Com o aumento no uso da internet, as empresas têm buscado novas formas de alcançar o seu público. Nesse sentido, a importância do marketing digital ganha espaço como uma estratégia muito eficaz, capaz de gerar relacionamentos duradouros, fidelização de clientes, vendas e lucratividade.
Confira em nosso post a importância do marketing digital para o sucesso dos negócios e crescimento no mercado!
Para se entender a importância do marketing digital é importante compreender duas mudanças significativas no mercado. A primeira delas é o perfil do consumidor.
Quantas vezes você entrou em uma loja não sabendo o que iria comprar? Ou em qual momento você buscou por um modelo de celular em um e-commerce sem saber as suas características?
Raramente isso acontece, certo? Isso porque os consumidores estão cada vez mais antenados. Com o estabelecimento da internet, ficou muito mais fácil buscar por produtos, pesquisar e analisar opiniões de outras pessoas.
A segunda mudança está no hábito desses consumidores. Para se ter uma ideia, cerca de 64,7% de brasileiros têm acesso a Internet, de acordo com dados do IBGE. Além disso, em média, 92% das casas brasileiras possuem celulares.
E os números não param por aí. De acordo com dados divulgados pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, em 2018, a população brasileira utilizou cerca de 9h por dia navegando pela rede. Basicamente, estamos conectados quase ⅓ do dia.
Desse modo, empresas que buscam fortalecer a marca, ter mais visibilidade e atender a um perfil cada vez mais exigente de consumidor, devem estar presentes no ambiente online. Ao contrário, as chances de que os clientes busquem a concorrência é grande.
O marketing digital pode ser definido como uma série de processos que visam divulgar uma marca nos canais online. Entre eles podemos citar blogs, redes sociais e e-mails marketing.
Na prática, a estratégia funciona como uma ponte entre a empresa e público-alvo, a fim de gerar maior interação e, consequentemente, melhores resultados.
É uma das principais formas que as organizações têm para se comunicarem com clientes e potenciais clientes de modo direto, personalizado e no momento certo.
As ferramentas mais utilizadas com esse objetivo são o Marketing de Conteúdo, o Inbound Marketing e Search Engine Optimization (SEO) e CRM.
Ao adotarem o marketing digital dentro de suas estratégias, as organizações obtêm uma série de benefícios. O principal deles certamente é o aumento nas vendas, principal objetivo de todo negócio. Veja mais alguns deles:
Uma das maiores vantagens do marketing digital em relação ao marketing tradicional ou à publicidade são os custos mais acessíveis.
Ao contrário do ambiente físico, em que é necessário a impressão de materiais, investimento em espaços de divulgação e outras ações, no ambiente online tudo é mais simplificado. Isso traz redução de custos e a possibilidade de empresas de pequeno e médio porte contarem com a estratégia.
A ferramenta possibilita que as empresas alcancem o público certo por meio da segmentação e entendimento das etapas da jornada de compra de cada consumidor. Ou seja, é possível atingir as pessoas certas, no momento em que precisam das soluções oferecidas.
Além disso, é possível obter um diferencial competitivo importante por meio de um planejamento de marketing digital bem estruturado.
Como você pôde comprovar, há diversos benefícios ao investir em marketing digital. Porém, assim como toda estratégia, há alguns pontos fracos a serem contornados.
O primeiro deles é a expectativa de que, ao iniciar as campanhas no ambiente online, as vendas aumentem “da noite para o dia”. É importante entender que a ferramenta busca solidificar relacionamentos com base na educação e conteúdos de valor, ao contrário da publicidade, que atua com foco principal nas vendas.
Porém, ao contar com uma audiência qualificada, as chances de fortalecimento de marca e fidelização são maiores do que a comunicação feita nos meios tradicionais.
Isso porque as ações de marketing digital devem ter uma periodicidade pré estabelecida, que mantém os clientes sempre informados a respeito dos assuntos de preferência e as soluções oferecidas .
Outro aspecto é que, por serem canais altamente interativos, a imagem de uma marca pode acabar sendo prejudicada. Porém, isso só ocorre quando não há um posicionamento adequado, e quando a relação com o público, não acontece de maneira empática, cordial e solícita.
Para ter uma comunicação assertiva com seus clientes, é possível contar com o apoio de profissionais e empresas especializadas em marketing digital. A Comunicarte oferece uma série de soluções, voltadas a todos os portes de empresa.
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Agora que você entendeu sobre a importância do Marketing Digital, sabe se a sua empresa precisa de uma consultoria de Marketing Digital?