Business Intelligence significa se utilizar da coleta, análise e monitoramento de dados para uma tomada de decisão mais assertiva.
Durante muito tempo, a única forma de tomar decisões em uma empresa era por meio da experiência e intuição dos gestores. Porém, hoje, em uma realidade em que a concorrência é cada vez mais acirrada, é possível se utilizar de dados para obter insights importantes e, assim, obter melhores resultados. A isso se dá o nome de Business Intelligence (BI).
Ou seja, não há mais motivo para decidir questões essenciais para o bom andamento de um negócio por meio de “achismos” que podem acabar levando a falhas nos processos. Quer saber mais sobre o conceito e como aplicá-lo em sua organização? Então acompanhe o nosso post!
Business Intelligence nada mais é do que se utilizar da coleta de dados, análise e monitoramento para uma tomada de decisões mais assertiva em diversos setores de uma empresa. Além disso, ele auxilia os gestores a saberem se os investimentos realizados estão tendo sucesso.
Como você viu, ao contrário do que alguns pensam, BI não é uma ferramenta tecnológica, apesar de precisar delas para existir. O conceito se trata de um conjunto de processos que, juntos, oferecem o suporte necessário para as decisões.
A metodologia é fundamentada em 3 pilares. Veja quais são eles a seguir:
Com o Business Intelligence as organizações podem transformar seus dados em linguagem de fácil compreensão e associação, gerando o compartilhamento de informações entre gestores e colaboradores.
Isso permite identificar os processos corretos, focando nos objetivos da empresa e atendendo as necessidades do consumidor.
Veja agora alguns benefícios do método para a gestão empresarial:
Agora que você sabe do que se trata o conceito e os benefícios que pode trazer à sua organização, provavelmente esteja se perguntando como adotar o BI na prática.
Pois é justamente isso que vamos mostrar a seguir! Confira algumas dicas:
Antes de implementar qualquer nova estratégia em uma empresa é preciso, primeiramente, adequar a sua cultura organizacional. E isso vale também para o Business Intelligence.
Portanto, antes de investir em ferramentas, o primeiro passo deve ser criar ações para engajar toda a equipe. Além disso, é essencial mostrar a importância do método para o sucesso dos setores.
O sucesso da gestão por meio do Business Intelligence depende da delimitação correta dos KPIs a serem utilizados na estratégia. Afinal, são os indicadores de desempenho que irão mostrar o andamento das áreas e contribuirão para a tomada de decisão.
Depois de definir os indicadores de desempenho, a próxima atitude deve ser realizar o mapeamento de quais serão as fontes de dados. Essas podem ser, por exemplo, bancos de dados, planilhas ou sistemas de gestão.
Outro aspecto importante na implantação do BI é contar com parcerias de qualidade. Isso inclui fornecedores e profissionais de TI de confiança, que ofereçam e desenvolvam sistemas e softwares eficientes, além de treinamento e suporte.
Tão importante quanto contar com soluções tecnológicas satisfatórias, é fundamental investir na segurança da informação. Do contrário, dados da empresa, incluindo os sigilosos, podem ser acessados por pessoas não autorizadas ou até mesmo criminosos. Isso, como você pode imaginar, pode ocasionar prejuízos incalculáveis.
Caso sua empresa não esteja habituada a lidar com recursos tecnológicas e gestão estratégica, o ideal é contratar uma consultoria de Business Intelligence para que ela administre e supervisione a implementação dos processos.
Se essa implementação for feita de forma assertiva, sua organização certamente irá contar com dados confiáveis e seguros. Esses contribuirão para decisões que levarão a empresa ao sucesso.
Gostou do nosso artigo sobre Business Intelligence? Para que a estratégia se torne ainda mais efetiva, é necessário que haja uma boa gestão de dados. Descubra como funciona e o que é fundamental.