As vantagens e desvantagens das redes sociais para as empresas
As redes sociais já contam com mais de 150 milhões de usuários no Brasil. O País está em primeiro lugar no ranking da América Latina. Por esse e outros motivos, muitas empresas tem aproveitado para divulgar a marca e conquistar clientes por esses canais. Porém, para que a estratégia traga ótimos resultados, é preciso saber mais sobre as vantagens e desvantagens das redes sociais.
Um dado interessante, para começar, é o da pesquisa Social Media Trends 2018, que mostrou que 94,4% das empresas entrevistadas estão presentes nessas mídias e, dessas, 62% avaliam que elas têm um papel muito importante para os negócios.
Nessa diferença entre as que utilizam e as que julgam que as redes auxiliam no sucesso da empresa pode estar justamente o o conhecimento, ou a falta dele, sobre o assunto.
Se você chegou até aqui, muito provavelmente seja porque quer fazer parte das empresas que estão tendo bons resultados e, por isso, quer saber quais são as práticas que podem colocar a estratégia a perder, para assim poder evitar. Acertamos?
Então não deixe de acompanhar nosso post! Vamos falar sobre o assunto e te ajudar a criar campanhas que tragam visibilidade, engajamento, vendas e faturamento, mostrando as vantagens e desvantagens das redes sociais.
Quais as principais redes sociais para empresas?
As redes sociais, sem dúvidas, são importantes ferramentas de Marketing Digital para empresas que buscam conhecer melhor o seu público, criar bons relacionamento e, é claro, conquistar clientes e aumentar as vendas.
Inclusive, aquelas que não se encontram nesses meios estão perdendo uma ótima oportunidade de ter mais sucesso, já que hoje o consumidor busca se comunicar e se identificar com os propósitos de uma marca antes de efetivamente comprar.
E as redes sociais são ambientes perfeitos para isso.
Mas, em meio a tantas opções, quais são as vantagens e desvantagens das redes sociais e o que pode ser feito em cada uma delas?
Confira a seguir:
O Facebook é a rede social mais utilizada no Brasil. Por isso, é uma das primeiras redes que sua empresa deve analisar na hora de investir.
Além de sua grande popularidade, outro ponto positivo é a versatilidade nas postagens. Entre os recursos oferecidos estão as imagens em slideshow, lives e vídeos gravados, stories, reações e curtidas, compartilhamentos, criação de eventos e posts patrocinados.
Para as empresas que utilizam essa rede social como estratégia de Marketing uma vantagem são as ferramentas disponibilizadas para acompanhar métricas importantes. Essas mostram quem são os seguidores, como está o engajamento, o alcance e o sucesso das ações e da página como um todo.
Além de ser uma rede social voltada para a postagem de fotos, vídeos e selfies, o Instagram também tem chamado a atenção de muitas empresas que querem investir em Marketing Digital. Em 2017, a rede, que conta com 50 milhões de usuários no Brasil, conquistou 2 milhões de anunciantes, dois anos e meio depois de introduzir esse recurso.
Um dos grandes diferenciais do Instagram é a capacidade de engajar usuários. Ele tem sido a opção de influencers e marcas de diversos segmentos para divulgar, por meio de imagens e vídeos, novidades, produtos e serviços, bastidores e tudo o mais que ajude a criar bons relacionamento com usuários e fortalecer os negócios.
Para fazer bom uso dessa rede social é essencial contar com boas imagens, já que elas são o carro chefe do Instagram.
Além disso, a dica é criar textos curtos para que não seja ocultados na postagem, investir em posts que criem proximidade, utilizar hashtags e fazer transmissões ao vivo.
YouTube
O YouTube é uma rede social cada vez mais promissora para empresas que querem ganhar visibilidade. Segundo dados do YouTube Insights 2017, nos últimos dois anos o canal ganhou 35 milhões de usuários.
Por meio do YouTube, sua empresa pode criar conteúdos dinâmicos, que promovam uma comunicação mais pessoal com os usuários. Além disso, por meio dessa rede é possível educar a audiência, realizar provas pessoais com avaliações e depoimentos e divulgar produtos e serviços em detalhes.
Diferente das redes sociais voltadas ao entretenimento e lazer, o Linkedin tem um perfil mais corporativo e, por isso, o tipo de comunicação deve ser diferenciado.
O objetivo das empresas nessa rede deve ser o de ganhar reconhecimento do mercado, seja ele relacionado à outras empresas ou profissionais.
Para as empresas, dois recursos interessantes são a Company Page e os grupos do Linkedin, os quais permitem a troca de informações, o relacionamento, o fechamento de negócios e o networking.
Apesar de muitos pensarem que o Twitter ficou no passado, ele continua sendo um dos canais mais interessantes para as empresas investirem. São 336 milhões de usuários ativos e mais de US$ 500 milhões de faturamento provenientes de anúncios no primeiro trimestre de 2018.
Sua principal característica são os posts curtos, os quais não podem ultrapassar 280 caracteres. Por isso nessa rede social é necessário ser sucinto e objetivo. Porém, hoje o Twitter permite anexar fotos e vídeos, o que ajuda a tornar as mensagens mais completas.
As vantagens e desvantagens das redes sociais
Como você pôde ver, as redes sociais concentram milhares de usuários e, com certeza, muitos dos seus clientes estão lá. Mas, antes de escolher aquelas que mais combinam com o perfil do seu público e segmento, é importante conhecer as vantagens e desvantagens das redes sociais, ou, melhor dizendo, o que sua empresa não deve fazer por lá.
🎯 Veja agora alguns dados interessantes, baseados no estudo Sprout Social, para que as estratégias do seu negócio não sejam comprometidas:
- 46% dos usuários afirmam que deixariam de seguir uma marca nas redes sociais caso ela fizesse um número excessivo de posts promocionais. Portanto, é necessário criar um equilíbrio entre postagens educacionais, informativas e comerciais;
- 41% desistiriam de uma página caso ela não publicasse informações relevantes. Nesse caso, é preciso planejar e oferecer conteúdos que realmente criem valor para os usuários;
- 35% disseram que tweets em excesso seriam um motivo para deixar de seguir a página de uma empresa. A dica é criar uma estratégia com um número limitado de postagens e em determinados horários do dia para que não se cometa excessos;
- 30% não gostam de marcas que usam jargões ou gírias que não se encaixam em seus propósitos. Por isso, vale analisar que tipo de mensagem que sua empresa quer passar e seguir uma linha;
- 18% deixariam de seguir uma marca caso ela ficasse em silêncio, ou seja, sem fazer postagens por algum tempo. É importante manter uma periodicidade para se mostrar presente e criar envolvimento;
- 15% dos usuários disseram que desistiriam de uma página que ignorasse os usuários. Hoje em dia o relacionamento e a valorização do consumidor é essencial, por isso se sua empresa está nas redes sociais, os responda sempre e prontamente.
Agora que você sabe as vantagens e desvantagens das redes sociais, SAIBA QUE uma boa gestão das mídias sociais no seu negócio é fundamental para conquistar os resultados esperados.