Benchmarking é um processo detalhado de pesquisa que permite realizar uma análise da concorrência para comparar produtos, observar práticas, serviços e metodologias de forma com que a empresa absorva características e qualidades que levem a uma maior competitividade e excelência.
Como saber se uma empresa está realmente no caminho certo rumo à excelência sem ter parâmetros e referências do que é perfeição? Complicado, não é mesmo? E é justamente aí que entra o conceito de Benchmarking, o qual visa a busca das melhores práticas de mercado para obter um poder competitivo cada vez maior.
Quer saber mais sobre o conceito e seus benefícios para as organizações? Então acompanhe o nosso post!
Em tradução livre, Benchmarking significa “ponto de referência”. O termo diz respeito a um detalhado processo de pesquisa em relação à concorrência, por meio do qual se absorve os melhores desempenhos para aperfeiçoar os próprios métodos da empresa.
A partir dessa análise, que deve ser contínua e buscar a comparação de produtos, serviços e práticas organizacionais, é mais fácil entender os concorrentes e até mesmo prever quais serão seus próximos passos.
Além disso, com a aprendizagem dos melhores casos e identificação de fatores que podem ser melhorados, a empresa pode estruturar estratégias que sejam inovadoras e promissoras.
O Benchmarking é dividido pelos seguintes tipos:
Como comentamos, sem referências de mercado é praticamente impossível que uma empresa que pretende crescer saiba quais são os parâmetros de excelência que devem ser seguidos e adotados.
Nesse caso, o Benchmarking entra como um fator crucial, pois “empurra” as empresas na direção de melhorias contínuas. Ele se torna uma forma de evoluir ações e estratégias por meio de insights vindos da concorrência.
Veja alguns dos seus benefícios:
Agora que você sabe do que se trata o conceito e qual a importância e vantagens de aplicar em uma empresa, pode estar se perguntando como fazer isso na prática. Acertamos? Então confira agora alguns passos essenciais para aplicar o Benchmarking em sua organização:
Assim como em qualquer outra estratégia, para fazer Benchmarking também é necessário se planejar. Nesse momento a empresa deve identificar algumas questões essenciais, como quais serão as referências usadas, quais e em que empresas as comparações serão feitas e quais serão os métodos de coletas de dados utilizados.
A partir das informações coletadas, a organização deve fazer uma análise detalhada que identifique semelhanças e diferenças entre a empresa e os concorrentes previamente escolhidos.
Esse deve ser o momento de verificar pontos positivos que possam servir de base para a inovação e deficiências que possam servir de exemplo e, ainda, mostrarem e alavancarem vantagens competitivas.
Depois da análise e definição do que deve ser feito, as equipes devem ser informadas e o conteúdo compartilhado, de forma com que se desenvolvam objetivos, metas e estratégias condizentes.
Esse é o momento em que todos os envolvidos na empresa já devem conhecer os resultados do Benchmarking e, assim, colocarem em prática os objetivos e ações propostos, sempre ajustando processos de acordo com as mudanças de mercado.
Empresas que querem ser grandes devem mirar em seus maiores concorrentes, aqueles que vêm se destacando no mercado e que, por isso, têm muito a ensinar. E, para isso, podem e devem “usar e abusar” do Benchmarking.
A técnica de análise da concorrência em sua empresa vai fazer com que você fique lado a lado de grandes organizações no modo competitivo, e conhecer sobre a jornada do seu cliente pode ter deixar na frente e levar sua empresa ao sucesso!