Uma das práticas mais comuns e importantes para a atração do consumidor é entender a sua jornada de compra. Até muito pouco tempo, trabalhar o topo, o meio e o fundo do funil de vendas era a principal forma de compreender esse caminho, porém, como você sabe, as estratégias de marketing estão evoluindo cada vez mais rápido.
Hoje o que se tem é um formato não linear, o qual engloba diversos setores de uma empresa, além de novas técnicas e estratégias.
Quer saber mais sobre o assunto para não acabar perdendo oportunidades e ficar atrás da concorrência? Então acompanhe o nosso post!
Como dissemos, o funil de vendas vem sendo parte essencial das estratégias de atração de clientes há algum tempo. Porém, o mercado entendeu que, até realizar uma compra, o consumidor não necessariamente segue as etapas do funil de forma linear. Ele pode, por exemplo, começar pelo fundo do funil por meio de suas pesquisas e seguir para outros caminhos de forma aleatória.
Para ficar mais claro, vamos a um exemplo. Durante o processo de compra muitos leads são devolvidos ao marketing pela área de vendas por ainda não estarem maduros ao ponto de realizarem uma compra. Dessa forma, os profissionais trabalham para educá-lo e torná-lo preparado para outras etapas.
Foi a partir de percepções como essa é que surgiu o conceito de ampulheta de marketing. Segundo essa evolução do funil de vendas, mesmo quando uma compra já está fechada, por exemplo, é necessário criar estratégias de fidelização do cliente para promover a recompra ou aumentar o ticket médio, como up selling e cross selling,
e-mails marketing e Marketing de Conteúdo.
Outro aspecto importante da ampulheta de marketing na atração do consumidor e sua fidelização é a presença de diversas áreas de uma empresa ao longo da chamada jornada do cliente, conceito que traz inovação à conhecida jornada de compras.
Atualmente entende-se que, já que o consumidor percorre um caminho que envolve diferentes setores, como marketing, pré vendas e vendas, é necessário que esses se unam em prol de um mesmo objetivo.
Para exemplificar podemos citar o Marketing de Conteúdo. Se você acha que a ferramenta é uma exclusividade da área de marketing é melhor rever os seus conceitos.
Imagine duas situações diferentes. Na primeira você é abordado por um vendedor por meio de mensagens em suas redes sociais. Esse oferece a você determinado produto ou serviço. E, no segundo caso, você baixou um e-book de certa empresa. No mesmo e-mail de contato um vendedor envia um link com informações de valor para as suas atuais necessidades.
Em relação à atração do consumidor, qual você acha que teria mais chance? Certamente aquele que investe no relacionamento e abre portas para o amadurecimento do lead.
Para você ter uma ideia, uma pesquisa feita com CEOs e executivos de vendas mostrou que 74% deles acreditam que o conteúdo é essencial para transformar os prospects em leads.
Ou seja, hoje a área de vendas também deve se tornar menos intrusiva e, ao mesmo tempo, nutrir o potencial cliente com conhecimento relevante.
Além da citada ampulheta de marketing, há outras tendências de Marketing de Conteúdo relacionadas à atração, conquista e fidelização do consumidor as quais você deve conhecer. Confira agora algumas delas:
Assistentes digitais criados por meio da Internet das Coisas (iOt) são uma das grandes apostas do Marketing de Conteúdo. Um exemplo bastante interessante é a Alexa, sistema inteligente da Amazon que realiza assistência doméstica com o objetivo de automatizar o máximo de funções possíveis.
No último Natal, por exemplo, Alexa, inteligência artificial acoplada a alto falantes, oferecia sugestões de drinks, receitas e também permitia que a iluminação das casas fosse acionada automaticamente somente com um comando de voz.
Aliás, uma das apostas para um futuro muito próximo é que as interações ocorram cada vez mais por meio da voz.
O formato obviamente não anula a escrita mas, por outro lado, a variedade nas formas de interação chamará cada vez mais a atenção dos consumidores.
O User Generated Content (UGC), que traduzido significa conteúdo gerado pelo usuário, é uma outra estratégia promissora para a atração do consumidor.
Os conteúdos, como comentários, posts, vídeos e fotos, os quais são produzidos espontaneamente e de forma gratuita pelos clientes, são capazes de criar uma percepção positiva da marca, gerar mais confiança e credibilidade e, ainda, fazer com que os clientes sejam representantes espontâneos da empresa.
Já que o Marketing de Conteúdo não deve ser uma exclusividade do setor de marketing, é essencial contar com ferramentas de gestão e centralização que sejam utilizados por todo o time envolvido.
Entre os objetivos desses sistemas está reunir, analisar e gerir dados, obter insights, facilitar a tomada de decisão e fazer com que todos os envolvidos no processo tenham ciência de quais são as metas a cumprir, quais os caminhos os consumidores estão percorrendo e quais estratégias devem ser criadas por cada um deles para ampliar os resultados da organização.
Pelo que você viu, a jornada do consumidor mudou e, com isso, novas estratégias para a atração de consumidores devem ser implementadas nas empresas para a conquista e fidelização de clientes. Então que tal começar a colocar em prática agora mesmo? Certamente os resultados serão positivos!
Quer saber mais sobre esse e outros assuntos relacionados ao marketing? Então veja como está o posicionamento da sua marca e se ela está onde o consumidor procura.