Ao montar um negócio, seja para comercialização de produtos ou serviços, a principal intenção do empreendedor é ser reconhecido junto ao seu público. Nesse sentido, uma das maneiras mais eficazes de alcançar essa meta é por meio do posicionamento da marca.
No mundo corporativo muito se houve falar a respeito das campanhas e ações em prol desse objetivo. Entretanto, poucos entendem o conceito ou formas de fazê-lo.
Na prática, o posicionamento da marca consiste em uma estratégia de marketing que tem por objetivo alcançar a “mente” da persona.
E o que isso significa? O seu público-alvo não pode adquirir seus serviços de forma aleatória. Muito pelo contrário. É necessário que haja uma preferência e, por sua vez, identificação com a marca, processos possíveis por meio do posicionamento.
É válido destacar que posicionamento é diferente da imagem da marca. Enquanto a primeira diz respeito a forma como a empresa quer ser reconhecida pelo seu público, a segunda está diretamente relacionada com a aceitação da persona. Ou seja, como o público enxerga aquele determinado produto ou serviço.
Os tipos de posicionamento estão interligados com a intenção da organização. Desse modo, pode-se dizer que há variadas formas de ser devidamente reconhecida pelo público-alvo, tais como:
Depois de entender o conceito de posicionamento da marca e quais as possibilidades dessa estratégia, é hora saber como implementá-lo na prática.
O primeiro passo para definir como a sua empresa deseja ser reconhecida no mercado é ter em mente qual é a visão do seu plano de negócios. Ou seja, o que sua empresa deseja alcançar?
Além disso, é essencial compreender sua persona. Para isso é necessário entender suas características, necessidades, dores e problemas. Por meio dessas informações, é muito mais simples alcançar o seu público com as estratégias de marketing.
Em paralelo, é essencial assegurar algumas outras características na sua empresa, como é o caso da comunicação, reforço da cultura organizacional e priorizar a experiência do cliente.
É de suma importância realizar uma pesquisa de mercado aprofundada e analisar as ações dos concorrentes. Lembre-se: sua empresa jamais será a primeira no ramo se não estiver um passo a frente. A pesquisa de mercado é útil para entender também a opinião de seus clientes a respeito da empresa e produto.
Há uma série de empresas que podem ser citadas como exemplos de sucesso quando o assunto é posicionamento da marca. Dentre elas, a Pepsi demonstrou um crescimento enorme após a campanha “Pode ser?”, aumentando sua popularidade com o povo brasileiro.
Outra corporação com ótimo posicionamento é a Coca-Cola, que sempre utiliza em suas campanhas os laços emocionais. Pense comigo, almoço de domingo combina com? E o churrasco em família? E o jantar com amigos? Se você respondeu Coca-Cola, acabou de notar como a marca conseguiu a aprovação de seu público.
Esperamos que o nosso artigo sobre posicionamento de marca ajude sua empresa a estruturá-lo para alcançar mais sucesso. Quer se tornar referência no mercado e aumentar suas vendas? Então veja a importância do Brand Awareness para sua marca.