a navegar por cada estágio de compra.
Entre os benefícios do Marketing de Conteúdo estão:
Agora que você já conhece algumas vantagens das estratégias de Marketing de Conteúdo para o sucesso de uma empresa, chegou a hora de conhecer as ações que não podem ficar de fora do seu planejamento em 2019. Confira quais são elas:
O Search Engine Optimization (SEO) certamente é uma das estratégias mais importantes quando se fala em Marketing de Conteúdo. Isso porque, por meio da palavras-chave adequadas e outras técnicas, o SEO é capaz de levar um site para a primeira página dos mecanismos de busca, como o Google.
Isso significa que, no momento de suas pesquisas, a persona de seu negócio irá se deparar com as soluções oferecidas por ele mais facilmente e, com isso, as chances de se tornar um cliente recorrente aumentam, e muito.
Para você ter uma ideia, uma pesquisa do Retailing Today mostrou que 81% dos consumidores fazem pesquisas online antes de se decidirem por uma compra. Ou seja, nesse momento é essencial que sua empresa esteja presente, concorda?
Além dos artigos para blogs e sites, a geração de outros tipos de conteúdos também faz parte de uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo.
Por meio de webinars, planilhas, e-books, vídeos e simuladores sua empresa despertará o interesse do consumidor, fazendo com que haja geração de leads e qualificação dos mesmos.
Os conteúdos criados por uma empresa não devem ficar limitados aos blogs e outros canais onde foram desenvolvidos primariamente. É importante que a empresa também faça a sua promoção tanto via e-mails quanto nas redes sociais, como Facebook, Instagram e Linkedin. Isso aumentará o alcance das estratégias de forma significativa, auxiliando em seu sucesso.
Além de promover os materiais da empresa, como citamos acima, as redes sociais também são importantes para o Marketing de Conteúdo no sentido de reunir informações importantes sobre a persona da empresa, criar relacionamentos e estimular o engajamento.
Conhecendo melhor o seu público-alvo por meio das interações, a organização pode melhorar as ações de Marketing e da empresa como um todo, já que saberá exatamente quais as características e necessidades do seu potencial cliente.
Gostou? O Marketing de Conteúdo são indispensáveis para empresas que querem ter sucesso! Que tal começar a colocar em prática agora mesmo? Quer saber mais? Então descubra os benefícios do marketing de conteúdo para as empresas.