Nos últimos anos, temos acompanhado de perto as estratégias de marketing tradicional perderem espaço para o novo mundo digital. As plataformas de pesquisa e, principalmente, as redes sociais têm ganhado cada vez mais novos usuários. Consequentemente, esse cenário vem resultando em mais investimentos por parte das organizações, especialmente no que diz respeito ao conteúdo viral.
Para se ter uma ideia, de acordo com dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), há cerca de 126 milhões de brasileiros conectados à internet, cerca de 69% da população. Ou seja, imagine a rede como um mercado bem movimentado. Qual corporação não gostaria de ter o seu produto exposto ali, na primeira prateleira? E é exatamente essa a intenção das estratégias de marketing digital.
Por que “viral”? Podemos entender viral como um tipo de post que foi compartilhado por diversas pessoas em um curto período de tempo. Desse modo, o conteúdo viral consiste em uma estratégia de marketing que visa alcançar maior interação com o público-alvo e, consequentemente, resultados mais contundentes.
Há uma série de conteúdos com potencial viral. Entretanto, antes de qualquer tipo de ação, é importante compreender não apenas o perfil do seu público-alvo, mas também as preferências desse grupo de pessoas.
Na prática, os conteúdos virais podem ser feitos por empresas dos mais diversos segmentos, blogueiros, youtubers, ONGs e outros tipos de projetos espalhados pela internet.
Uma das maiores características de um conteúdo viral é o sentimentalismo. Desse modo, para que um post realmente impacte o público-alvo para ser compartilhado, deve possuir algum tipo de gancho emocional, geralmente definido por:
Não acredita nisso? Pense comigo, por que o Canarinho Pistola, mascote da seleção brasileira de futebol, ficou tão famoso? Ou, por que o russo que segurava a bandeira do país em um dos jogos da última Copa ficou conhecido por todos os brasileiros? A resposta é bem simples: eles viraram “memes”, um tipo de conteúdo humorístico muito famoso na internet.
Além disso, uma outra característica muito marcante do conteúdo viral é a “serventia”. Mas, o que significa? Basicamente, diz respeito à um tipo de post que visa ajudar o leitor, tirar dúvidas e, principalmente, solucionar problemas.
Como qualquer tipo de estratégia, o conteúdo viral também possui vantagens e desvantagens. De modo geral, os principais benefícios que podem ser citados dizem respeito aos resultados financeiros.
Ou seja, por meio desse tipo de ação é possível não apenas alcançar muitas pessoas, mas também atrair diversos novos leads e consumidores para sua marca.
Entretanto, como dois lados de uma mesma moeda, a viralização pode representar tanto um salto quanto uma mancha para uma empresa. Desse modo, é essencial ter cuidado e planejar bem cada passo, isso porque um post mal interpretado pode dar margem para perdas de diversas oportunidades de negócios e clientes.
Para quem deseja fazer sucesso com o público-alvo nos meios digitais, o conteúdo viral representa uma das estratégias mais importantes. Então, com o objetivo de te ajudar, separamos algumas dicas.
O primeiro passo é entender a diferença entre o marketing viral e o buzz marketing. O buzz, na prática, significa “burburinho”; então, é um tipo de ação que visa gerar “animação” do público-alvo. Já o conteúdo viral, possui a intenção de se aproximar do público de uma forma mais branda. Porém, ao mesmo tempo, mais forte, por meio das ligações emocionais.
Antes de qualquer coisa, é importante pesquisar bem o comportamento do
consumidor de uma marca na internet, entendendo suas preferências e horários de maior interação. Com essas informações, é possível criar ações que falem diretamente com essa persona.
Nesse cenário, é essencial não deixar de lado as emoções, pois representam ativos gatilhos mentais, como também apelações imperceptíveis, como é o caso dos conteúdos que “solucionam problemas”.
Por fim, como já citado anteriormente, conteúdos virais possuem mais chances de serem mal compreendidos. Por isso, planeje muito bem e tenha cuidado com as informações que serão disseminadas.
Gostou desse artigo sobre conteúdos virais? Você já sabe o que vem por aí? É hora de saber a história da publicidade e a sua evolução!