Em um tempo em que a internet faz parte do dia a dia da maioria dos consumidores, que se utilizam dela para pesquisar, se educar e, após ter certeza de que determinado produto ou serviço é ideal para suas necessidades, a produção de conteúdo web se tornou essencial para que as empresas ganhem visibilidade e reconhecimento.
Se você chegou até aqui é porque provavelmente está interessado em utilizar bons conteúdos como estratégia de Marketing Digital em sua empresa. Então acompanhe o nosso post e saiba tudo sobre o assunto!
Antes de falarmos sobre as vantagens da produção de conteúdo para os negócios é importante que você entenda do que se trata o conceito. Em linhas gerais, conteúdo pode ser entendido como informação valiosa e relevante para determinado tipo de público.
Podemos dizer que, no caso dos conteúdos para web, eles são uma mistura de jornalismo, com o levantamento de informações importantes para o leitor, e redação publicitária, que deve “vender” uma solução ao consumidor.
O essencial para uma empresa que busca fortalecer uma marca, se tornar referência e, com isso, ter mais lucratividade, é que a informação passada ao público seja útil de alguma forma, como solucionar uma dúvida, oferecer dados novos sobre determinados assuntos, descrever produtos e serviços em detalhes, entre outros.
Ou seja, os conteúdos criados devem ter como foco principal os usuários e, ao mesmo tempo, serem interessantes para os mecanismos de busca, como o Google, que está cada vez mais exigente.
Primeiramente podemos dizer que hoje a produção de conteúdo serve como base do relacionamento entre empresas e seus clientes. Isso começou a existir a partir do momento em que surgiu um novo perfil de consumidor, mais informado, conectado e exigente.
Esse realiza pesquisas, procura opiniões e avaliações, se informa e cria relações com as marcas com as quais se identifica. Portanto, oferecer conteúdos relevantes significa mostrar autoridade, experiência e empatia com o cliente.
Veja agora mais algumas vantagens:
Para que a produção de conteúdo web seja realmente eficiente e traga os resultados esperados, alguns detalhes são fundamentais. Entre eles estão:
Os conteúdos online, antes de qualquer coisa, precisam ser planejados. Durante o planejamento é que são definidos os assuntos, os objetivos, as palavras-chave, a linguagem utilizada e a periodicidade dos materiais.
Isso deve ser feito de acordo com as características e necessidades do cliente de forma estratégica e se utilizando de fontes confiáveis para a pesquisa.
Outro ponto essencial da produção de conteúdo é o conhecimento da persona, ou representação semi fictícia do cliente ideal. Afinal, como dissemos, os materiais devem ter como foco principal o usuário, e quando mais forem de encontro às suas necessidades e características, mais sucesso terão.
Para chegar à persona, a qual irá guiar toda a produção, são necessários pesquisas, análises e dados reais que irão mostrar dores, problemas e anseios do potencial cliente.
Os conteúdos evergreen são informações mais completas e perenes sobre os mais variados temas, ao contrário do conteúdo factual, que perde a validade com o tempo.
Esse estilo de conteúdo, o qual pode permanecer longos tempos nas páginas de pesquisa, é o preferido de empresas que investem em Marketing Digital, já que assim se educa o público ao mesmo tempo que se oferece uma série de informações que não se tornam ultrapassadas rapidamente.
Os hiperlinks inseridos dentro da produção de conteúdo visam direcionar para outros materiais interessantes, seja do blog da própria empresa, por exemplo, ou para páginas externas. Eles criam mobilidade para o leitor e ainda são bem avaliados pelos mecanismos de busca, pois abrangem a informação aos usuários.
Para que a produção de conteúdo seja realmente profissional, de forma a trazer os resultados esperados, é essencial contar com o auxílio de agências de Marketing Digital ou colaboradores internos, os quais são especializados no assunto. Para encontrar a melhor solução para sua empresa, analise alguns requisitos:
Como você pôde comprovar, a produção de conteúdo web se tornou fundamental para empresas que buscam se posicionar e se fortalecer no mercado, conquistar clientes, aumentar as vendas e a lucratividade.
Quer saber mais? Veja também qual a importância do marketing de conteúdo para as marcas.
Conteúdo magnifico, me ajudou demais, obg e parabéns!