Quem tem um negócio sabe a importância de comunicar o mercado sobre seus diferenciais, produtos e serviços para conquistar clientes e aumentar as vendas. Porém, no momento de contratar um serviço especializado, pode haver dúvidas de qual deles é mais indicado: uma Agência de Publicidade ou uma Agência de Marketing.
Esse é o seu caso? Então acaba de chegar ao lugar certo! Vamos mostrar do que se trata cada uma delas, seus objetivos e como escolher a melhor opção.
Continue acompanhando esse texto e confira!
Uma agência de publicidade, que também pode ser chamada de agência de propaganda, é uma empresa responsável pelo planejamento, criação e produção de campanhas publicitárias.
Elas são especializadas em estratégias e divulgações nos canais off line, como jornais, revistas, TVs, rádios e outdoors, de forma personalizada em relação às necessidades do cliente.
Normalmente são as organizações de maior porte, com grande volume de vendas e abrangência de mercado as que contratam as Agências de Publicidade. Isso porque os anúncios costumam ter preços mais elevados e para se criar uma campanha é necessário investir um montante razoável, já que é comum apostar em diversos canais dentro da mesma estratégia.
O objetivo dela é educar o público-alvo de uma empresa para o consumo, por meio da lembrança da marca, percepção da qualidade, formação ou fortalecimento da marca, entre outros aspectos. Portanto, seu foco é totalmente voltado ao público externo, a partir da criação de anúncios que atraiam novos consumidores.
Esse tipo de agência visa alcançar, através dos canais offline, aqueles consumidores que ainda não conhecem a marca e torná-la ainda mais forte na mente dos clientes fiéis. Para isso, elas possuem algumas atribuições. Confira:
Ao contrário de uma Agência de Publicidade, em que o foco é somente o público externo de uma empresa, uma agência de Marketing realiza um trabalho global, que envolve a organização como um todo.
Para envolver todos os pontos necessários para os bons resultados os profissionais se baseiam nos famosos 4Ps de Marketing: Praça, Preço, Produto e Promoção.
Há agências especializadas em todos os portes de empresa, ou seja, as PMEs também podem se beneficiar de estratégias traçadas.
Em linhas gerais, uma agência de Marketing busca, juntamente ao cliente, criar boas oportunidades de negócio.
Nesse sentido, define objetivos, analisa o mercado, realiza planejamentos estratégicos e executa as ações de acordo com as metas traçadas.
As ações são realizadas visando destacarem as organizações no mercado, fortalecerem a marca e criarem autoridade.
As ações de uma agência de marketing visam a geração de negócios. Para isso, algumas atividades são desenvolvidas:
Antes de optar por uma Agência de Publicidade ou Marketing a empresa deve considerar os recursos disponíveis e definir seus objetivos.
Apesar do Marketing ter uma atuação mais completa, a propaganda é importante para gerar consciência de marca, ou brand awareness.
É muito interessante utilizar, inclusive, as duas soluções de comunicação juntas, principalmente no que diz respeito aos dados que o marketing pode fornecer para que a publicidade seja mais eficiente.
Orientados pelas informações, por exemplo, os profissionais podem planejar e criar estratégias de promoção mais criativas, relevantes e entregues no momento certo.
Mas, se isso não for possível, o que é a realidade de muitas empresas, faça as análises citadas acima e, a partir daí, se reúna com as agências e perceba quais delas estão mais habilitadas a desenvolver as estratégias que a organização precisa implementar.
Cada tipo de agência tem um objetivo e atribuições diferentes que devem ser consideradas no momento da contratação.
Se você chegou até aqui e percebeu que precisa de ajuda de uma agência de comunicação e marketing para posicionar sua empresa estrategicamente nos canais digitais, a Comunicarte pode te ajudar!
Há mais de 15 anos, auxiliamos diversas empresas B2B a alavancarem suas vendas através do marketing.
Aproveite e saiba qual a diferença entre Assessoria de comunicação, imprensa ou marketing.
Publicado em 10 de junho de 2019.
Atualizado em 11 de maio de 2023.