O Brand Awareness é uma métrica que identifica a forma como uma marca é reconhecida pelo público.
Existem marcas que se tornaram referência no mercado, ao ponto de se tornarem sinônimos dos produtos que vendem. Alguns exemplos são o amido de milho, conhecido como Maizena, as lâminas de barbear chamadas de Gilette e fotocópias que passaram a se chamar popularmente de Xerox. Isso significa que o brand awareness delas é forte.
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O Brand Awareness, também chamado de consciência de marca, é uma métrica que mensura o quanto e como uma marca é reconhecida pelo público.
Seu objetivo é fazer com que as marcas ganham alcance, sejam lembradas de forma positiva pelos consumidores e obtenham diferencial competitivo.
Ao contar com essa estratégia de marketing, as marcas passam a ser percebidas de forma positiva pelos consumidores e ganham diferencial competitivo.
O conceito de brand awareness está muito ligado ao branding, outra forma importante de medir a força e os resultados da gestão de uma marca. Quanto melhor for a percepção sobre ela, menor será a dependência de outros fatores que colaboram com a decisão de compra, como preço, características técnicas e conveniência.
Ou seja, é um propulsor importante quando se fala em aumento das vendas e dos resultados. Outros benefícios de investir na estratégia são:
Antes do surgimento do marketing digital, a mensuração dos resultados em relação ao reconhecimento de marca era muito mais difícil.
Atualmente, o avanço da tecnologia e das plataformas permitem que, com apenas alguns cliques, as métricas, como engajamento, compartilhamento, curtidas, entre outras, sejam analisadas.
Além disso, o Brasil é o 2º país que mais usa mídias sociais para pesquisar marcas e ver seus conteúdos, de acordo com a Global Web Index. Inclusive, 26% dos usuários deixam de comprar de uma marca que não possui perfil ativo nas mídias sociais, segundo a Opinion Box.
Diante desses dados, criar consciência de marca através do marketing digital é fundamental e pode ser realizado através de diversos canais como redes sociais, blogs, e-mails marketing, newsletters, etc.
Para elevar o brand awareness, é fundamental desenvolver estratégias relacionadas ao diálogo com a audiência perfeita. Isso quer dizer que, por mais qualidade que um conteúdo ou anúncio tenham, se não forem de encontro com o perfil da persona da empresa, não terão a mesma eficiência.
Tendo isso em mente, o próximo passo é definir quais canais serão utilizados para elevar a métrica da marca. Entre os principais estão:
Os digital influencers são pessoas com grande notoriedade nas redes sociais, relacionadas a diversos segmentos, como os de beleza e moda, por exemplo. Como possuem um considerável número de seguidores, os quais levam em conta sua opinião sobre produtos, podem influenciar de forma significativa no brand awareness de uma marca.
Nesse aspecto, é essencial avaliar qual influenciador é o mais adequado para a estratégia, o investimento necessário (alguns trabalham inclusive em formato de permuta) e quais resultados podem ser esperados.
As redes sociais são uma das paixões dos brasileiros. 82% deles seguem marcas no Instagram e 64% já compraram algo que descobriram na plataforma, segundo a Opinion Box.
Inclusive, 56% utilizam o WhatsApp para comprar, de acordo com dados da Opinion Box.
Ou seja, esses são canais imprescindíveis quando se trata de aumentar o brand awareress. Por meio da presença relevante e constante nesses meios, as empresas ganham visibilidade, se tornam reconhecidas e, consequentemente, aumentam seu alcance junto ao público-alvo.
Uma marca com personalidade ganha um diferencial importante quando se trata de brand awareness. Isso envolve aspectos como a identidade visual e o design utilizados para a comunicação. Portanto, é fundamental contar com o apoio de profissionais especializados, que consigam desenvolver esses materiais conforme o perfil da empresa e seu público.
Para se destacar perante a alta concorrência e conquistar consumidores cada vez mais exigentes, as marcas estão marcando presença na internet por meio de conteúdos relevantes para o seu público. Isso pode ser feito por meio do Marketing de Conteúdo, ferramenta de Marketing Digital que atua com o desenvolvimento de conteúdos de qualidade em blogs, sites, e-mails marketing e redes sociais.
A estratégia contribui amplamente com o brand awareness, já que gera credibilidade e cria clientes apaixonados pela marca.
Como você pôde comprovar, criar ações para aumentar o brand awareness faz com que uma marca seja reconhecida por cada vez mais consumidores de forma positiva. Para auxiliar a comunicação das empresas, a Comunicarte oferece uma série de soluções que envolvem a produção de conteúdos valiosos.
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Publicado em 17 de setembro de 2019.
Atualizado em 09 de maio de 2023