Armazenamento em nuvem: os benefícios para as empresas
Armazenamento em nuvem, cloud computing, é um sistema de computação que permite guardar dados como arquivo, documentos, fotos e outras informações na internet através de um servidor online, sempre disponível, permitindo que você os acesse quando e de onde quiser, pelo celular ou computador, desde que você esteja conectado à internet.
O grande volume de dados gerados a partir de tecnologias como o Big Data, as quais estão permitindo às organizações se tornarem mais competitivas, necessita de um sistema de armazenamento que seja capaz de se adaptar a qualquer quantidade de informações. A esse recurso dá-se o nome de armazenamento em nuvem, ou cloud computing.
De forma simples, a “nuvem” nada mais é do que um espaço de armazenamento de dados e arquivos na internet, ou seja, fora de dispositivos fixos.
O armazenamento funciona por meio de um provedor de computação em nuvem, o qual gerencia e opera dados físicos. O serviço, que pode ser realizado por meio de diversas plataformas, é fornecido sob demanda, com capacidade escalável.
Quais são os benefícios do armazenamento em nuvem para empresas?
De acordo com informações da International Data Corporation (IDC), 2 em cada 3 empresas brasileiras acreditam que o armazenamento em nuvem é um fator chave para o sucesso. E isso não é uma exclusividade de grandes corporações. O recurso já está sendo utilizado também por pequenas e médias empresas que quererem reduzir custos e ter diferenciais competitivos.
Entre as vantagens de se utilizar o cloud computing estão:
Economia
Ao contar com o cloud computing em uma empresa, torna-se desnecessário o investimento em hardwares de armazenamento e máquinas com memória extensa, já que o sistema tem uma gigante capacidade de estoque de dados e não necessita de nenhuma plataforma complexa para funcionar. Além disso, há economia em manutenção e atualização dos sistemas, já que os fornecedores são responsáveis por essas ações.
Dados protegidos
O fato de os arquivos ficarem na ‘nuvem’, a qual nesse caso quer dizer internet, pode fazer com que alguns empresários sintam-se inseguros quanto a proteção das informações. Porém, não é porque os dados se encontram na rede que qualquer indivíduo pode ter acesso. Inclusive, muito pelo contrário.
O armazenamento em nuvem conta com criptografia, ou seja, as informações são transformadas em códigos. Além disso, somente pessoas autorizadas possuem acesso a elas.
Acesso simplificado
Os arquivos armazenados na nuvem pode ser acessados a partir de qualquer dispositivo conectado à internet. Isso quer dizer mais agilidade e praticidade nos processos do dia a dia, o que se reflete nos resultados da empresa como um todo, já mesmo à distância é possível obter as informações necessárias com rapidez.
Centralização de dados
Além da facilidade no acesso, outra vantagem importante do armazenamento em nuvem é a centralização de dados, otimizando a busca e facilitando o gerenciamento das informações.
Escalabilidade
Por se tratar de um serviço, e não de um produto, a computação em nuvem se diferencia dos armazenadores convencionais. Ela permite que as empresas a adaptem conforme as suas necessidades.
Ou seja, é possível ampliar o tamanho da memória e aumentar ou diminuir o contrato de acordo com a demanda. Além disso, há uma variedade de serviços disponíveis no mercado, os quais podem ser ideais para cada tipo de situação.
Facilidade no compartilhamento
A facilidade no compartilhamento de arquivos certamente foi um dos motivos que tornou a computação em nuvem tão popular.
Apesar de os outros tipos de armazenamento permitirem esse recurso sem muito trabalho, arquivos extensos podem demorar para chegar ao destinatário ou, ainda, apresentarem erros ao serem enviados em função do seu tamanho.
Agora imagine isso em uma empresa, a qual precisa que muitas informações sejam acessadas por pessoas diferentes. No mínimo isso traz uma perda de tempo, e consequentemente na produtividade.
Quais as formas de armazenamento em nuvem?
No momento de implantar o armazenamento em nuvem em uma empresa, uma dúvida comum é qual modelo é o ideal. Pensando nisso, listamos as três categorias nas quais ele é dividido e suas características. Veja a seguir:
Nuvem Pública
Esse é o modelo mais utilizado pelas organizações, principalmente em função dos menores custos, já que se paga apenas pelo que é utilizado, e rapidez e simplicidade na implantação, pois os servidores são alocados em data centers externos e contam com a segurança necessária para se trabalhar com informações corporativas.
Esse modelo de nuvem conta com um serviço no qual custos de manutenção e atualização são divididos por várias pessoas. Plataformas conhecidas, como o Google e a Microsoft, utilizam esse modelo.
Nuvem Privada
A nuvem privada possui data center próprio e é de uso exclusivo de uma organização. Possui os mesmos recursos da nuvem pública, porém não é dividida com outras empresas.
Essa categoria é indicada para organizações que contam com um grande volume de dados, estão em expansão, gerenciam informações sigilosas ou, ainda, a cultura do controle interno é rígida.
Por meio dela se consegue um alto nível de segurança, já que a empresa será a única a ter acesso aos dados. Inclusive, nesse modelo, a própria organização é responsável pela gestão, privacidade e monitoramento.
Em relação a nuvem pública, porém, a nuvem privada tem algumas desvantagens, como a necessidade de arcar com todos os custos de manutenção e atualização e escalabilidade dependente da mão de obra de terceiros, o que nem sempre é rápido.
Nuvem híbrida
Na nuvem híbrida se combina as duas categorias citadas acima e, se for implementada de forma assertiva, pode ser benéfica em muitos casos. Isso porque, de um lado, a nuvem pública oferece mais flexibilidade e, de outro, a nuvem privada permite o armazenamento de dados críticos e a transferência deles entre nuvens.
Esse seria “o melhor dos mundos” se não houvesse a complexidade na implantação. Para que seja realmente segura e eficiente, a nuvem híbrida necessita de softwares com algumas particularidades para funcionar e, além disso, dependendo da situação, durante o tráfego de dados entre nuvens pode haver perda de dados ou até mesmo acessos indevidos.
Quais os melhores serviços de armazenamento em nuvem?
Como comentamos, há categorias diferentes de armazenamento em nuvem, as quais devem ser escolhidas conforme a necessidade, o orçamento e o objetivo de uma empresa. Veja agora algumas indicações de serviços de nuvem pública:
- Google Drive, com até 15 giga de armazenamento grátis;
- One Drive, solução da Microsoft que oferece 5 giga de armazenamento grátis e por um dólar mensal é possível aumentar para 50 gb;
- Amazon Drive, que também oferece 5 giga grátis e, para assinantes da Amazon Prime, as fotos não entram na conta de armazenamento;
- Dropbox, que oferece somente 2 giga de forma gratuita, porém ao pagar 20 dólares o assinante obtém espaço ilimitado;
- Box, o qual permite a edição de arquivos hospedados em seus servidores. É possível utilizar até 10 giga grátis.
- iCloud, serviço voltado para os usuários da Apple. Oferece uma conta inicial gratuita de até 5 gb.
Cuidados ao armazenar dados na nuvem
Como você pôde comprovar, armazenar arquivos na nuvem é prático e oferece diversas vantagens às empresas. Porém, ao se tratar de internet, são necessários alguns cuidados para evitar furto de dados e outras dores de cabeça. Confira quais são eles:
- verifique a confiabilidade do serviço antes de armazenar dados;
- saiba optar entre os tipos de nuvens disponíveis, de acordo com a demanda da empresa;
- cuidado com as senhas. Não compartilhe com ninguém, evite as fáceis de decifrar e as troque periodicamente;
- distribua os dados em várias compartimentos virtuais;
- evite armazenar em nuvem os dados críticos ou sigilosos;
- mantenha backups dos dados;
- utilize um bom antivírus;
- utilize a criptografia de dados sempre que possível;
- evite redes públicas de wifi;
- cuidado com o furto de dispositivos como os smartphones.
O armazenamento é um serviço que revolucionou no que se diz respeito a administração e comunicação interna, pois a transferência e compartilhamento de dados é quase que instantânea dentro da empresa.
Esperamos que o nosso artigo sobre armazenamento em nuvem tenha sido útil para você! Entre mais afundo nas praticidades da tecnologia e saiba quais as vantagens e desvantagens da redes sociais para as empresas.