A tecnologia tem tomado conta de todos os processos atuais. Por isso, cada vez mais empresas têm investido em automação de marketing. A estratégia visa facilitar as atividades do setor, viabilizando uma série de mudanças que melhoram o relacionamento com clientes e as vendas.
Se você chegou até aqui, provavelmente seja porque quer inovar os processos em seu negócio, porém tem dúvidas se realmente vale a pena investir na ferramenta. Para te ajudar nessa tarefa, vamos mostrar do que se trata e as vantagens da automatização.
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A automação de marketing consiste em uma estratégia que visa diminuir o trabalho manual, o substituindo por softwares e programas. É possível contar com recursos tecnológicos em diversas ações de marketing, principalmente para captação e nutrição de leads.
Nesse sentido, é importante frisar o conceito de automação. Não trata-se apenas de empregar ferramentas que façam postagens ou métricas de maneira simplificada, por exemplo. Mas, sim, de entender com facilidade as necessidades do lead, ou potencial cliente, em cada fase da conversão, oferecendo o conteúdo que ele precisa.
A automação de marketing tem o poder de otimizar uma série de atividades que são responsabilidade dos colaboradores, mas que não fazem parte do processo criativo.
Ou seja, tarefas repetitivas que não contribuem para a inovação e insights para melhoria das ações. Veja abaixo 4 razões para adotar a estratégia:
Uma das principais vantagens da automação de marketing consiste na eficiência do funil de vendas. Uma estratégia bem feita traz informações valiosas para um público segmentado, de acordo com a etapa da jornada de compra. Por meio da automatização, todo esse processo é feito de maneira automática.
A partir de campanhas de automação de marketing, é possível segmentar leads por vários critérios, como empresa, cargo, segmento de atuação, jornada de compra e muito mais. Assim, a empresa pode tornar a comunicação cada vez mais personalizada, de modo a elevar os resultados.
Por meio da automação de marketing, o ciclo de vendas se torna menor. O motivo é que enquanto a preparação é feita pela sistema, os vendedores recebem leads nas últimas etapas da jornada de compra. Ou seja, que já tomaram a decisão sobre determinado produto ou serviço por meio de várias informações. Dessa forma, argumentam menos e fazem mais negócios.
Leads melhor preparados se tornam dispostos a investir mais nas soluções que precisam. Por meio de conteúdos direcionados a cada etapa de compra, esses vão se munindo de informações que não deixam dúvidas sobre as vantagens de contar com determinado produto ou serviço. Assim, as chances de que o ticket médio se eleve são bem maiores.
O mercado disponibiliza inúmeras ferramentas de automação de marketing. Entre elas estão os sistemas com os seguintes objetivos:
Apesar de todas as vantagens citadas, é essencial pensar com cuidado em cada passo da estratégia. Isso porque a contratação de soluções pouco eficientes pode comprometer a qualidade dos processos.
Por isso, é importante que o setor identifique as necessidades de otimização e, depois, pesquise sobre as soluções disponíveis e quais atendem as necessidades específicas.
O primeiro passo para criar uma estratégia de automação de marketing é definindo quais os objetivo da empresa. Alguns exemplos são promover novos produtos ou serviços, aumentar as vendas ou aprimorar o relacionamento com leads.
Depois disso, é o momento de buscar ferramentas que atendam todas as expectativas e, ao mesmo tempo, tenham um custo benefício que caiba no orçamento da empresa. Por fim, é fundamental definir metas e acompanhar as métricas de modo a otimizar cada vez mais as estratégias.
Gostou do nosso artigo sobre automação de marketing? Seu negócio já utiliza algum sistema que realiza atividades antes feitas manualmente? Qual é sua maior necessidade no momento? Descubra como montar uma estratégia de marketing digital eficiente.