Quando se trata de estratégias para melhorar os resultados de uma empresa, cada vez mais têm surgido propostas diferenciadas e com ótimos resultados no mercado. Entre elas, o smarketing vem fazendo a diferença.
Apesar de apresentar bons resultados quando aplicada, essa estratégia tem sido um desafio para muitas empresas. Por isso, separamos algumas dicas para que você aplique em sua empresa.
Continue lendo esse texto e confira!
Na prática, o smarketing consiste na junção das palavras “sales”, que significa vendas e “marketing”, referente à divulgação.
Mas, infelizmente, é comum dentro de algumas empresas as equipes de marketing e comercial conviverem em um embate constante.
Isso porque, enquanto a primeira reclama que o time de vendas não consegue converter os clientes, a segunda se queixa da qualidade dos leads e a falta de persuasão de compra por parte da equipe de marketing.
A estratégia smarketing visa acabar com esse problema corporativo que se estende ao longo dos anos, adotando processos para alinhar a equipe de vendas com o time de marketing, visando aumentar a receita da empresa, produtividade e qualidade nos processos.
A venda de produtos ou serviços é um fator crucial para os resultados e lucros de uma empresa.
O setor comercial é formado por profissionais de vendas e marketing que tem como responsabilidade desenvolver estratégias para melhorar os resultados da empresa, estabelecer uma comunicação direta com o prospect e analisar fatores que podem afetar a imagem da empresa.
Avaliar e explorar as oportunidades de um negócio em busca de desenvolvimento é uma das principais tarefas de uma gestão comercial. Sendo assim, os responsáveis por esse setor precisam, constantemente, planejar ações que se preocupem em reduzir os riscos do trabalho e os gastos que não estão trazendo um retorno efetivo.
Diante da necessidade de busca por resultados, os profissionais do departamento de vendas são essenciais, pois são aqueles que possuem o contato direto com os clientes e realizam o fechamento da venda.
É preciso compreender que a venda não começa no momento em que o vendedor entra em contato com o cliente ou quando o cliente procura a empresa: ela começa muito antes!
* 75% dos consumidores afirmam ter o hábito de pesquisar produtos nas mídias sociais (Opinion Box e All in 2022);
* 9 em cada 10 brasileiros realizam pesquisa na internet antes de concluir uma compra (levantamento da Math Ads).
Diante desses dados, pode-se afirmar que a venda se inicia na internet, por esse motivo, uma estratégia de marketing eficiente é essencial para que o consumidor seja atraído para a compra.
O comportamento do consumidor mudou, então, quando ele está na loja para adquirir o produto, ele já está decidido em relação àquela compra. Porém, o atendimento prestado pelo vendedor pode ser crucial para que ela seja efetivada.
* 70% dos consumidores afirmam que não voltam a comprar da marca após frustrações com os serviços (relatório Varejo 2022, realizado pela Adyen).
Por isso, integrar esses times é muito importante para alcançar bons resultados para sua empresa.
Empresas que implementam esse tipo de estratégia possuem um crescimento anual de 20%, de acordo com uma pesquisa realizada pela Aberdeem Group.
Sendo assim, um dos maiores benefícios dessa estratégia é, sem dúvidas, o aumento das vendas.
Esse resultado, por si só, já seria razão suficiente para implementar esse processo na sua empresa.
Entretanto, não é só para garantir a receita de cada dia em uma organização que o smarketing existe. A estratégia também está diretamente ligada ao clima organizacional e cultura da empresa, mantendo todas as equipes muito bem alinhadas.
Nesse sentido, não falamos apenas dos times de vendas e marketing, mas também toda a operação envolvida nesses processos.
Há uma série de medidas que devem ser tomadas para uma implementação assertiva da estratégia de smarketing. Confira abaixo:
O primeiro passo para alinhamento das equipes de marketing e vendas é a definição de objetivos comuns.
Alguns questionamentos nesse caso devem ser: quanto a empresa deseja crescer no próximo período? Qual é esse período (dias, meses ou anos)? Quais os perfis de clientes que a corporação deseja alcançar?
É essencial que ambas as equipes tenham essas informações de modo claro e muito bem definido, garantindo uma melhor comunicação e assertividade dos processos.
É importante que tanto a equipe de marketing quanto o time de vendas estejam abertos para a inovação e melhorias nos processos internos.
Esse tipo de ação, quando cultivada, permite que a empresa se mantenha competitiva no mercado, alinhando o melhor da teoria com a prática.
Entretanto, é essencial que todas as estratégias implementadas sejam baseadas em dados, permitindo cautela e resultados assertivos.
Uma das bases para o sucesso de qualquer equipe ou empresa é a comunicação.
Estratégias bem desenvolvidas não sobrevivem sem o alinhamento de todas as pessoas que participam desses processos. Isso apenas é possível através de uma comunicação clara.
Por isso, é essencial que as equipes se organizem para realizar reuniões periódicas, sejam semanais ou mensais, e mantenham um canal para conversarem, como telefones e e-mails.
É essencial que a corporação faça a integração dos recursos utilizados pelas equipes de marketing e vendas para os mesmos fins, como softwares e planilhas. Isso porque a ação permite a atualização constante dos processos e melhor organização.
Outra forma de manter as equipes muito bem alinhadas é por meio da definição de metas e bonificações comuns para ambos os times. Esse tipo de ação faz com que as equipes vistam a camisa da empresa por um mesmo objetivo.
Apesar de ser um grande desafio enfrentado por muitas empresas, unir o time de marketing e vendas traz muitos resultados positivos. Por isso, deve ser um objetivo de todas as organizações que desejam sucesso.
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Criado em 2 de agosto de 2019 por Redação Comunicarte.
Atualizado em 8 de julho de 2022 por Larissa Camillo.