Como Criar Um Blog e Qual a Importância Para Sua Empresa?
O blog é uma poderosa ferramenta para alcançar potenciais clientes e trazer autoridade para a marca. Mas, você sabe como criar um blog e fazer com que ele gere resultados positivos?
Nesse texto vamos tirar as principais dúvidas sobre a criação de um blog, as vantagens ele pode trazer para sua empresa e o passo a passo para conquistar resultados de sucesso.
O que é e como criar um blog empresarial?
O blog empresarial ou corporativo é, geralmente, uma página dentro do site da empresa que permite atualização rápida e, relativamente, simples de artigos, notícias ou outras publicações. Os conteúdos do blog são organizados, em geral, de forma cronológica inversa, ou seja, os últimos textos inseridos são os primeiros a serem visualizados.
A adoção do blog está geralmente alinhada à uma estratégia de comunicação com o objetivo de melhorar o posicionamento da empresa nos buscadores como o Google, gerar leads, aumentar a autoridade da marca e disseminar conhecimento, entre outros.
Qual a importância de ter um blog para sua empresa?
O blog é uma ferramenta muito importante para as empresas que desejam alcançar os potenciais clientes a partir da maior vitrine virtual do mundo: o Google!
Diante disso, vamos falar sobre alguns dados que mostram o porquê a sua organização precisa criar um blog. Confira:
Segundo a Global Web Index – Marketing Snapshot Brasil 2022, 57% dos entrevistados usam os buscadores para pesquisar mais sobre uma marca;
Conforme apontam dados da Hubspot, 90% dos usuários não decidem sobre uma marca antes de fazer uma pesquisa;
De acordo com a Global Web Index, de abril de 2022, 73,2% dos entrevistados consideram o blog como um dos canais mais influentes na decisão de compra B2B;
Dados da Hubspot revelaram que 54% dos consumidores desejam ver mais conteúdos de uma marca ou empresa que apreciam;
Pesquisa divulgada pela Hubspot revelou que 80% dos usuários focam apenas nos resultados orgânicos das buscas.
Vantagens de ter um blog para sua empresa
Pelo que mostramos até aqui, é possível que a importância que você dá aos blogs já tenha aumentado. Porém, eles oferecem inúmeros benefícios, dos quais sua empresa muito provavelmente não vai querer se privar. Confira alguns deles:
Trazer autoridade e gerar vendas
De acordo com dados da Hubspot, profissionais de marketing B2B que usam blog em suas estratégias tem, em média, 67% mais leads. Além disso, sites corporativos com blogs têm 434% mais páginas indexadas nos mecanismos de busca.
Disseminar conhecimento é uma ótima estratégia para trazer autoridade para sua marca no mercado em que ela atua. Isso porque os conteúdos contribuem para mostrar que sua marca tem domínios relacionados a sua área de atuação.
Muitas vezes, o usuário não está procurando uma solução imediata, como um produto ou serviço, ele está somente pesquisando a respeito de algo que possa ajudar com uma dúvida, e através do conteúdo de orientação é possível mostrar como sua empresa pode ajudá-lo.
Quando, durante esse processo, ele se depara com os conteúdos instrutivos da sua empresa, que tiram dúvidas e resolvem problemas o consumidor assimila que sua marca tem conhecimento no tema, e confere autoridade para sua empresa.
Ainda que ele não faça a compra no primeiro contato, ele continuará caminhando pelo funil de vendas e vai considerar a sua empresa no momento da decisão. Afinal, é muito melhor comprar de uma marca que você já conhece.
Ajuda sua empresa a ser encontrada no Google
Segundo dados do Google, 75% das pessoas não passam da primeira página ao fazer uma pesquisa no buscador.
De acordo com dados do Google, compradores B2B navegam, em média, por 12 sites antes de definirem o fornecedor ideal e fechar a compra.
Se um terço das pessoas não passam da primeira página do Google, isso significa que se sua empresa quer ser encontrada por potenciais clientes, ela precisa estar lá. O blog é uma ferramenta que contribui para isso.
Isso porque a estratégia de marketing de conteúdo, aliada as técnicas de SEO podem colocar o seu site nas melhores posições de forma orgânica, ou seja, sem investimento em anúncios.
Permite a interação com os usuários
Atualmente, as pessoas prezam pelo bom relacionamento com as marcas com as quais se identificam. Por meio da plataforma, é possível que os usuários interajam nos posts, fazendo comentários e tirando dúvidas.
Dessa forma, sua empresa ganhará cada vez mais credibilidade, além de gerar um relacionamento de com os potenciais clientes.
Resultados duradouros
Ao contrário de anúncios em jornais e até mesmo no Google e redes sociais, em quem a exibição está diretamente relacionada ao investimento, os resultados de um blog tendem a ter maior perenidade quando o conteúdo qualificado e bem construído.
Isso porque, por mais que sua empresa deixe de abastecê-lo por um tempo, os links de indicação e a autoridade da página permanecem por maior período nos buscadores, e assim o site de continua recebendo tráfego.
Passo a passo de como criar um blog
Empresas que pretendem se destacar no mercado atual, precisam ter presença online, pois é nesse ambiente que, na maior parte do tempo, as pessoas se relacionam, trabalham, compram, vendem e fazem suas pesquisas.
Portanto, investir na estratégia é fundamental para quem pretende ter sucesso no ambiente digital.
Veja agora o passo a passo de como criar um blog na prática:
Escolha o domínio
Se sua empresa ainda não tem um site, (aconselhamos que tenha!) é necessário escolher um domínio, o qual se define por uma sequência de caracteres que identifica um site específico.
No caso do seu negócio já possuir um site, você pode adicionar uma página para constar dentro dele. Por exemplo, seu site é www.minhaempresa.com e o endereço para o blog será www.minhaempresa.com/blog.
Escolha a plataforma
Há muitas plataformas disponíveis para a criação de blogs, porém a mais utilizada por empresas é o WordPress.
Portanto, vale a pena dar uma atenção a ele no momento de escolher o CMS, ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo, mais apropriado para sua empresa.
Outros sistemas populares são o Wix, o Blogger, o Square Space e o Joomla.
Verifique as opções de hospedagem
Como um blog nada mais é do que um conjunto de páginas da internet, é preciso que haja um local onde colocá-las. O ato de armazenar essas páginas se chama hospedagem.
Elas podem ser gratuitas ou pagas, porém as primeiras precisam ser bem analisadas, pois oferecem uma série de limitações. Convém analisar as opções e o que cada uma delas oferece e, depois disso, optar pelo melhor custo-benefício.
Escolha o design do blog
Depois de definir a plataforma e a hospedagem do seu blog, é hora de colocá-lo no ar. E a primeira ação a ser tomada é escolher o layout.
Esse passo é muito importante, pois o design é o cartão de visitas de uma página. Ele será o responsável por despertar o primeiro interesse no usuário, portanto deve ser escolhido com cuidado e profissionalismo. É possível investir em temas prontos ou layouts próprios.
🎯 E uma dica, para contribuir com um bom design, é atentar à escaneabilidade dos conteúdos, ou seja, a forma em que eles estarão dispostos para a leitura.
Adicione plugins
Os plugins, ou extensões, são responsáveis por trazer as funcionalidades a um blog. Não existe uma lista pronta com quais deles são mais importantes, pois isso depende do objetivo de cada negócio.
Por isso, ao criar o blog, procure pesquisar os plugins disponíveis e vá inserindo aqueles que acha mais interessante. Faça testes e vá adaptando conforme a necessidade.
Crie ótimos conteúdos
Esse é o coração de um blog eficiente! Os conteúdos são parte vital do sucesso de uma página que pretende se destacar na internet.
Isso porque o consumidor está mais exigente, pois tem acesso às informações que precisa em inúmeros canais, e assim espera encontrar conteúdos relevantes e que prendam sua atenção.
Nesse momento é essencial investir em uma estratégia de marketing de conteúdo. Por meio dela, são desenvolvidos conteúdos direcionados ao público-alvo de cada negócio, com o objetivo de atrair, encantar e conquistar clientes. Tudo isso pensado na etapa do processo de compra cada um deles se encontra.
Quer conhecer casos de como o blog pode contribuir para melhorar a visibilidade, autoridade e resultados da sua empresa?
Entre em contato conosco (11) 3872-0886.
Agora, mais importante do que saber como criar um blog, é estabelecer uma estratégia de conteúdo consistente. Clique aqui e entenda tudo sobre o assunto.
Publicado em 17 de setembro de 2021 por Redação Comunicarte.
Atualizado em 13 de maio de 2022 por Larissa Camillo.
Sensacional , realmente um blog ou site para negócios pode ajudar muitas empresas a se posicionarem melhor no mercado.
Adorei o artigo e a riqueza de detalhes que você trouxe aqui, obrigada por compartilhar.
Abraços