Benefícios do Marketing Digital Para as Empresas B2B
Vender para outras empresas certamente é um grande desafio, mas são muitos os benefícios do marketing digital no segmento B2B.
À medida que o mundo continua a se tornar mais baseado em tecnologia, o marketing digital está se tornando mais prevalente em empresas até mesmo no setor de B2B.
Os clientes estão cada vez mais conectados, então é fundamental que você também se torne digitalmente orientado para os negócios.
Então, se você está interessado em conhecer os benefícios do marketing digital, acompanhe a leitura.
Quais as diferenças entre marketing B2C e B2B?
Antes de nos aprofundarmos nas técnicas e benefícios do marketing digital para empresas B2B, vamos entender a diferença entre o marketing B2C e B2B.
Marketing B2C
Marketing B2C significa business to consumer, ou seja, a venda é feita diretamente para pessoas físicas.
Para os produtos ofertados pelas empresas B2C, a demanda é muito alta, pois são itens que as pessoas possuem maior necessidades. Sendo assim, é mais fácil de impulsionar a ação de compra através de estímulos no cliente, como uma oferta, por exemplo.
A estratégia para essas empresas é estarem sempre presente na vida dos seus consumidores, mantendo assim um fluxo contínuo de compra.
Marketing B2B
B2B significa business to business, ou seja, a venda feita de empresa para empresa. Nesse segmento, as organizações possuem um grande desafio para ganhar a confiança dos seus clientes, pois a venda é mais complexa.
No B2B as compras não são feitas emocionalmente, até o cliente decidir de fato comprar o produto. Nesse caso, envolve muita pesquisa e análise, pois o risco é maior. E o número de compradores interessados no produto é menor.
Pensando nisso, as empresas precisam criar estratégias para fortalecer sua marca e criar um diferencial competitivo. É aí que entram os benefícios do marketing digital!
Como criar uma estratégia de marketing digital B2B?
A sua estratégia deve ser oferecer conteúdo relevante para o seu cliente, com objetivo de reter e atrair os compradores em qualquer etapa do funil de vendas.
O marketing digital também é usado como uma ferramenta para se relacionar com clientes em potencial, pois você vai mostrar a sua credibilidade e será lembrado pelo usuário no momento de decisão de compra.
Vamos ver agora, o que você precisa para criar o marketing digital para empresa B2B.
1 – Tenha um blog institucional
O blog é uma ferramenta que traz muitos resultados para empresas B2B. Nele, não deve ser desenvolvido conteúdos fazendo propaganda sobre o produto, mas sim, conteúdos que sejam relevantes para o público.
Sendo assim, o cliente passa a frequentar o blog buscando por dicas sobre determinado assunto e começa a reconhecer a empresa por ter conteúdos pertinentes, criando assim um relacionamento.
2 – Utilize a estratégia SEO
O SEO (Search Engine Optimization), é a otimização de mecanismos de buscas.
Esse método é utilizado para identificar quais palavras-chaves o seu cliente ideal mais procura nos mecanismos de buscas, assim você pode usá-las no conteúdo do seu blog.
Quando o seu cliente potencial fizer a pesquisa, existem muitas chances de ele ser encaminhado para o seu blog e conhecer sobre a empresa.
3 – Utilize e-mail marketing
O e-mail marketing é uma forma de estreitar o relacionamento com o cliente, por meio de conteúdos informativos, como a newsletter, por exemplo.
Mas é importante que ele seja personalizado e enviado para os usuários de acordo com a etapa em que eles se encontram no funil de vendas.
4 – Utilize o YouTube
O YouTube é uma das maiores plataformas da internet e é uma forma de divulgar a sua marca.
No canal do YouTube da empresa, é possível explicar, por exemplo, o funcionamento do produto, qual a forma correta para utilizá-lo e quais os benefícios oferece.
5 – Participe de palestras e Webinars
Uma forma de divulgar a empresa é participar de palestras e Webinars que estejam relacionados com o seu nicho.
Dessa maneira, os leads podem ser convertidos em clientes.
Você pode trazer depoimentos de clientes que utilizem o seu produto para mostrar os benefícios, por exemplo.
6 – Inbound Marketing
No Inbound, as estratégias são usadas para que o cliente busque pela sua empresa. Sendo esse um dos muitos benefícios do marketing digital.
No segmento B2B é comum que a principal forma de aumentar a carteira de clientes seja por meio de prospecção ativa. Mas a possibilidade de os atrair existe, e é muito vantajosa.
O conteúdo inbound deve ser criado para ter valor e solucionar o problema do seu público-alvo, assim ele perceberá que a sua empresa domina o assunto e, certamente, considerará tornar-se cliente.
Os benefícios do marketing digital mais relevantes para empresa B2B
As empresas que desejam estar à frente da curva precisam entender a importância dessa ferramenta na atualidade. A adoção de estratégias de marketing digital pode trazer grandes benefícios para o mercado B2B. Veja os principais abaixo:
1 – Relacionamento com o cliente
Um dos principais benefícios do marketing digital é o relacionamento que proporciona com os clientes. É uma ferramenta útil para obter feedback de qualidade e reter clientes em sua empresa.
2 – Autoridade no mercado
Autoridade é quando a sua marca é considerada como referência no mercado em que atua.
Isso além de aumentar suas chances de conquistar clientes, também favorece o fechamento de parcerias, pois os fornecedores preferem ser parceiros de empresas que são destaque.
3 – Aumento do potencial
O marketing digital B2B é uma maneira fácil para as empresas aumentarem seu potencial. Pode chegar a mais pessoas, levá-las ao site da empresa, aumentar as taxas de conversão e melhorar a satisfação do cliente.
4 – Maior tráfego
Quando o blog possui conteúdos relevantes destinados ao público-alvo, ele terá mais chances de aparecer nos primeiros resultados da pesquisa, aumentando assim o tráfego.
5 – Contribui para a decisão de compra
Na etapa da decisão de compra, o conteúdo que a empresa produz possui muita relevância, pois, através dele, o cliente pode analisar os fornecedores e decidir por aquele que passou informações mais completas e foi mais prestativo durante a etapa de pesquisa.
Ele tende a escolher o que se destacou durante o processo.
6 – Aumento das vendas
Como resultado de todas as estratégias apresentadas, temos como um dos benefícios do marketing digital o aumento das vendas. Pois é esperado um aumento dos leads, nutrição e conversão em clientes.
O objetivo não é apenas vender mais, mas sim, vender melhor para satisfazer o cliente, fazendo com que ele efetue mais compras.
Principais vantagens do marketing digital
Antigamente, para as empresas fazerem a publicidade dos seus produtos, era necessário desembolsar uma quantia alta de dinheiro para estar em comerciais de TVs, rádios, jornais, revistas, entre outros.
Com o surgimento da internet, a forma de divulgação e do consumo mudou. As empresas possuem outras formas de divulgar seus produtos, e os usuários descartam com mais facilidades publicidades que não são relevantes.
Os consumidores usam a internet para buscar informações sobre o que desejam comprar, comparar os preços em vários sites e buscam opiniões de outros usuários.
Portanto, a propaganda deve ser relevante para o consumidor.
O marketing digital é responsável por auxiliar nessa tarefa, por isso, vamos listar as principais vantagens.
1 – Analisar os resultados
O marketing digital possibilita analisar os resultados para identificar quais ações estão dando resultados ou não. Assim, é possível investir nas que estão dando retorno positivo.
Os dados coletados fornecem informações importantes sobre como a empresa está diante do mercado, esse monitoramento auxilia no desempenho do marketing e aumenta o número de vendas.
2 – Segmentar processos
É possível criar estratégias de divulgação para diferentes tipos de público, assim você atinge as pessoas que estão interessadas em ouvir o que a empresa tem a dizer. E não incomoda os que não estão interessados no seu conteúdo.
3 – Custo-benefício
O marketing digital gera melhores resultados para as empresas, e com um baixo investimento. O retorno do investimento na internet, é maior do que comparado aos meios de divulgação tradicionais.
4 – Cria uma audiência
Por meio de conteúdos relevantes, o marketing digital proporciona a construção de uma base de clientes, como e-mails cadastrados, seguidores nas redes sociais, por exemplo.
Essa audiência, ao longo do tempo, é fundamental para o crescimento da empresa.
Por que os benefícios do marketing digital só crescem?
Diante de todos os benefícios do marketing digital apresentados neste artigo, podemos entender como é uma ferramenta importante para que as empresas cresçam no mercado e sejam lembradas pelos seus consumidores.
Nos dias atuais, ter um bom planejamento de marketing digital é a ferramenta adequada para atingir potenciais consumidores para o seu negócio.
Quando a empresa se posiciona no mundo online ela pode:
- Prospectar mais clientes;
- Ganhar mais visibilidade;
- Criar relacionamento durável com o cliente.
Todos esses aspectos mostram que é necessário que seu negócio esteja presente na internet.
Conforme vimos durante esse artigo, o marketing digital para empresas B2B possui demandas mais complexas, pois a tomada de decisão de compra leva mais tempo.
Porém, é uma ferramenta essencial para o sucesso do seu negócio. Pois, através da visibilidade da marca ela tem mais chances de atrair clientes potenciais.
Agora que você já sabe os benefícios do marketing digital para empresas B2B, é o momento de planejar a sua estratégia. Confira como montar um plano de marketing digital: clique aqui!