Benefícios do Marketing de Conteúdo para Empresas B2B
Os benefícios do marketing de conteúdo para empresas B2B são poderosos. Essa é uma forma eficaz de alcançar clientes em potencial e desenvolver o reconhecimento da marca.
Não é à toa que 93% dos profissionais de marketing B2B afirmam usar marketing de conteúdo, de acordo com o Content Marketing Institute (CMI).
Fique conosco e aprenda mais sobre como funciona a estratégia aplicada aos negócios B2B, e uma lista de 6 motivos para você considerar investir nele.
O que é marketing de conteúdo B2B?
O marketing de conteúdo é o processo de criação e distribuição de conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair, envolver e reter um público (no estratégia business-to-business seriam outras empresas).
Isso inclui tudo, desde a criação de postagens em blog envolventes a vídeos, podcasts e estudos de caso. Também envolve encontrar oportunidades de negócios por meio de campanhas publicitárias em mídias sociais.
Para criar ações de marketing de conteúdo B2B que sejam bem-sucedidas, as empresas devem entender as necessidades de seus clientes e aproveitar o poder da análise de dados.
Por que a estratégia de marketing de conteúdo é essencial para as empresas B2B?
A estratégia de marketing de conteúdo é muito mais importante no mundo B2B. A razão para isso é porque pode ser difícil encontrar novos clientes em potencial em seu mercado específico.
O marketing de conteúdo ajuda as empresas a atraírem clientes e estabelecerem uma vantagem competitiva sobre os concorrentes. É uma forma apoiar os canais de vendas e posicionar a empresa como especialista em seu nicho de atuação.
Além disso, os negócios veem cada vez mais necessidade de investir em conteúdo orgânico, levando em consideração que pelo menos 30% dos usuários da Internet utilizam bloqueadores de anúncios.
Benefícios do marketing de conteúdo para empresas B2B
Os especialistas recomendam que as empresas que desejam crescer e se tornar competitivas no mercado, sejam elas B2C OU B2B, se concentrem no marketing de conteúdo.
Os benefícios do marketing de conteúdo incluem:
1- Maior relevância nos motores de busca
Quando você posta conteúdo SEO no blog de sua empresa, é mais provável que ele apareça em mecanismos de pesquisa como o Google e seja visto como o principal resultado de diferentes pesquisas.
2- Aumento de tráfego orgânico
O marketing de conteúdo é uma das maneiras mais eficazes de aumentar o tráfego orgânico de um site.
O aumento da relevância nos motores de busca está diretamente ligado com a classificação do Google, que por sua vez está diretamente relacionada ao aumento de tráfego no site.
3- Maior geração de leads e taxas de conversão
O uso de leads é importante no mundo do marketing. Um lead é definido como alguém que interagiu com o conteúdo online de sua empresa. Isso envolve ingressar em uma lista de e-mail, se inscrever em um evento ou então comprar um produto ou serviço.
As taxas de conversão nos informam quantos leads foram convertidos em vendas em um determinado período.
4- Menor custo de aquisição de cliente (CAC)
O marketing de conteúdo tem custos mais baixos porque seus materiais podem continuar gerando resultados mesmo depois de anos.
É claro que existem custos relacionados à manutenção e revisão dos conteúdos, mas ainda assim, o valor de CAC é muito mais favorável para essa estratégia.
5- Maior conhecimento e reconhecimento da marca
O marketing de conteúdo ajuda a ganhar mais visibilidade, pois cria oportunidades para a empresa obter reconhecimento e se posicionar como especialista.
Visibilidade significa o quanto sua marca é divulgada e reconhecida junto ao público. Ajuda os clientes em potencial a saber o que você faz e a confiar em como o faz.
6- Melhor relacionamento com o cliente
Ter um relacionamento mais forte com seus clientes é um dos maiores benefícios do marketing de conteúdo B2B.
Geralmente o relacionamento entre empresas é mais impessoal e distante, e essa abordagem permite maior aproximação com a marca.
Com uma ótima estratégia de conteúdo, é possível reter seus parceiros e aumentar a base de clientes. Além de ampliar o potencial comercial.
Passo a Passo para construir uma estratégia de marketing de conteúdo
A seguir listamos as etapas que precisam ser seguidas ao construir uma estratégia de marketing de conteúdo:
1. Tenha uma visão clara do objetivo da empresa
Ao planejar qualquer tipo de estratégia de marketing, é importante entender o objetivo da empresa. Isso garantirá que seus esforços não sejam inúteis ou produzam resultados abaixo da média.
Com base nisso, você consegue identificar se apenas o marketing de conteúdo será o suficiente para atingir os objetivos da empresa.
Se não for, você também pode considerar outras abordagens, que incluem a divulgação de sua marca por meio de outros canais digitais e offline.
2. Defina a sua persona (quem você deseja atingir?)
Quando falamos de marketing de conteúdo, apenas saber quem é o público-alvo não é o suficiente. É preciso conhecer profundamente quem você deseja atingir, somente assim é possível criar conteúdos direcionados e eficazes.
Para isso, você precisa criar a persona do seu negócio, ou seja, uma representação do cliente ideal.
É comum que empresas B2B possuam duas ou três personas. E o mais importante é criar conteúdo estratégico para cada uma delas.
Ao criar uma buyer persona para seu marketing, você precisa ser o mais detalhado possível. A persona não é um grupo geral, ela é “uma pessoa” com nome, profissão e até mesmo hobbies.
3. Estabeleça a voz da sua marca
Uma empresa deve ser capaz de criar e moldar sua personalidade para poder vender seus produtos. O marketing de conteúdo pode fazer isso por meio de fotos, vídeos, textos etc.
Estabeleça o tipo de voz você quer usar com a sua audiência: formal, extrovertida ou até mesmo com gírias e memes da internet.
Tudo isso deve ser definido no seu planejamento estratégico com base nos objetivos da marca e dados coletados para a construção da persona.
4. Construa uma boa equipe
Você já tem um objetivo definido, você já sabe com quem vai falar e o que vai dizer, agora resta uma equipe qualificada para colocar tudo em prática.
Para que seu marketing de conteúdo seja eficaz, você precisa de diferentes profissionais tais como bons redatores, designers, especialistas em SEO, analistas de marketing e até mesmo assessores de imprensa.
Você pode optar por contratar separadamente cada profissional (o que gera custos mais elevados), encontrar profissionais autônomos em plataformas freelancers ou então contar com os serviços de uma agência, que oferece todos os profissionais que você precisa, capacitados e experientes, por um valor mais acessível.
5. Crie um calendário de criação e distribuição de conteúdo
Um calendário de criação e distribuição de conteúdo o ajudará a gerenciar seu tempo de produção de forma eficiente. Isso é essencial para manter o foco no que precisa ser feito em cada projeto.
Um calendário de criação de conteúdo pode ser configurado para diferentes tipos de trabalho, como postagens em blog ou artigos, vídeos ou campanhas de marketing por e-mail.
6. Invista em SEO
SEO é a sigla para Search Engine Optimization. É um conjunto de ações que podem ser realizadas para aumentar a classificação de um site nas páginas de resultados dos buscadores.
O SEO pode ser aplicados nos conteúdos do site, isso os ajuda manter uma maior visibilidade, o que leva a mais tráfego e conversões.
Para isso, é importante escolher as palavras-chaves estrategicamente. Quanto mais certeiro você puder ser, maiores serão as chances de se classificar em mecanismos de pesquisa como o Google!
7. Monitore a concorrência
Embora você possa dar uma olhada no que seus concorrentes estão fazendo, você nunca deve tentar imitá-los.
A ideia é obter insights sobre as melhores estratégias e tentar cobrir possíveis lacunas de conteúdo, tornando a presença de sua marca mais forte e completa na internet.
Como saber se sua estratégia está sendo eficiente?
O marketing de conteúdo é uma estratégia poderosa para aumentar o conhecimento de sua marca e aumentar as vendas. Mas como saber se está funcionando?
Você pode medir a eficácia de sua estratégia observando as métricas que ela impulsiona. Aqui estão algumas das mais comuns para medir o desempenho do marketing de conteúdo:
– Custo por aquisição de cliente (CAC)
O CAC é eficaz para rastrear o retorno sobre o investimento das atividades de marketing. Essa métrica informa a quantidade de dinheiro necessária para adquirir um novo cliente.
O cálculo é a soma dos investimentos feitos, dividido pela quantidade de novos clientes em um mesmo período.
– Taxa de rejeição
A taxa de rejeição é a porcentagem de usuários que deixam seu site imediatamente após visitá-lo. É uma métrica importante a ser rastreada, pois pode ser usada para medir o envolvimento dos visitantes com seu site.
Embora isso não diga exatamente o motivo que eles saíram, você pode identificar certos tipos de conteúdo que fazem com que mais pessoas saiam do que outras. O objetivo de deve ser reduzir ou, se possível, eliminar suas taxas de rejeição.
– Taxa de engajamento de conteúdo
O envolvimento é uma medida de quanto os leitores interagem com um determinado conteúdo.
De acordo com o Content Marketing Institute, uma das maneiras mais eficazes de aumentar o engajamento é adicionando conteúdo multimídia aos textos, como imagens, vídeos e infográficos.
– Taxas de conversão
As taxas de conversão são a proporção do número de visitantes (leads) que fazem uma compra em um determinado período. Isso pode ser usado para ajudar a determinar quais esforços de marketing resultam no maior ROI.
Por fim, segundo o TopRankBlog, 64% dos profissionais de marketing terceirizam a escrita. Isso otimiza o tempo e garante maior produção, maximizando os resultados.
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